Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XI – como o homem deve agir, atuar suas obras, da forma mais razoável possível

02/03/2021

 

Introdução geral

Fazer a vontade do Pai: Conhecer e realizar a vontade do Pai. Conhecer significa, saber e querer. Realizar significa agir.

Resumindo o pensamento do M. Eckhart, a essência da pessoa é fazer a vontade do Pai. É simples e fácil. Como? Querer que isto aconteça na gente, agora temos que entender bem o que está dizendo. Entender bem a coisa e fazer. Agora pode ser que a gente não entenda bem. Fazer o que ele está dizendo, tem aqui um novo “now how” bem exato.

Nós não entendemos, não porque é difícil, mas porque já sabemos de mais o que é fazer a vontade de Deus. Já temos isso tudo programado e acionamos isso, como nós sendo os condutores da vontade de Deus.

Procure entender mais direto o que significa, em tudo fazer a vontade de Deus; preste atenção, limpe as palavras que você usa. Nós em geral usamos o método ver, julgar e agir; temos esse esquema.

Como é esse mecanismo, vejo, julgo, quero, faço?

Mestre Eckhart não tem esses problemas que nós temos, os santos pensam diferente.

Na espiritualidade, julgar, ver e agir não funciona, isso, quando se trata de Deus, porque Ele é a fonte de nossas ações, Ele que impulsiona o nosso querer e fazer.

  1. Eckhart nos faz pensar, que tipo de saber é esse, fazer a vontade de Deus. É quando não sabe nada, no fim da picada, no escuro é começo de conhecimento novo, espere o inesperado. Ele, Deus, fala e mostra o que deve ser feito.

O conhecer espiritual, não o sabemos de antemão. É necessário abertura e esperar o inesperado. Isso em referência a Deus. Coloque-se nesta atitude de abertura e acolhida, tentando compreender uma pessoa, um texto, um povo, um fato, pedir a ajuda e a iluminação do Senhor. Eu não compreendo, ensina-me Senhor! Precisa sensibilidade para pegar a coisa como é. Deixe Deus se revelar na coisa, pessoa, acontecimento.

Ignorância, ignore, abordar a coisa desarmado. Gostar de não saber. O saber de antemão atrapalha, isto, referido a Deus. Isso é nossa salvação. Essa postura é de não ter vontade, mas estar tinindo para ser tocado pelo Senhor. Então começarei entender o que significa razão segundo o texto. Intelecto e razão, esperar o inesperado. É finura de uma pessoa o esperar o inesperado, com temor de Deus, reverência diante Dele. Não é difícil descobrir e seguir. Exercita-se nessa finura. É necessário pensar bastante. M. Eckhart pensa e dá dicas. Cada um tem que descobrir como melhorar e crescer.

1º Convence-te que ninguém vai te ajudar, se você mesmo não resolver a ajudar-se a si mesmo.

2º Faça o que pode, dá o melhor de si, use a você mesmo, busque, procure saídas, tenha miolo para isso; então você começa a se desarmar. Cada um tem que usar a si mesmo. Esse é um ponto importante que deve ser trabalhado.

Eu tenho que corpo a corpo resolver, por isso aciono a minha vontade; então quando percebo que não dou conta, fico desarmado, vou ter que dizer: Senhor orienta-me, ajuda-me, estou ficando sensível, ter atitude de ouvir. Quando em nós tudo ficar mais quieto e transparente, teremos então a inundação do saber divino, sabedoria. É necessário dobrar-se diante de Deus vazio. Faça o que pode, Deus mesmo vai limpando você.

O texto nº 7

Razão e entendimento

Vernunft-vernehmen = significa perceber, acolhendo. Capta, acolhe. Fica passivo esperando o inesperado.

A crítica da razão pura, a crítica numa razão receptiva, pura, purifica a razão. Esforço de compreender a realidade que é maior do que a gente. O único jeito é que a coisa toque a gente e nós desarmadamente a recebamos.

A 1ª frase: quando o homem quer chegar lá, com relativa facilidade faz o que quer, tome a sério isso é uma potência nossa.

Você não ama a Deus porque as criaturas ocupam você! O quê? É por que você não quer Deus. Se o coração é cheio de Deus, as coisas não atrapalham. Pensamento simples. Se a pessoa quer, nada a atrapalha, ela enfrenta. Faça com Deus isso, sacrifica tudo por Ele e faça. Faça, mas tem que querer. Esse é o método para que Deus entre em você. Com o deus dinheiro a pessoa faz isso. Por qual Deus você faz isso? Cada um tem seu Deus, se não tem Deus verdadeiro, tem outro pelo qual faz as coisas. Você é descontente com a vida, a vocação?

Por que eu não acho que vale a pena, querer Deus, e empatar tudo nessa busca? Não estou convencido de minha vocação? Se quero, não meço sacrifícios. Se o coração está cheio de Deus, nada mais me atrapalha. Somos fracos aqui neste ponto, por quê?

Não sofistique, pegue esse fato e examine bem. Confie nessa potencialidade sadia que é Deus, coloque-o dentro de você.

Use de todos os meios para que o coração esteja cheio de Deus. Vida espiritual é trabalho, não é vivência. O modo de aprendizagem é diferente. Para aprender tem que ser discípulo, aluno não dá. Tem que ter dinâmica de aprender, de esperar o inesperado.

Nesta diligência você pode aprender sempre mais. A 1ª frase do texto deu a dinâmica do caminho espiritual, deu o fenômeno.

2ª frase ela vai dar os detalhes. Como? Vai dar as dicas de como fazer a vontade de Deus.

Usa atentamente a própria razão. Atentamente o que significa? Ser vivo, estudar, prestar atenção, observar, estudar vivamente, inteligentemente, estar presente, não esperar acontecer. Ser pessoa bem concreta; atentamente significa um estudar vivo e não vagamente.

Consciência aguda de si mesmoo que é isso? O que significa? Ex.: Se uma pessoa faz ginástica, o técnico diz: levanta o braço até o ombro, se for um grupo nem todos fazem igual, pois as pessoas não são atentas, mas vagas, avoadas, não tem posse de si, voam.

Ser claro, vivo, ter presença da consciência. Você quer ter encontro com o inesperado? Então não pode estar avoado. Conheça os seus defeitos, falta presença viva? Agora, quando você ama alguma coisa você está atento.

Tenha consciência aguda de sua interioridade. O que quer dizer isso? É nossa alma, o fundo de nossa alma, nós temos uma profundidade abissal em nós. Deus mora lá no fundo. É importante ver a você mesmo, ver dentro de você. É muito importante o contato com Ele, estude, busque. Se fizer isso, você vai encontrar uma enorme interioridade. Desperte vontade de estudar isso em você mesmo. É felicidade, é plena realização. Isso deve ser fascínio. Essa é a realidade fundamental básica, da qual depende toda a nossa pastoral; acredite nessa interioridade.

Aprender Deus, captar Deus em tudo da forma mais profunda possível, isso é mística. O que é mística? Não é outra coisa senão a necessidade de buscar o segredo mais profundo de todas as coisas, e para o cristão é Deus. Despertar em nós o fascínio para Deus, razão é o segredo, e mistério de todas as coisas. Mistério é o segredo, é para aquele que tem fascínio por Deus. Deus é tudo em todas as coisas. Isso é importante, desperte para isso.

Deus não é instrumento, acessório para outras coisas.

Meu Deus e meu tudo. Deus é tudo, tudo é o fundamental no meu relacionamento com Deus. Esperar o inesperado, tenha olho vivo, vigilante.

Ser vigilante, ser discípulo atento, observar bem, examinar cada vez. Ser atento, o guarda é mais atento do que nós, seja olho vivo. N.S. Jesus Cristo se camufla em tudo, aparece como criança, leproso, mendigo, cego etc. Aparece cada vez de modo diferente. Cada vez você se deve pôr todo inteiro. É parecido no modo de fazer ao profissional, é necessário materializar mais a nossa busca espiritual.

Em tudo, fazer a vontade de Deus, é em tudo esperar o inesperado, disposto a pegar o inesperado.

A vontade de Deus não é algo pronto, fique nesta atitude de esperar o inesperado, dá frescor, o vivo da alma.

  1. Eckhart está atrás do moderno e de grandes modernos como Pascoal. Agora, a nossa maneira comum de pensar é a da ciência, e a ciência quer certezas, o exato. Só agimos se temos certeza, mas a ciência também no todo não sabe de onde vem, são hipóteses. O homem de ciência, hoje, sabe disso. E no fundo está aberto ao inesperado.

Se conheço sempre de novo, devo abrir-me… e de novo me coloco diante do Senhor, para acolher seu ensinamento. Isso o Senhor Deus adora, quer de nós seus filhos. É isso que nós temos que aprender, ser vivo, mas aberto. Deus usa esse método para conosco em referência ao amor. Deus está sempre pronto para ver se me abro. Estou disposto para aprender? Para servir o Senhor? Tenho inteligência aberta para acolher o Senhor?

Evidentemente tudo é convite de Deus para conosco, ele espera nossa atitude de aprender. Cada coisa é convite. Fica religioso natural, normal, no entanto em todas as coisas busca apreender, captar a Deus, pois todas as coisas são convite para o encontro com o Senhor.

Razão, isto é, atenção consciente, atitude de esperar o inesperado. Em tudo o que você faz capte a Deus.

O final do texto: Fala do nosso relacionamento com Deus. Ele é o mais importante em tudo o que faço, procuro captar a Ele. É a maneira quase secular moderna de viver a religião.

Em tudo o que faz, em todo lugar vigiai e orai, porque não sabeis quando o Senhor vem, e isso fazê-lo no cotidiano. Cristão é cara normal comum dos homens e entre os homens, mas tem algo diferente dos outros, mas está sondando, o que o Senhor quer, o Senhor vem? Está aberto ao inesperado que vem aí… o Senhor se revelando a nós.

O pensamento de M. Eckhart, ele afirma não é o acúmulo de atividades que deixa a pessoa seca, alma deserta, mas a falta de trabalho no essencial, que torna a alma inerte. Tenha sempre viva a atitude de acolher o Senhor que aparece em tudo. Treine isso que com o tempo você começa nadar neste modo de acolher Deus.

Novidade do Evangelho, a boa nova, o criativo, o criador é a vitalidade, o frescor, a novidade do encontro. Cria o novo! Não é mudança de estrutura, mas você espera o inesperado  e não espera uma transformação de acordo com sua cabeça.

Cultive essa disposição de esperar o inesperado, cada vez procuro o Deus novo que se revela a mim. Isso é o discernimento, isso devia ser o julgar.

Como é esse negócio bem concreto? Tarefa! Em referência ao essencial, o que significa esse movimento? Esse momento? Acontecimento, pesquise no Senhor.

Ter postura alegre, de positividade que caracteriza os cristãos. Ser sadio, simples, claro, atento e pesquisador, isto é ser discípulo. Fazer a vontade de Deus é ter essa postura. Deixar que o Senhor trabalhe a gente, por favor, Senhor, vá dizendo o que Tu queres, estou aberto e disposto a acolher. Fala Senhor, tua serva te escuta! Disponha!

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free online course
download coolpad firmware
Download WordPress Themes
online free course

Conteúdo Relacionado