Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Família Franciscana de Curitiba se reúne na Fraternidade

24/03/2021

A Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), núcleo de Curitiba, reuniu-se no convento São Boaventura, em Rondinha, nos dias 20 e 21 de março. Este evento teve como foco a eleição de novos membros para o governo do núcleo da conferência, mas não deixou de ter momentos formativos, que tiveram como assessor Frei Ildo Perondi, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), que falou sobre o tema: “Eu era forasteiro e me recebeste em casa” e, como lema, o “Amor se estende além das fronteiras”. Tópicos extraídos da encíclica do Papa Francisco. Na manhã do primeiro dia, a Fraternidade São Boaventura participou da formação dada por Frei Ildo, que gerou múltiplas reflexões que concernem ao nosso modo de ser, quer como cristãos ou como frades.

A reflexão conduziu-nos ao modo de viver do cristão e religioso. O tema em si chama cada ser humano a buscar a consciência de uma sociedade plasmada na justiça, paz, doação e na perfeita fraternidade. Porque acolher é uma atitude que a humanidade tem que ter sempre presente no seu dia a dia, pois é isso que deve constituir a identidade do ser humano. Diz Frei Ildo que “a verdadeira acolhida é aquela que vê no diferente uma outra criatura de Deus, que possui a mesma dignidade de ser amado e de amar”. Este é o verdadeiro modo de dar abrigo nos dias de hoje. Este é o modo de vida que nos ensina o bom samaritano que viu e se compadeceu.

A atitude do samaritano, diz Frei Ildo, “revela a fraternidade como o modo originário do cristão e de todo ser humano”, pois ninguém pode se salvar sozinho, parafraseando o Papa Francisco. Fraternidade significa ir ao encontro do irmão, sair de si mesmo e buscar a riqueza que se esconde no irmão por intermédio do diálogo. O diálogo é o único mecanismo que pode fazer do homem um humano; o diálogo constrói pontes, a abertura ao irmão nos salva do individualismo que consome e torna o homem indiferente ao seu próximo.

A partir desta reflexão, Frei Ildo convidou a todos a buscar o modo autêntico de ser cristão, de viver o carisma com fervor e de se apaixonar constantemente pela missão que Deus confia a cada um dos seus filhos. É por esta causa que cada um de nós é chamado a ser um samaritano para anunciar a boa nova e denunciar as obras que escravizam, destroem, aniquilam a ordem do mundo que Deus criou com muito amor. Porque esta é a essência do cristão e de todo ser humano.

A eleição de novos membros foi feita na manhã do domingo, dia 21.

Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course