- Trindade ® nasce o verbo + nascimento do verbo na alma, isto está atrás da visão de Mestre Eckhart.
Deus é um ser, plenitude de todos os seres, é impossível existir um ser fora dele.
Ele tem uma característica própria, a doação, se doa e cria, por isso tudo é filiação dele. Nascimento do verbo na alma. Assim todas as criaturas se tornam filiação divina, e todo o resto deve ser construído em cima deste princípio.
Mestre Eckhart parte sempre desse princípio, a filiação divina. Fazer aparecer o que Deus fez conosco, filhos de Deus. É relação de cunho íntimo: pai e filho, filiação divina. O amor de Deus transvasa: criado o verbo na alma como continuação da Encarnação, isso é o a priori de nossa vida, isso nos é dado de antemão.
O medieval aproxima Deus do homem. Deus Encarnado. Não é panteísmo (amebação). Temos que ter modo de ser assim. Não é criatura fundida, é filiação.
Deus não depende de nossa moral e costumes. Não desconfie de Deus! Ele quer se unir a você.
A vida humana sempre existe a partir de um a priori, um Deus que nos amou primeiro, nos amou infinitamente, aqui dentro dessa realidade, acorde! Nós temos um a priori. Segue para fora o que já lhe é dado. A pessoa se converte quando percebe que existe um a priori. De amada, torna-se amante.
Não coloque o a priori no sujeito eu, que a psicologia ou outra ciência qualquer coloca, pois, por melhor que seja, sempre é conhecimento humano.
A 1ª frase do nº 14: O verdadeiro e perfeito amor, devemos conhecê-lo nisso, na verdadeira confiança e esperança.
Conhecer significa: fique de olho, em cima para ver; estude, coloque volume de trabalho em cima.
Confiança e esperança é empenho de conhecer o amor de Deus. Conhecer significa saber do que se trata. Ver realmente.
Tese: Conhecer o verdadeiro e perfeito amor e confia e espera em Deus.
Estude, se empenhe para ter posse do verdadeiro e perfeito amor; pois não há nada, no qual a gente pode melhor conhecer, do que o verdadeiro e perfeito amor que confia e espera.
O verdadeiro e perfeito amor a gente deve conhecer nisto, se a gente tem grande esperança e confiança (Zuversicht) em Deus; pois não há nada, no qual a gente pode conhecer melhor, se a gente tem o amor, do que o confiar (Vertrauen).
Confiança na competência da pessoa. Entregar toda a sorte na mão do outro. Entrega, não duvida, se lança, tem certeza, o Pai é grande.
Aqui tem algo importante no caminho espiritual, conhecer o Pai. Isso, cada um de nós como cristãos, já o recebeu, é fé. Fé é certeza, é conhecimento de Deus, é conhecimento que Deus implanta em nós. Use a inteligência e vontade, e traga isso à tona, está dentro de você. É só assim que nós temos convicção.
Do Mestre Eckhart, nós podemos aprender como cultivar a espiritualidade, ter clarividência.
Conhecer não é algo irracional. Coloque confiança, esperança. As dúvidas que vem não são do conhecimento, mas dos sentimentos. Confie, espere, pois nisso foi-nos revelado. É conhecer o nosso Deus comunicado a nós. Esse conhecimento traz grande afeição dentro, é herança dos filhos de Deus.
Temos um a priori, base, onde e a partir de onde devemos construir, então engata bem. Se você construir sobre o eu, não engata nunca bem.
Se alguém ama de todo o coração, cria confiança. Amar, confiar, esperar é a mesma coisa. Confiar faz conhecer o amor.
O que ousa esperar em Deus, isso você encontra em Deus e muito mais, experimente então encontrarás. Você já sabe disto, isto é fé.
Fé não é conhecimento que eu tenho de Deus. Mas fé católica é conhecimento de Deus, que Ele me deu, revelou, é dom.
Isso é a revelação que Jesus Cristo trouxe para nós. A questão não é: ter ou não ter fé, mas acolher, aceitar o dom que nos é dado. Você já recebeu, confie, estude, trabalhe isto.
Ex.: Tenho medo que eu não seja, esteja perdoado, porque escondi 1000 coisas; ponha em dia e confie!
Confie buscando no conhecimento que Ele revelou, pegue o a priori: você é filha de Deus, Ele te dá mil vezes mais do que você pede. Aceite e acolha que há esse a priori, que te é dado.
Você nunca consegue amar e confiar demais, Ele é tão grande, generoso, Ele veio a nós, Ele ama e confia em você. Não fique com um pé atrás, pense assim que por dentro respira mais.
Fomentar, ter um coração mais quente, mais alegre, mais cordial. Então o medo some, desaparece. Grandes coisas Deus espera em nós.
Para nós, grande, grandioso é gigante. Para o medieval, grande é o adequado à verdade, tudo o que é bem adequado com a verdade, com a coisa ela mesma. Ex.: A criança faz bem e concentrada quando brinca, isso é grande, é concentrado. O Magnificat de N. Senhora é o grande, é o grande, é o bem adequado, o bem feito.
Conhecer bem, ter clarividência em tudo, adequado com a verdade. O amor possui um verdadeiro saber, clarividência. Somos tenros por medo. Não crie fantasmas, coloque a cabeça em Ordem. Faça a terapia no espiritual. Retome a compreensão na fé. Fé não é crença (ideologia); as ciências têm isso. Fé é revelação de Deus. É conhecimento que Deus implantou em nós.
Espiritualidade significa conhecimento verdadeiro, e segurança livre de dúvidas. Não fique preso na antropologia moderna, que o que importa é ter consciência.
É de grande importância ter doutrina cristã na cabeça, isso é muito importante. Dê importância ao conteúdo, guarde intato o vigor da revelação, para trazer à tona a profundidade que está ali, e não colocar em cima teorias modernas para usar para seus interesses, em função de…
O arcano do místico de Cristo é grande. Sair do nível dos humanismos e acolher a revelação de Jesus Cristo, o que a Igreja ensina. Vigor e conhecimento do povo de Deus, a revelação,
Note bem: é importante onde você constrói, com clarividência, instinto religioso. Esse saber é a ciência chamada espiritualidade.