Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XII – Como a inclinação para o mal pode tornar o homem piedoso

02/03/2021

 

O empenho: razão e vontade

Está falando do Servo inútil? O que faço diante de Deus jamais será pleno? Usar a razão e a vontade, será que está falando da capacidade de julgar-se e discernir?

Fides quaerens intellectum. Fé buscando, querendo, com a ajuda do intelecto.

Para ler textos medievais, temos que pegar o espírito do medieval. É necessário pegar o Tchã da coisa, conforme pega ou não, dá visual diferente. Se não pega o Tchã, fica devendo, falta o tom fundamental, então a interpretação fica diferente.

Crer e com a razão compreender. Não é questão da razão do intelecto, é o problema do Tchã. O que o medieval fala é de fé. É 100% postura de fé positiva em relação à busca.

Se fala de N.S. Jesus Cristo, está envolvendo a vida, é o meu viver. É postura de engajamento de corpo e alma, está dentro, faz tudo o que é possível para compreender.

É uma época de tamanha positividade, onde aparecem as catedrais, a Suma Teologia, obras de arte, estátuas. Ex. Assis é pura positividade, cordialidade da afirmação do viver, “Meu Deus e meu tudo”. Tem cunho de generosidade, onde não entra dúvidas no sentido de viver. Usa todas as possibilidades de transcender, sempre dá o melhor de si. Esse é o colorido fundamental do medieval.

Ao ler medievais sinta esse gosto, então verás a lógica deles (lógica interna).

Nesse sentido fala do empenho constante, contínuo, no máximo crescimento. Perseverante, penetrado, sedimentado dando firmeza. Vai afirmando no crescimento, criando convicções, solidez. A pura positividade dá esse crescimento, solidez e vai aumentando em sabedoria.

De retomada em retomada, vai crescendo, toda a obra é bem feita, não tem defasagem da anterior. Não precisa remendar, mas é energia que entra no crescimento da obra. Isso M. Eckhart diz para nós aqui neste texto. Acionar o amor, a dinâmica da busca e dar tudo, o melhor que pode.

Cada vez dar o melhor de si, assim cresce continuamente, dá o melhor, dá tudo em cada coisa. Então o próprio fazer de cada coisa tem sentido.

Ame a Deus de todo o coração, alma, mente, pensamento em tudo o que você faz, No mínimo está o máximo, no máximo está o mínimo.

Deus empatou tudo o que é em mim, no outro, e em cada pessoa. Como eu sou é vontade de Deus, pecado é não aceitar isso. Cada pessoa é obra prima de Deus.

A razão não deve ser ociosa, não durma, porque razão é luz, que a vontade segue. A vontade tem sua luz. Será que a vontade pode ficar  à toa? A pessoa quer ou então não quer. Indecisão é não querer. Na vontade não tem meio termo. O que quero sei.

Existe em Jesus Cristo um não querer? O não querer é um querer. O que pode fazer a pessoa dormir e não enxergar. Razão é o máximo do querer. Quanto mais busca, tudo fica iluminado, faz ver cada vez mais.

Toda a espiritualidade medieval é altamente intelectual, eles pesquisavam, trabalhavam no referido a entender o que é Deus. Na nossa espiritualidade hoje falta vontade. Distinguir vontade e intelecto. Vontade é positividade da pertença da fé. Você quer, quem ama, que ver. Vinde e Vede! Esse ver não é ver de curioso, é o ver do discípulo, do total seguimento do mestre, e fazer do melhor jeito possível, como ele sabe e faz.

Medir-se com razão e vontade, com essas duas forças, continuamente, de modo a ficar de pé, assentar-se no crescimento. Ambas as forças não são 2 forças, uma é um momento da outra: a pessoa deve elevar-se e alcançar o mais alto grau. Prever de modo temperado e prudente.

Como se manter no toque? Alimentar, não se desviar da busca, a mente cobre todo o seu ser. A estrutura, a essência da formação permanente é manter-se através de cada momento.

Manter a vontade, como é isso na prática? Egídio diz assim; Deus não te deu nunca boa vontade? Sim, muitas vezes, porque Diabo não permaneceu nela? Em cada momento ter amor pleno, no pouco estar ali pleno.

Seja pleno, não deixe vácuo. Mantenha-se nisso, isso não é difícil. Na espiritualidade não tem esse negócio: a pessoa não tem estudo, não tem cabeça. Agora o que é necessário é que esteja interessado e ame. Aqui não tem diferença se é jovem se é velho, masculino ou feminino. Cada um tem que fazer exercícios de plena boa vontade. Se entro em plena vontade, tenho tudo. Essa ontologia é sábia.

O que será que significa internamente, externamente? São dois cuidados que tentam manter a postura no pique. A pessoa se concentra, pensa e pega, cuida o fora e o dentro. Esteja nele de todo o coração. Significa preparar o corpo e a mente para aproveitar o máximo, as duas horas que fica na reflexão. Olhar bem concreto, e o concreto no engajamento.

Engajar-se crescer no equilíbrio do todo. No engajamento da boa vontade está o equilíbrio. Não perca a boa vontade que você já recebeu. É graça receber.

O melhor e sumo grau é o mais alto grau que eu tenho e não que o outro tem. É totalidade de minhas possibilidades, melhor coisa não posso ser, dou tudo, sem me comparar com os outros. Esse empenho é fazer a vontade de Deus.

O que ® eu já sei: ser filho de Deus, mantenha o pique, não caia fora. Aproveite o que você pode. Está dando tudo de si? Se não, você perde o melhor tesouro que recebeu.

Leibniz diz: O mundo em que vivemos é o melhor que existe.

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