Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Questão fenomenológica

05/02/2021

 

Ao falar de fenomenologia, é possível fazê-lo historiograficamente e historialmente.

A colocação historiográfica é o que denominamos de posição ôntica e se determina como tendo um positum prévio posto como base: pressuposição. As pressuposições podem ser muitas e relacionadas entre si na escala de classificação generalizante e generalizada na abrangência da extensão do conteúdo a partir e dentro do horizonte do posicionamento. A abrangência suprema de um horizonte da classificação[1] generalizante e generalizada se expressa no termo ser, e aqui, como tal indica um bem determinado sentido do ser que em Ser e Tempo recebe o nome de ontologia tradicional. Só que sob essa denominação estão implícitas várias ontologias regionais[2]. Os temas da metafísica especial são: UniversoHomem, Deus. Deus, Homem, Universo ou Natureza são considerados aqui cada vez como região ou ‘espécie’. Como tal, pressupõem o ser, comum e geral, posto como plataforma. O ser aqui pressuposto é duplo: ser como realidade e ser como conceito. Mas essa divisão entre realidade e o seu conceito indica a compreensão do ser da teoria do conhecimento. Como tal, não pergunta pelo sentido do ser de si enquanto teoria do conhecimento. E o esquema da teoria do conhecimento (S«O) perpassa toda a historiografia da história da filosofia. Enquanto tal, a teoria do conhecimento é o resultado da dominância da compreensão do ser como entidade e indica o horizonte do sentido do ser que se perfez e se perfaz no destinar-se da Humanidade, denominado Ocidente-europeu. Horizonte aqui não é mais termo de uma classificação generalizante e genérica, mas sim atualização do toque da possibilidade do sentido do ser que deslanchou a história do Ocidente como destinar-se do sentido do ser.

[1] O termo horizonte aqui indica a classificação suprema genérica. E indica dentro do esquema da compreensão do ser da teoria do conhecimento o conceito do ser. Quando , porém, se refere à realidade, a realidade e o seu horizonte pode ser entendido ainda dentro do esquema da compreensão do ser da teoria do conhecimento da manualística do realismo e assim ser é entendido a partir do coneito do ser como substância; quando ao se despertar dessa ingeuidade metafísico realista se reduz a substância ao fruto do projeto da subjetividade do sujeito, o sujeito agora é enteido como subiectum, mas a compreensão do ser do subiectum permanece a mesma da compreensão realista da substância e é conceito.. Nesse esqume da toeria do conhecimento nunca aparece o ser enquanto ser, mas sempre na subsunção debaixo do conceito do ser.Como tal não aparece o ser da realidade, nem o ser da difeirença ôntica, pois a diferença está sub sumida debaixo da dominância de um determinado significação do ser genérico e geral, a saber da entidade (Seiendheit)
[2] Cf. o esquema ontologia ou metafísica geral e ontologia regional ou metafísica especial.
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