Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XXVI – Que o corpo do Senhor seja recebido freqüentemente…

02/03/2021

 

(continuação)

A 1ª frase de todos os capítulos é muito importante.

Preste atenção como está colocada a tua vontade e a tua concepção.

Tu não deves fazer percutir alto o que tu sentes; mas ter por grande o que tu amas e almejas.

O nº 20 fala da atitude e modo de ser quando recebe a eucaristia. Está falando de um princípio da Igreja (doutrina). Não construa sobre o que sentes, mas em cima da razão, inteligência e vontade, promete assim um objetivo geral.

Na comunhão não preste atenção à intimidade que sentes, não construa sobre o que não leva longe.

Tenha por grande o que amas e anelas, isso é fundamental. Construa a tua vida sobre o fundamental, o básico, de maneira que nossa alma sinta que vale a pena buscar. Para isso os sentimentos não ajudam, mas fique em cima da concepção de Deus que você tem e da vontade.

A fé está baseada nestas duas coisas: inteligência e vontade, senão você constrói em cima de areia.

Hoje em dia se constrói muito sobre os sentimentos e não sobre a razão e vontade. Construa sobre coisas grandes e não sobre gostos e pontos subjetivos.

Se constrói sobre sentimentos, não dá pessoas que levam a Congregação para frente com ideal. Dá pessoas piedosas, confrarias de… Há movimentos que buscam muito o sentimental, o emocional como apostolado do Sagrado Coração, vicentinos, cruzada e outros.

Este modo de ser para pessoas que querem mesmo não dá fascínio, pois tem que ser algo grande e pra valer mesmo.

Eucaristia não é devoção piedosa para satisfação de si, intimista que não leva a nada. A potencialidade humana convoca a coisas grandes, a se expandir, a se abrir.

Tem características grandes de intimidade, os sentimentos têm que seguir o grande.

Construa o amar sobre o compreender e querer. É pessoal, mas não individual, particular. Aberto ao grande amor. O grande amor dá a vida pelos outros. Supõe compreender a verdade da revelação. Examine bem tua postura, analise isso. Qual é a minha postura de vida?

Quem constrói sobre sentimentos vive do momento, mas o momento não é base da verdade, são momentos periféricos. O programa de vida não pode construir sobre sentimentos.

5ª Objeção: “Ah! Senhor, quanto gostaria eu bendizer-te e louvar-te, mas não posso!”

Quando comungo sinto pouco.

Crer firmemente, fé total. Estude, não fique em concepção vaga de fé. Quer? Então precisa conhecer, compreender isso é importante.

Religião não é para otários, temos que saber de que se trata. Fé total, não é só parcial. Vou comungar porque creio. O que creio? É presença real de Jesus Cristo e não só simbólico. Ter clareza da revelação. Não tenha concepções vagas. Fé não é opinião vaga, autossugestão, sentir, emoção. Pode não sentir, mas crê! Forja a pessoa real. Fé supõe muito trabalho de objetividade e estudo (não persevera sobre olho, barba, cor e aparência de Jesus, mas sobre fé reta.

Fé reta é elemento importante da espiritualidade. Fé reta, isto é, que está de pé.

Fé e decisão que vem de uma proposta é revelação. Construa sobre a convocação da revelação. Ex.: Uma revelação é que Deus nos amou 1º. Ele é um apaixonado por cada um de nós. Procure entender e refletir sobre isso. Se você entende, você entra e aos poucos os sentimentos vão juntos.

Um véu está sobre nosso coração, é somente pela conversão a Jesus Cristo N. Senhor, que o véu cai. 2Cor 3,15s.

Procure entender de que se trata, então você terá fé reta. Atrás existe uma revelação: o Evangelho.

Frase 6: Como pode dar-se isso? Pois não sinto nada!

O sentir não afeta o querer e compreender. Temos faculdades que nos levam a tomar atitudes boas.

Comungar para se educar totalmente  para Deus, essa é uma postura boa. É uma força elementar básica. Compreender e querer são uma força elementar básica.

Construa sobre o compreender e querer, então N. Senhor J. Cristo vem. Já pensar quanta emoção e compreensão abençoada dá?

A nossa razão nos convoca, não posso seguir o instinto, tenho faculdade superior que manda discernir, querer e optar.

Sempre que tenho de tomar decisão, preciso trabalhar a compreensão, não vá como zonzo.

Se construir sobre os sentimentos, vive o que está na frente, como animal.

Por que não devemos tomar decisão quando estamos em crise? Porque os sentimentos estão envolvidos e não vemos claro, não siga os sentimentos, siga a vontade.

Anjos, coros de anjos, o que é? São diferentes níveis do ser humano, até se tornar perfeito, até o grau mais alto. Serafim (S. Francisco) mais perfeito, obra perfeita de Deus, mais perto de Deus.

Você quer ser como S. Francisco, Santa Clara, próximo de Deus? Claro! Quem recebe N. Senhor Jesus Cristo está próximo de Deus; quanto mais comunga, mais próximo de Deus, você se torna Jesus Cristo. Com tanto que comunga na concepção que Ele tem, no espírito, na sua concepção. Jesus Cristo assumiu toda a minha natureza e me convida a assumir a dele. Encoste nele, então você é mais perfeito. Construa a espiritualidade em cima dessa concepção. Jesus Cristo é o nosso mediador, morreu em nosso lugar, carregou nosso pecado.

O pai enxerga Jesus Cristo em mim. Viver na eternidade é estar unido a Jesus Cristo, o que vale é ele.

Comunhão espiritual – comunhão com desejo. Os santos cultivam o desejo. Os santos fazem o que podem e o que não podem o fazem em desejo. Batismo de desejo, martírio de desejo. É cultivo da afeição, do amor.

Deus dá de graça para quem o deseja, o quer! Ele está louco para dar, agora se a pessoa não tem grande desejo, não quer, não recebe.

Deus é o mais desejoso para dar a graça. Se você abre a porta Ele entra. Ter grande desejo é importantíssimo. Se não tem isso, pode nadar na graça e Ele não entra.

Se a pessoa quer, já é meio caminho andado. Ter interesse, desejo e considerar grande o que busco.

Se você quer mesmo, descobre o que fazer. Peça muitas vezes a Deus que aumente o interesse em você. Tem que querer aprender, aqui você tem o segredo da aprendizagem.

Existe um Deus que escuta tudo o que você pede! Faça ao menos o mínimo, isto é peça.

Ser humano tem que querer, tem que assumir buscar, isso é natural do humano; senão, sempre está insatisfeito.

Estar em contato com Jesus Cristo que buscou, assumiu; o paraíso é estar junto com Jesus, ele é o paraíso. Se é assim, vamos comungar. Ele é grande, vamos lá, Ele está doido que eu chegue. Ter atitude de ir a Ele.

Cada vez que comunga, estará cada vez mais perto de Jesus. Quem dá a medida é Jesus Cristo, então encoste nele. Se souber o valor, é ouro. Jesus Cristo é ouro. Desperte, busque-o corra, por que estás aí parado?

Se você conhecesse uma cerveja que prolonga a vida, você tomaria? Até 2!

Jesus assume nossa sorte, que se doa como comida, quer se doar inteiramente.

Santoo que é santo? Sancionado, aprovado, selo de garantia, isso é garantido. Vida santa é vida garantida por Deus. Deus é o que diz que estou aprovado ou não. O próprio Deus é que diz: esse é meu filho. Não tem ninguém mais sancionado do que Deus, por isso dizemos: santo, santo, santo! Deus sanciona as pessoas que se abrem à revelação.

O que minha consciência sanciona não é garantia que Deus sancione. Ninguém é juiz em sua própria causa. Devemos deixar-nos sancionar por Deus. Na confissão nos colocamos na sanção de Deus. Ele perdoa e nós estamos perdoados.

(O exorcista arrisca a vida, o demônio diz todo o pecado dele diante de todo mundo! O jeito de vencer é se humilhar, e dizer sou assim mesmo, já confessei a Deus e Deus me sancionou: perdoou. Confessou, Deus sancionou e está perdoado.

A vida é uma enorme aventura de história de amor com Deus. Com grande desejo de ser grande como o Senhor.

Posso aparecer diante do Senhor, estou sancionado. Isso significa que Jesus Cristo, em todas as suas manifestações é importante para mim. Ele é o centro de tudo em nossa vida.

Comungar o Senhor de todo o coração, Ele vem a mim, é contato com Ele. É Jesus Cristo comigo, Ele me faz progredir espiritualmente. Tem efeito, contêm tudo. Esse é o segredo de crescer na vida espiritual. Então tem sumo! Pegue a grandeza que está ali, vê em cima de todo o coração. É o princípio que aflora de diferentes maneiras.

Querer compreender de que se trata, senão o que está falho é a cabeça da pessoa, não tem olho do espírito, não está acordado. Quando sabe bem, é simples. O simples sabe se arranjar, por que entende do que se trata.

Qual a confiança que você tem em Deus? Quero Deus, ele é importante para mim, vou buscá-lo onde está, onde posso encontrá-lo.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download coolpad firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download

Conteúdo Relacionado