De que trata o nº 20? De não ficar olhando para aquilo que sentimos.
Olhar para a vontade e intenção (Gesinnung – sinn) o que quer dizer isto? Nós olhamos para o que sentimos.
A intenção, a motivação. Por que é importante ver a intenção? Por que atrás de nossa intenção está nossa concepção. Que concepção está atrás? Fé, como conteúdo de uma compreensão. Ex. Na Admoestação nº 1, está a concepção de São Francisco a respeito da Eucaristia.
Agora, se a minha concepção da Eucaristia foi apenas símbolo, então não me prostro, não adoro. Digo é real, posso não sentir nada, mas tenho força de ficar horas a fio na sua presença.
Nós em geral nos preocupamos com o que estamos sentindo, que devoção tenho. Agora, Mestre Eckhart diz: o quê crês? E não o que sentes. Amar é o que queremos e buscamos, é compreender e querer.
O conteúdo da fé é mistério ao qual nós nos abrimos com inteligência e vontade. A fé ultrapassa nossa possibilidade. A fé vem da revelação e nós entendemos. Tenho que me confrontar, tirar as dúvidas, pelo que já vim buscando e creio, isso é importante para a minha compreensão e meu querer.
Não deixe entrar o subjetivo em você, dê muita importância ao que entendes e queres. Eu sei que Jesus Cristo está presente e eu vou comungar. A identidade é uma disposição para um tu. Estar disposto para um Tu. Nós pedimos muitas vezes a Deus, fazei que eu sinta a tua presença, sentir não é importante, importante é que Ele esteja presente em mim.
Fazei Senhor, que eu tenha vontade de te receber. Eu te quero Senhor. Eu quero esse modo de ser bem assentado.
Esse movimento, sentir, querer, compreender acontece na vida fraterna, na obediência, na oração. Hoje em dia, há muito vivencialismo, a vivência vem e passa, que com o tempo você só tem lembranças que naquele dia… ficou entusiasmado, feliz,… e se foi. Com música, frases, certos exercícios dá para acionar a vivência até a um ponto alto. Use na vida a inteligência e a vontade para ser bom receptor de Jesus Cristo.
“… que a sua consciência esteja livre de toda a arguição de pecado.”… não ser escrupuloso.
Consciência significa recepção, contrário de inconsciente. Faz percebendo. Vamos nos conscientizar, assumir sabendo do que se trata.
Livre de arguição de pecado, isto é, diante do Senhor, no relacionamento com Ele estou legal. Consciência moral, se refere à culpa e a não culpa, isto é, responsabilidade de culpa ou não culpa.
Ex.: Fulano matou uma pessoa e foi assistir teatro, não tem consciência de ter feito algo ruim, não tem consciência moral.
Hoje em dia o homem está perdendo a consciência de pecado, quer dizer não percebe o mal, a sensibilidade que quase tudo é pecado, dá escrupuloso.
Os místicos que indicam o caminho, dizem: se tiver algum pecado, vá confessar, depois vá em frente, não pense mais. Deus na sua infinita misericórdia perdoou tudo.
Coloque-se diante de Deus legal. Quero ter relacionamento ótimo contigo, Senhor. Da parte da gente ter essa atitude limpa.
Confissão é sacramento da alegria de ter recebido o perdão.
A outra disposição é que o homem tente voltar a sua vontade para Deus. Isto é, vontade conformada, estar na forma do Senhor, não quero o que não for da forma, da medida do Senhor.
Estar virado para o Senhor – convertido, vontade virada, se relaciona com os dois olhos para Ele. É bobeira ficar meio virado, então volte toda para Ele.
Como é virar-se todo para Ele? Mas, não nos sentimos, pois esses sempre estão apegados para cá e para lá. Não ter outra expectativa senão Ele. Ex.: Dizer: quero isso sim Senhor 100%, não tirar 10%, isto é querer tirar o corpo fora. Nós temos medo de virar inteiramente! Virar-se inteiramente, isso é excelente. Se vira, então fica fácil. Ser quer… quero! Mas isso não dura sempre, tem que virar sempre de novo.
Vício – se você vira inteiramente, cura! Seja quente ou frio, morno é perigoso. Ser todo na busca que se embrenhou.
Preste atenção: Volte sempre para o que quer, e tem sentido de lutar, se por acaso você se desviar, volte de novo. Examine bem o que quer e se quer; agora, se quer, tem sentido de lutar.
3ª Disposição ou dica: É desejo do Senhor habitar no homem e com o homem. É o prazer do Senhor morar em nós. Comungue frequentemente, o mais possível. Com reverência e respeito.
Quando é que comungar fica rotina? Quando constrói em cima dos sentidos. Se constrói em cima da vivência enjoa. Por isso não se faz festa todos os dias. Se você constrói em cima da vontade e inteligência, em cima do amar, querer e compreender isso dura e cresce. A vivência é periférica.
Amar tem emoções e sentimentos, mas o medieval pensa na vontade e na inteligência.
Na vida fraterna, se constrói sobre os sentimentos, qualquer pequena coisa atrapalha. Se constrói sobre vontade e compreender, se alguém fica quieto a mesa, os outros conversam não se atrapalham, entendem que o outro ficou quieto.
Se os sentimentos se sobrepõem tudo fica melindroso, posso falar, não posso falar. Fale o que você tem que falar, não construa sobre os sentimentos. Construa sobre a compreensão e não sobre os sentimentos.
Não podemos querer todas as pessoas iguais. Construa sobre o mais importante, a fraternidade. Amar é fazer todo esse movimento. Vira-se inteiramente para Deus.
Note bem: O 1º parágrafo dá os princípios, as disposições, as dicas essenciais. Nos outros parágrafos sempre vem uma objeção do ponto de vista dos sentimentos, e uma resposta do Mestre Eckhart, usando a compreensão e a vontade, e não interpretação a partir dos sentimentos.
1ª Objeção: Ó meu Senhor, eu me encontro tão vazio e frio e inerte, que não me animo a ir ao Senhor!
No sacramento encontrarás a graça. A graça é Jesus Cristo. Na comunhão recebo a graça, Jesus Cristo se dá Ele mesmo todo. O que mais! O que você pede? Coisas! Jesus diz: Eu sou o pão da vida. Você não vai comungar? Não use a Deus para fazer as tuas vontades, abra-te a ele, faça a vontade DELE.
Deus quer nosso amor. Ele só pensa na gente.
Quando Mestre Eckhart fala aqui corpo significa pessoa inteiramente virada para o Senhor (carne e espírito) ou não é virada. Tudo o que fazemos, se somos virados para o Senhor, é interior, é espiritual.
O que é de costas para o Senhor? É ser carnal, confuso espiritualmente. Os grandes mestres espirituais têm as coisas claras (superioridade, soberba etc. essa postura é carnal).
É preciso virar 1º no conhecimento e no querer. Depois tem uma porção de coisas dos sentimentos que não acompanham e com o tempo vira também os sentimentos. Coloque sempre peso no querer e na compreensão, renove a vontade e a intenção.
2ª Objeção. Ah! Meu Deus, eu não constato em mim dessas coisas, mas tão somente minha pobreza.
Já que não tenho vou buscar, já que não tenho dinheiro busco (na resposta, ele sempre usa a inteligência e a vontade), manda construir sobre a vontade e compreensão (inteligência).
Cristo carregou o pecado do mundo, é o cordeiro de Deus que carregou o pecado do mundo, pagou no meu lugar, vai a Jesus Cristo grude nele, receba a ele, esconda-se atrás dele.
3ª Objeção – Pai não olhe para mim, mas olhe para Jesus Cristo que carregou o meu, o nosso pecado. Quando o Pai olha para mim vê Jesus Cristo, é grande mistério. És precioso a meus olhos, vales o preço de um Deus, Jesus Cristo te resgatou com sua vida. Grude em Jesus Cristo, aceite essa salvação.
Nós usamos pouco a revelação que vem a nós. A nossa compreensão de vida cristã é pequenina e psicologizada. Procure aceitar e compreender a revelação.
4ª Objeção. Ah! Senhor, quanto gostaria eu de bendizer-te e louvar-te, mas não posso.
Somos ligados a Jesus Cristo como a criança é ligada a mãe pelo cordão umbilical. Em Cristo somos Nele, somos cristificados.
Unidos a Cristo: em, por, com Cristo posso salvar o mundo, também “Sem mim nada podeis”.
Na Eucaristia vai a Ele, queira união com Ele, vá comungar. Ele se une a você. É realidade que Ele se une a você. Isso é revelação. Aqui Mestre Eckhart revela o segredo o mais profundo do Cristianismo.
Se existisse uma fruta que comendo diviniza as pessoas, você não comeria? Comeria todos os dias? Eucaristia é assim!
N.B. Na próxima reflexão tragam experiências
O que significa fé verdadeira e sincera? Fé que não é constituída em cima de sentimentos. Tem pessoas que acreditam, mas não estudam, não tem convicções.