Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XXVII – O Zelo – O homem voltado para Deus

02/03/2021

 

“O zelo da minha casa me consome.” Engajamento livre, fascinado pela grandeza de uma busca, a pessoa de Jesus Cristo.

Introdução (A reflexão do título). Para a vida espiritual, o zelo é importante. Zelo é empenho. O empenho pode ser voluntário ou empenho diligente com discernimento.

Na caminhada espiritual, isto é, trata-se de um grande trabalho. Tudo o que é grande não se realiza sem empenho e trabalho.

Na vida espiritual o empenho é todo próprio. Como? Supõe zelo e diligência, isto significa, uma das modalidades é o zelo voluntarioso, mas com esse modo não se cresce espiritualmente. O zelo voluntarioso faz, mas não estuda como faz, para em fazendo, crescer! O zelo diligente tem modo próprio.

No zelo deve entrar muito discernimento. Os fariseus eram zelosos, mas tinham dificuldades de captar o essencial.

Tem pessoas que fazem as coisas com mil e um detalhes, mas não captam o essencial, falta-lhes o discernimento para pegar o essencial.

Para o progresso na vida espiritual, se faz necessário ter zelo diligente com discernimento.

1ª frase: Se alguém deseja receber o corpo do Senhor…

Receber o corpo do Senhor dá grande graça. A Eucaristia como centro da Vida Religiosa.

O vigor da vida religiosa, da vida espiritual, é próprio. A captação, a intuição de Jesus Cristo, o encontro com Ele é essencial. Não podemos ficar superficiais e perder o sentido, o significado religioso, a fé.

É importante recuperar o sentido originário, novo que vai para a raiz das coisas.

Mestre Eckhart liga eucaristia com confissão, consciência da culpa e capacidade de pedir perdão, como essencial para receber a comunhão, e intuir o que é graça.

É de grande importância descobrir-se pecador, miséria, e reconhecer os benefícios de Deus.

Hoje em dia, nossa consciência de pecado virou só moral, moralizante. A doutrina originária do pecado não é moral, fala de uma compreensão mais profunda da graça. Coloca a confissão como coisa preciosa, pensa em graça, temos que ter a graça de pedir perdão. Deus resiste aos soberbos, quem não tem espírito de arrependimento não percebe Deus.

Arrependimento significa estar continuamente diante de Deus, se reconhecendo pecador. Buscar a virtude da humildade, aquele que recebe misericórdia. Como é? Os fariseus eram zelosos, sim, só que não entendiam a graça de Deus. É preciso pedir muito, muito o perdão. Tenho a graça de pedir perdão. Ter consciência que sem Deus nada podemos fazer, isso é positivo.

Preste atenção, na missa continuamente estamos pedindo perdão, é porque essa atitude de pedir perdão está intimamente ligada, à gratidão de receber o perdão. Deus é o todo bem.

Confesse 1º a Deus, não para fugir da confissão sacramental, mas faça de tudo para estar sempre buscando a graça.

Qual a ligação entre consciência de pecado e a disposição de receber a comunhão? Não tenho pecado, tenho direito de comungar, é isso? Não! Deus é todo o bem! Graça! E eu? Necessito de graça.

(No livro “Nuvens do desconhecido”, tem método de como entrar na vida mística, vida contemplativa. Este livro tem em português).

Nós queremos ter experiência de Deus. Deus está grudado em nós. Ele não se afasta de nós. Se fecho a porta, Ele fica do lado de fora batendo, se abro Ele entra. Pessoa arrependida tem mais facilidade de se abrir, do que quem nunca teve pecado.

Na parábola do Pai misericordioso, aquele que ficou em casa, o mais velho, era o problemático. Aquele que pecou, arrependido, cheio de gratidão, sabia que o Pai é AMOR. Enquanto que o filho, chamado bom, não descobria isso. O filho mais velho tinha dificuldade de se reconhecer pecador. É o que ensina a parábola.

Você só se descobre pecador, quando é atingido pelo grande amor de Deus, então brota gratidão, você se percebe devedor. Um pecador assim não consegue julgar o outro, é humilde. Só se captar bem isso, a pessoa entra na lógica do amor do Senhor, não pensa em si. É grata, percebe que Deus é bom. É o bem, o sumo bem. Maria Madalena chora de amor ao Senhor, São Francisco chora e exclama o Amor não é Amado. Eles pensam NELE.

Sentir-se pecador causa dor, e aumenta a gratidão e a doação.

Quem busca só ser santo, perfeito, tem coração duro e não percebe essa dimensão. Se a pessoa encontra Jesus, ela muda, é a postura do amor, da gratidão, gosta de confessar, é postura do pecador.

O zelo espiritual é esse ponto subtil, sentir-se pecador. É pessoa cheia de delicadeza do amor para com Deus.

Você entende a delicadeza e ternura de Deus? Desperte continuamente dentro de você a delicadeza de um coração arrependido, de gratidão, por Deus ter sido tão bom, e eu não ter visto isto.

Ser moralmente limpo, preocupado consigo mesmo, e não estar preocupado com Jesus Cristo, essa pessoa não pensa no encontro com Ele, então o seu amor não serve para nada e até prejudica.

Jesus Cristo tentou de tudo para nos ensinar essa medida do amor do encontro, que vai para além do zelo dos fariseus, é a nova medida, a subtil delicadeza do amor.

O empenho cristão deve nascer a partir do considerar-se indigno pecador, e tudo o que faço é expressão de gratidão pelo grande amor misericordioso do nosso Deus.

2ª Frase-Parágrafo: Cumpre-nos aprender a estar livres no meio de ocupações. No entanto…

Como estar livres em meio às ocupações? Fazendo o que faz pra valer, concentrado e só faz isso, não está com o coração dividido. Fazer de todo o coração, de tal maneira que não tenha segundas intenções; então todas as coisas são interiores e exteriores.

Ser livre significa ser todo no que faz, de todo o coração. Então a pessoa tem nele unidade total. Centrar-se numa coisa só.

Zelo é paixão. Paixão é uma característica do zelo, são pessoas que tem tesouro.

Qual é o teu tesouro? És apaixonado pelo Senhor? Então, estamos em unidade. Tenho um tesouro, seja qual for, porque se você vira, apaixona pelo Senhor, tem tudo.

Onde está o teu tesouro? Lá está o teu coração.

Abra-se ao arrependimento, amor, gratidão como o filho pródigo, reconheça-se pecador, e abra-se ao amor, à paixão pelo Senhor. Apegue-se a N.S. Jesus Cristo. Esse modo de empenho é zelo. Onde for, o que fizer, pense sempre em N.S. Jesus Cristo.

Tente afeiçoar-se a N.S. Jesus Cristo e aqui forja, constrói o teu tesouro. Jesus Cristo quer entrar em teu coração, afeiçoa-te, ama-o. Não seja ingrato, desperte. Você tem chance de começar vida nova. Coloque exame em cima do modo que você tem, pare e busque o tesouro. É fenômeno de amor, não use estratégias mas ame.

O convertido exercita-se, está virado para… mantenha-se pertencente ao tesouro, ao Senhor. Habituar-se a morar em Deus, habituar nossa atitude, estar virado para Deus.

Mantenha o teu interior atento para Deus, de corpo e alma virado para Ele. Fixe o olhar NELE e vire para o Senhor. Não quero outra coisa senão o Senhor.

Ex.: Os artistas têm esse modo de ser, se revestem do personagem que representam e o fazem com entusiasmo, sabem abaixar o espírito neles, se convertem no personagem.

Cultive:

  1. Profundo sentimento de gratidão, és pecador, não mereces o amor do Senhor, mas receba-o com gratidão.
  2. Sejas inteiramente virado para o Senhor.

Isso é tesouro, consiga ou não, faça de tudo para… Eu quero conseguir. Se põe condições, não quer, é porque não quer. Você vai por Jesus Cristo, ou pelo céu? O irmão mais velho estava com o Pai e não estava virado para Ele, não descobriu que o Pai o amava.

frase: Que o homem tenha sua razão habituada e cultivada na familiaridade com Deus… (exterior e interior)

Para quem tem tesouro, paixão, sempre está inteiramente virado para Deus e todas as coisas são manifestação dessa paixão.

Falar em interior e exterior é método ruim, agora se você descobrir tesouro, teu coração estará sempre lá, e em todas as coisas estou no interior. É necessário ter claro o tesouro.

Recoloque de novo a questão: Onde está o teu tesouro, lá estará o teu coração.

O que importa sobretudo é o seguinte: que o homem tenha a razão habituada e cultivada na familiaridade com Deus.

4ª frase: Cumpre ao homem cuidar de habituar-se à familiaridade com Deus firme e retamente.

O que importa sobretudo é o seguinte: que o homem tenha a razão habituada e cultivada na familiaridade com Deus.

Mestre Eckhart está dizendo que o homem se acostume a exercitar sua razão retamente e totalmente para Deus (firme), porque para a razão nada é tão próximo como Deus.

A razão sempre está voltada para Deus, a não ser que eu a tenha desviado e pervertido. Mestre Eckhart fala da necessidade de exercitar a razão para que a razão seja como Deus a fez. O que está mais perto da razão é Deus. Razão é a capacidade de compreender.

Examine bem para ver de que se trata? Se não sabe, é porque a razão não está bem colocada. A razão, o compreender, a capacidade de captar o verdadeiro.

Ter concepção verdadeira da razão, ter capacidade de captar o verdadeiro, a coisa como é, a capacidade de ser atingido, a disposição aberta para acolher a coisa como é, a razão e sua função.

A criança começa perceber primeiro as cores, depois desperta para um outro estágio a capacidade de receber, isto é a atitude para captar, quando capta dá um sorriso.

Se a pessoa for aberta para a coisa se lança nela, essa abertura se chama razão.

Nossa alma é totalmente capacitada para captar, receber, é limpo, não é ideologizado = razão, mente. É essa postura, modo de ser acima citado. A razão assim, a 1ª coisa que capta é Deus.

A criança é límpida na recepção (Ex.: 1ª Eucaristia – lindo!) Zelar para que nossa razão não fique distorcida, pervertida.

A Palavra de Deus tem sua verdade, abra-te retamente para colhê-la, assim todos são ensinados por Deus.

As coisas de Deus são visíveis, captáveis, só temos que vigiar para que nossa razão esteja bem colocada.

Nossa dificuldade na vida espiritual: Nós não discernimos bem. Procure adquirir olho do espírito para perceber do que se trata.

Ex.: Razão pervertida: então tudo é matéria, não capta mais a dimensão religiosa.

Muitos dizem: eu não entendo o que você entende!

Como você vive isso? O que você crê? Ex.: Eu creio em Jesus Cristo, nele encontro forças, por Ele assumo e transformo minha vida, minha vida tem sentido, dou a vida por aquilo que creio.

Nesse campo, alguém pode dizer: não entendo isso, isso não entra  no meu sistema de viver! E daí? É sério!

Razão em sintonia com o espírito do Senhor, ter razão pura e límpida para a captação, compreensão, abertura, acolhimento do Espírito Santo.

A razão distingue quando tem dupla intenção, se não capta, é que a razão está pervertida. Pegue a razão da delicadeza, de deixar o melhor para o outro. Se tem duas intenções, a pessoa não cresce na vida espiritual, a pessoa não é nítida.

No poder legislativo brasileiro, observamos a razão pervertida, agora o espírito em nós não é a razão pervertida.

A razão é a luz da consciência, tem que ser educada. A oração ilumina a razão (a alma), ilumina nosso viver, nossos ações. Tenha sempre cuidado com a sua razão, trabalhe, cuide, ilumine, senão você fica pervertido.

Ex.: Não é que a moral é ruim, hoje em dia, mas é a razão, a mente e consciência que estão pervertidas. O problema da moral, ética, hoje, é o problema da razão. A razão é grande dom que Deus nos deu. Razão é luz do coração. Capte bem, direto, tenha clareza no captar. Consciência reta e firme.

Ex.: As 5 virgens prudentes e as 5 tolas.

Abrir-se para essa dimensão de luz, discernimento, compreensão reta, para o limpo, o grande, o bom.

N.B. Ler não é explicar, é pensar. Debater com (eles) aquilo que dizem. É preciso conquistar a significação das palavras.

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download