Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XII – O que faz a essência e o fundamento serem bons

02/03/2021

 

O que é a essência, a natureza, o fundamento? O que é a natureza do homem? Qual a natureza do ser humano?

O que é natureza no sentido usual? É o fisiológico das ciências naturais? Em que sentido o texto fala da natureza? É um sentido diferente? O medieval pergunta a respeito da natureza própria de ser homem; qual é? Qual é a natureza genuína?

Os medievais nos diriam que a natureza principal do homem é de realizar sua vocação espiritual. Essa é a nossa natureza principal.

O homem está doente, vem da natureza como um todo e deve ser curado no todo.

A vocação espiritual é a essência de nossa natureza. É necessário colocar bem a natureza espiritual como tarefa.

Nossa essência é encontro com o inesperado, Deus. Se aqui está forte, tempera tudo o que faz. Isso é a alma, a busca de cada pessoa. Colocar com toda a razão a essência, a busca espiritual como nossa natureza, nossa vocação.

Natureza ou fundamento de ser homem. O homem é bom porque é bom de cabeça, porque vê bem; se a cabeça é confusão, não sai obra boa, porque não vê bem, não acerta no ponto.

Gemüt = sentimento de pertença. Ser pertença total do Senhor; ter esse profundo sentimento. É chave para entender bem a tarefa espiritual do homem.

Cultivar esse sentimento de pertença total a Deus. É toda a pessoa que é pertença a Deus. Desenvolver, trabalhar, alimentar e envolver-se como esse sentimento de pertença a Deus.

Cultivar nossos sentimentos, caso contrário fica grosseiro. Isso é decisivo, não se enganar. Aqui, sentimento significa trabalho de pertença total a Deus.

Rezar fazendo a entrega total a Deus, ao qual somos pertença, obra oferenda.

Oração, ficar atento e trabalhar essa atitude de pertença total a Deus, trabalhar essa atitude.

A quem pertence a minha existência?

Trabalhar bem os sentimentos como trabalhamos a mente, a memória.

1) Meditação:

2) Ler, tomar conhecimento.

3) Abertura e entrega total a nosso Deus, ao qual pertencemos.

4)  Sou pertença incondicional tua Senhor.

Isso deve perpassar toda a minha ação.

Sentimento: como deve ser trabalhado? Só o sentimento, por mais profundo e nobre que seja, só dele não surge nada ou só sentimentalismo. Coloque Deus neste sentimento, que Ele se torne grande para ti.

Ponha anseio, desejo profundo, anelo, diligência, trabalho, empenho, luta pela coisa.

Oração como trabalho que clareia a mente, senão não dá crescimento espiritual.

O que levanta o homem é quando tem empenho decidido. Só trabalhar sem sentimento, dá trabalho espiritual racionalista, sem atingir a todo da existência humana.

A decisão humana tem que trabalhar o sentimento no empenho. Tem que dar caminhada promissora de toda a existência humana. Se trabalha com inteligência e vontade, o sentimento torna-se nítido. Se o registro é nítido, limpo, a pessoa está bem colocada na vida. O seu 6º sentido é mais forte, não erra. O olho mostra a pessoa… olho de peixe morto!

O sentimento de pertença a Deus é a fé. Quem não duvida não é indiferente, pois antes de tudo pertence a Deus, o resto é resto.

Somos pertença a Deus e a ele respondemos filialmente, incondicionalmente, é daqui que vêm sentimentos bons, nobres, bem colocados, ideias claras que nos ajudam a construir nossa existência sadia. Aqui a mente vai se tornando mais clara e os sentimentos mais nítidos, mais claros, mais límpidos.

Será que essa experiência é bem? São Francisco é grande porque compreendeu bem os sentimentos, os trabalhou bem, por isso ele é luminosidade.

O que é importante é ser filho de Deus e seguir bem Jesus Cristo; isso nos faz profundamente humanos.

Temos que dar a vida pela nossa realização, pela essência de nossa vida, então a decisão tem outra qualidade, fazer o que temos que fazer com todo o nosso ser. Ter uma afeição amorosa incondicional para Deus, não impor limites. Não ter medo de ter uma grande paixão.

O principal de nossa existência tem que crescer bem. Fazer de uma a duas horas de meditação por dia. Faça a entrega total, respeitosa, reverente, de pertença a Deus! É oferenda.

Lançar-se na vida com esta total afeição, essa decisão; ninguém pode fazer por nós. Tenho que acordar em mim essa necessidade.

Paixão, sentimento, princípio de nossa vida. E guardando essa paixão, teremos forças para atravessar enormes dificuldades. Temos que ser pessoas profundamente apaixonadas. Só assim a obra se torna bem feita.

Explicitar bem essa pertença a Deus; e fazer o que temos que fazer, e o resto deixamos a Deus fazer. O nosso fazer é um deixar se conduzido.

As obras recebem seu acerto dessa decisão bem encaminhada, ajuda-te, apoia-te, agarra-te a Deus e todo o bem se unirá a ti.

Quem se agarra bem na busca espiritual, esse tem mente boa, acerta, tem clareza do que deve ser feito.

Quem procura bem a Deus, tem clarividência de tudo. O que tem que fazer? Ser disponível para Deus. A fonte de lucidez para nosso agir, é expor-se incondicionalmente para Deus, onde toda a nossa existência cresce.

Responder a Deus com nossa vida, colocar dentro de nós bem vivo o sentimento de pertença a Deus. Você vai acertando cada vez mais. Só com muitos anos de trabalho, nossa mente fica toda impregnada desses sentimentos. Até em momentos de fracasso percebemos que o saber de Deus nos aponta o caminho.

A afeição inicial nós a recebemos, como enorme graça; que vai percorrendo e renovando o nosso fazer. Somos criaturas que tudo recebemos de Deus.

Faça tudo o que puder fazer, mas mesmo assim não conseguiremos agarrar a Deus, É Ele que nos agarra. Ser aberto amorosamente e todo de Deus. Fazer com clarividência o acerto que vem dessa experiência total plena e boa. Escutar a Deus com toda a mente, disponível para captar o que Deus quer. Busque esse saber absoluto. A mente fica boa, a vida fica com sabor. Você sabe buscar esse saber absoluto.

Expor-se ao saber de Deus, para que Ele nos conduza, porque a gente não sabe o que tem que buscar. Experimentar o não saber e a vida inteira buscar.

Reze com postura de incondicional pertença a Deus. Devo eu mesmo desenvolver esse sentimento e trabalhá-lo com todo o empenho. Ser religioso pra valer. Aquele nadador Sato, através do nadar, fez o caminho da iluminação da sabedoria, implica melhora de caráter (moral).

Rezar é caminho para expor-se para um saber mais amplo, o saber do Senhor. Oriente-se para a meta grande, para ser religioso e com projeto espiritual e não pequenas metas.

Andar sobre uma pedra, o que significa? A situação cotidiana; o que significa? Uma espécie de provocação, ter essa disposição de confronto com o absoluto, faça sempre confronto com o absoluto.

Na meditação busque direto o que significa o encontro radical com o Senhor. Encontro com o Senhor, com todas as nossas forças, mente, energias, com todo o nosso ser.

Você deve trabalhar enormemente a Eucaristia para ser experiência única, cada dia de novo e para não ser rotina. A rotina tem segredo, reaviva sempre o sentido de pertença ao Senhor.

* O sentimento, a afeição é princípio de trabalho, é decisão. É decisão de devotamento total, incondicional a Deus. Desenvolver esse sentimento não é engano, ele desenvolve o religioso.

Na minha fraqueza me colocar bem diante do Senhor, é o segredo da religião cristã, sou afeiçoado por Deus, me entrego todo a Ele de corpo e alma.

Quem se apoia em Deus, Deus se unirá a ele. Se dá unidade entre Deus e a pessoa. São Francisco se afeiçoou a Deus com plena decisão, Ele é que o conduzirá. A pessoa se torna uma criança grata na mão de Deus; Deus se lhe torna familiar, é unidade com ele.

Se eu sempre busquei, queria, então entenda desde já, que Deus sempre estava te conduzindo.

Se buscarmos a Deus com todas as forças, ganhamos um olho bom para tudo, para o que há de ser feito com todo o acerto. Virtude é obra que decorre desta postura, que chega a seu ponto quando buscamos o Senhor.

Buscar o sentido absoluto de Deus, essa é a busca da totalidade.

Se cultiva a pobreza, alerta misteriosa de Deus, falta a humildade necessária na experiência religiosa.

Busque a Deus de todo o coração, que na hora H tem iluminação na atitude, a pessoa dá a resposta certa. Quem antes tu buscavas, agora Ele te busca.

Se busquei uma vida nobre, de repente surge sentimentos fortes, promissores. Nossa mente constantemente deve estar ocupada por pensamentos religiosos. Misteriosamente sou ensinado por Deus. Ele nos modela os sentimentos todos. Não tenhas sentimentos grosseiros. Cultive sentimentos mais plenos e cheios de sentido que valem mais ser cultivados.

Quem se prende fortemente em Deus, tudo o que é divino se gruda nele. Dar sentido bom a nossa vida. É preciso ser uma vida decidida, uma busca decidida de um sentimento decidido, há algo valioso que está acontecendo. Só decisão não basta, tem que ter intensidade na decisão, nos fala Mestre Eckhart, fala desse sentimento, élan que cada vez tem que ser alimentado na nossa decisão, para ser uma decisão vigorosa. Fazer as coisas com espírito decidido. É então que uns crescem com grande vigor e outros esmorecem, murcham sem sentido.

Cada dia mais nossa pertença ao Senhor deve ser renovada e aprofundada. É uma experiência pessoal, mas universal. É um registro trabalhoso, pois em cada vez devemos começar de novo e temos que romper com a letargia (preguiça) espiritual.

Dessa experiência nasce o frescor filial, puro, que a pessoa tem naturalmente como menino, menina.

Abnegação – No fundo do coração, de nossa solidão diante do Senhor, temos que trabalhar. Para ir a Deus é necessário uma abnegação trabalhosa, criar generosidade nova, vida incondicional.

Nessa busca absoluta é que encontramos a identidade grande, valiosa, ligada aos sentimentos de pertença.

Busque abnegadamente o absoluto de Deus; isso deixa a pessoa feliz, contente, integrada. Quando a pessoa se desvia da direção fundamental, não tem alegria.

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
lynda course free download
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado