Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

VIII – O despojamento e a posse de Deus

02/03/2021

 

Este nº 6 possui o tema central da obra do M. Eckhart. O texto é difícil, mas tem a intuição principal; o segredo da sua obra.

O despojamento e a posse de Deus.

Ab-geschiedenheit = separado; heit = dade ou ação, é para dizer a essência da coisa; ab é o nosso, em direção – Ab absoluto. Ab-soluto (separado)

A diz como a verdade deve ser compreendida e buscada. Ab-plenamente, bem encaminhada na questão da busca da verdade seriamente. Sentido absoluto, isto é tem sentido de grande verdade e seriedade. Sentido decidido, bem forjado, bem crescido.

Despojamento, característica dos homens. É característica de Deus. Solidão, não é solidão individual. Despojamento também é inacessibilidade, é compreensão de Deus revelada por Jesus Cristo. Inacessível, inacessibilidade, fala da experiência de Deus que o Cristianismo tematiza. É a experiência central do Cristianismo na Idade Média.

A inacessibilidade e posse de Deus. Be-sitzen, estar, sentar.

O título fala da inacessibilidade e assentar-se em Deus.

O 1º parágrafo fala da vida contemplativa, da solidão, que tipo de solidão se busca aqui? Isolamento físico? Fuga? Em todos os lugares podemos buscar a Deus. A solidão também pode ser fuga, ou estar fazendo a vontade própria. Não ter que enfrentar a estranheza da vida? Experimente a alteridade da vida, tem que experimentar, senão fica ensimesmado e não busca algo verdadeiro.

Hoje, isso é buscado como reação ao ativismo. Aqui, em vez de isolamento, vai em meio a massa.

São Francisco buscava outras coisas! E com grande intensidade. Se a vida ativa não for bem pensada, resulta na busca de si, da vontade própria, pode ser um grande autoengano. Busque a Deus em todos os lugares. Isso mostra e caracteriza o estar bem.

O que significa para São Francisco estar bem? Feliz, o que está querendo ser perguntado ali? O que penso? Ex.: Diante do sofrimento, a maioria fica neurótica, outros dão conta de resolver e são felizes; ficam santos.

Como estar bem com a vida? Mesmo com muitos sofrimentos, tem pessoas que estão contentes, guardam um sentido muito grande da vida. É necessário aproveitar a chance para crescer. Não ser covarde diante do sentido da vida. Lute, não abandone, veja como lugar de treino, de aprendizagem.

Pessoas de muita fé, encontram sentido em tudo, existe um sentido que positivamente devemos sustentar, mesmo quando traz sofrimento, este sentido carrega tudo. Saber criativamente crescer com cada situação, não perder a direção.

Estar mal significa não ter sentido, significado, não ter uma busca que norteia, a gente diz está mal, sempre descontente.

Estar bem significa que encontrou o sentido da vida. Lançar essa questão e sustentá-la como a mais importante de minha vida. Senão, fico uma pessoa infeliz, se desligo o sentido da vida por dentro, de repente não tenho mais vitalidade, fico frustrado e cheio de revoltas.

O sentido da vida é um registro que não é simples sentimento, mas o sentido fundamental. A vida tem um sentido bonito, que cresce com muita luta, decisão e trabalho. É um faro essencial e positivo.

Este estar bem não é consequência das circunstâncias e também não é o outro que me faz feliz. Em si as circunstâncias são ambíguas, o que decide é o projeto de vida, o sentido da vida atravessa tudo.

Minha vida tem sentido, passado, presente e futuro, não posso ser covarde, é preciso sustentar e ter decisão de construir sentido. A decisão da alma, esse projeto de vida que dá sentido. Tem um quê de encontro, de compreender a vida como convite, resposta e encontro com o Senhor.

Para construir o sentido da vida precisa muito empenho por parte do homem, pois é encontro pessoal. Se não houver empenho de busca do sentido e do encontro com Deus, nada acontece.

Estar bem depende da gente, do empenho, da decisão e do amor que devemos guardar para Deus; isso faz parte do encontro.

Não existe um homem que está bem coma vida se não está bem com Deus. A busca do sentido de Deus na vida deve estar bem colocada. Busque bem a Deus, empenhe-se bem.

Como você ama o próximo? Só se você busca profundamente a Deus, e nessa busca você encontra a maneira adequada. Amar em profundidade alguém, ter compaixão, isso nós aprendemos da compaixão que Deus tem para com os homens, assim você vai ter compaixão ampla como a de Deus.

Estar com Deus em todos os lugares.

Colocar-se retamente diante de Deus, como fonte primeira e única da vida, não vai ter situação que apague o sentido da vida.

Ter profundo sentido de pertença a Deus, estou pronto, ter retidão para com Deus. Guardar bem o sentido de Deus em nossa vida.

Não busque Deus ao lado das coisas, mas primeiro de tudo, acima de tudo, princípio de tudo, isso faz com que todas as coisas sejam revelação desse sentido de Deus.

A busca de Deus é tão séria que envolve tudo, tudo é envolvido por esse sentido de Deus. Precisa ser decisão total pessoal de busca.

Porque nem uma situação pode ser obstáculo. Tudo revela Deus. Enxergar antes de tudo Deus e todas as coisas revelam Deus. Não é panteísmo, que tudo virou Deus.

O segundo parágrafo nos diz: Busque a Deus como sentido total e mais importante de sua vida. E tudo se torna realização dessa manifestação do Encontro com Deus.

Deus é cada vez um encontro singular com determinada situação. Provocação única de Deus, chamada a responder pronta e amorosamente.

Obra não é qualquer ação. É uma resposta que cresceu, um sentido elaborado, crescido. É manifestação do rosto, da glória, do brilho de Deus. É Deus que faz as obras desses homens. Fruto de uma enorme inspiração que vem sendo guiada pela mão condutora do criador. Manifestação da Glória de Deus. Tem sentido bom, está acolhendo a inspiração. Tem acesso à inspiração, participa do processo Criador que causa toda a obra. Olhe tuas obras e veja se estão engatadas na inspiração; se são significativas.

O sentido do trabalho não é ser mero executor; mas participar da obra criativa de todos os trabalhos dos homens e da busca do sentido que vem de Deus! Todo o trabalho bem colocado é trabalho artístico. Tem que ser bem colocado, articulado, que seja obra de arte. Tem a força do processo inspirador de Deus. Não é pegar a forma e gerar em série.

A inspiração vem de Deus. A experiência de Deus é causadora, iluminadora de todo o trabalho que nos é dado a fazer. Experimentamos isso ou não? E levamos a sério? É trabalho de busca direto, a única coisa que temos é a inspiração que nos é dada em cada situação. É obra, Deus me dá a medida.

Colocar-se retamente na busca do inesperado que vem de Deus, e cada vez buscar essa essência da vida. Buscá-lo com intensidade. Ele é o único. Não colocar Deus ao lado de outras coisas, não seja indiferente.

Mestre Eckhart nos mostra que Deus é único, vale a pena ser buscado, o resto é decorrência. Busque a Deus com grande decisão e intensidade e nada te tira dessa decisão.

Ao fazer muitas coisas, não deixe de fazer a principal. Se fizer com grande intensidade a busca de Deus, então o resto vai dar certo.

Busque a Deus com seriedade e empenho como o mais importante, o único, o resto é decorrência. Assim tenho o sentido inspirador e causador de tudo.

A busca de Deus é um risco onde eu coloco o melhor de mim, o maior empenho, o empenho de todo o meu ser. Isso é decisivo para dar fruto em todas as situações.

Gastar nesta busca o melhor da energia da gente, senão perdemos o principal, guardar a inspiração bem nítida, clara. Usar a melhor energia humana para produzir obras bem assentadas, obras boas.

Contemplação tem que ser em tudo, em todas as coisas e com grande entusiasmo e intensidade. Deve ser única, absoluta no modo de fazer.

Começa explicitar o empenho condutor de nossa vida de explicitação de fé. Não deguste nada a não ser a Deus. Tudo deve vir do gosto da procura de Deus.

Não estrague o teu faro para a busca das coisas mais profundas, Deus.

Tenha gosto de buscar o essencial; e não aconteça que na hora de buscar o essencial você não tem mais fôlego.

Goste do momento produtivo do silêncio, busque com todo o assentamento o sentido do absoluto de Deus; ponha aqui grande empenho.

Estar na prontidão total de pertença a Deus, isso faz crescer para o Senhor. Ser pessoa sóbria e reverente.

Sem a profundidade do sentido da busca de Deus, todas as coisas ficam devendo ao coração humano, tem saudades. Busque a Deus direto, não o faças depender dos homens e das situações. O sentido profundo de ser cristão é o que mais satisfaz ao homem.

A experiência do Tu, não nos é dada, senão na busca: Quem és tu Senhor?

Ter anelo, desejo, saudade grande de Deus, por preço nem um querer perdê-lo, e desejar cada vez mais estar unido a Deus.

Multiplicidade: Renuncie às distrações, é bem dizer: entrar na inspiração unitária, se concentrar, captar bem. É disposição de entrar na experiência de unidade, é buscar a Deus com tamanha intensidade e cada vez mais estar unido a Deus.

Multiplicidade: Renuncie as distrações, é bem dizer: entrar na inspiração unitária, se concentrar, captar bem. É disposição de entrar na experiência de unidade, é buscar a Deus com tamanha intensidade e cada vez bem concreta, total e plena prontidão.

Estar em plena atenção, fluindo no sentido unitário, flui inteiramente. Conquistar essa plena atenção que no trabalho me é dado. Se não estou plenamente ai, já estou fora.

Na oração temos essa dificuldade, não trabalhamos com suficiente coragem. Estou todo aí, ser totalidade aí para o que der e vier.

Cada vez captar o novo da alteridade de Deus. Deus é uno em tudo. Ser plenamente disponível, trabalhar com total intensidade e prontidão. Faz cada obra com a unção de Deus. Com a experiência do transcendente.

Numa semana que buscamos mais intensamente a Deus, ficamos mais resistentes, não deixamos entrar irritação e azedume, esse modo de ser é que é que deve dar o tom ao que faço. Se não cuido, fico irritado, impaciente, e só reajo com meu subjetivismo, meu egoísmo.

A mística nos quer levar ao encontro singular com Deus. O sentido da vida deve ser unidade com o Senhor. Essa unidade não se dá de qualquer jeito, deve estar aí, inteiro naquilo que faço. Mude de registro e entre pra valer. A mística usa isso e eleva, mostra ser Deus a experiência unitária mais absoluta. É um fazer pleno, todo, inteiro e de todo o coração.

Multiplicidade – não deixe entrar a dispersão, a ansiedade, a vã glória. Entrar dentro da dinâmica de unidade, então aparece uma influência que dirige.

Não deixe entrar dispersão, divisão, senão fica aquém da força do divino. Na meditação o homem não pode ficar divagando, lute contra a dispersão, essa luta é treino, é preciso decisão. Vá de corpo e alma na decisão.

A tentação você vence, se você tem prontidão de levantar, largue a indolência. Não olhe demais a tentação, a dificuldade isso atrapalha; levante a prontidão de servir, em pouco tempo você supera a tentação, a dificuldade.

O mais profundo de nós é mais forte do que a multiplicidade, Deus é experiência de unidade, uno. O que é, qual o sentido de unitário?

A unidade do conhecimento é uma experiência importante, mas não é experiência geral, vaga, difusa, confusa. Nem tem métodos diferentes, ela é concreta.

3º Parágrafo – Fala de atitude de afinação de todo o ser, que devo guardar para Deus, usando sentimentos, empenho, inteligência, todo o meu ser. Assim serei mais afinado para o hálito de Deus, o faro de Deus. Se trabalhar bem essa afinação para o Senhor, Ele nos molda em nosso potencial. Trabalhar bem cada situação é tarefa para realizar a unidade. Não é tudo igual. Cada vez tem que ser trabalhado.

Cada vez tenho que ler e ver o que Deus na sua alteridade está me pedindo, exigindo diante do novo, isso é fazer unidade com ele.

Como estar bem em cada situação? Usar seriedade na busca de Deus, amor e confiança, empenho que atravessa todo o meu ser; captar o que Deus me pede.

A existência na fé tem que ter uma seriedade e profundidade que nos faz diferentes daqueles que só se deleitam com o superficial. Isso vem por ter sido tocado por Deus. E quem é tocado por Deus tem anelo, ele nos faz cordiais, e nos torna capazes de entrar na convocação de cada situação. Essa experiência de maior profundidade lhe dá nova inspiração. Tudo tem sentido de absoluto que lhe foi dado num encontro misterioso e cheio de trabalho. Deus é a música de todas as músicas.

Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download
download samsung firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course