Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ser fraterno e São Francisco

22/04/2021

 

A seguinte reflexão sobre o Ser Fraterno e São Francisco é de cunho filosófico teorético. Só que na Filosofia teoria significa algo diferente do seu uso na vida cotidiana e nas de mais ciências, hoje.

Teoria, teorético aqui na nossa reflexão não se referem à figura mental, abstrata, ideal que para ser real deve ser aplicada na prática, à realidade concreta. Teoria, teorético se referem ao empenho e desempenho do homem em se habilitar para ver com maior clareza de discernimento de que se trata quando ele fala de uma coisa.[1]

Vamos, pois, tentar ver o que significa ser fraterno, fraternal, fraternidade, fraternismo a) no sentido estrito e b) no sentido lato.

  1. Ser fraterno no sentdo estrito

Termos como fraternidade, fraternismo, fraternal, fraterno contem a palavra frater.[2] Frater é latim e significa irmão. Irmãos, irmãs dizem respeito às pessoas que nasceram dos mesmos pais: pai e mãe. São pessoas que estão unidos pelo mesmo sangue que possuem dos pais e com eles formam uma família, célula-máter da humanidade.

Pais, filhos, filhas, irmãos, irmãs, mesmo sangue, uma família indicam todos eles um fenômeno humano.

Fenômeno é como claridade, como o vir à luz, o aparecer do ser, da essência da coisa: nos mostra cada vez de novo e novo o próprio, o típico de uma realidade viva, livre e própria que é especificamente humana, antes de toda e qualquer impostações, provenientes das ciências positivas, sejam elas naturais ou humanas..

Se mantivermos limpo a mira para intuir essa claridade e distinção do fenômeno humano, a definição “irmãos são pessoas unidos no mesmo sangue, recebido dos pais, formando uma família” nos conduz, como que em círculos concêntricos, para o centro a partir e dentro do qual surgiu e se irradia a vida humana, seja físico-corporal, seja psíco-anímico, seja espiritual, centro esse denominado amor. Assim, no sentido usual concreto da palavra, a fraternidade, o fraternal, o fraterno nos remetem à palavra, não somente à palavra, mas muito mais à experiência do amor que jorra do e pulsa no seio do ser humano.

Segundo a grande tradição do espírito ocidental, o amor como centro vital da dinâmica da Humanidade é a tese capital do cristianismo, cuja mundividência constitui o momento confessional de AFESBJ, portanto, fonte da dinâmica da instituição em todas as suas ações no ensino, na formação, na pesquisa e atuação social. Por isso, para compreender o amor assim, bem compreendido, como fonte, princípio da estruturação constitucional da Humanidade é necessário nos adentrarmos na tarefa de esclarecer e ver o fenômeno amor como ele é mostrado na cristidade, i. é, na essência do cristianismo. O que faremos, mais tarde, se o tempo nos permitir.

  1. Ser fraterno no sentido lato ampliado

Nos livrarmos da opinião pública tão usual de que amor é coisa de sentimento particular, de instinto e elã vital, de paixão e vivência do âmbito privativo pessoal.

Que não seja apenas sentimento e vivência particular pessoal, mas sim mobilização e projeto de todo o ser humano e sua transformação no que é o próprio e o mais precioso dele nos mostra o assim chamado Grande Mandamento e o Novo Mandamento que perfazem a força de base, o fundamento da mundividência chamada cristã, à qual Bom Jesus pertence enquanto escola de cunho confessional.

Diz o princípio fundamental da concepção cristã da constituição do universo: Amar a Deus de todo o teu coração (kardía), de toda a tua alma (psyché) e de todo o teu entendimento (diánoia)…e o teu próximo como a ti mesmo. (Mt 22, 37-40).

E esse princípio levado à sua máxima excelência” se radicaliza[3] e se torna Novo Mandamento: “Dou vos um mandamento novo que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos uns aos outros (Cfr. João …).

Coração aqui kardía significa a totalidade do vigor vital físico corporal; alma, a psiché  indica toda a força psico-anímica à qual pertencem as emoções e sentimentos, e o entendimento, a diánoia, toda a atuação da potência  de penetração, abrangência e criatividade do compreender e querer e sentir do espírito. De todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento significa, portanto, com toda a plenitude do ser humano, com tudo que ele tem de mais precioso. Amar a Deus aqui significa querer ser como Deus no amar, de tal sorte que ser assim imagem e semelhança de Deus no amar é se realizar, sendo  seu filho (a). E querer um tal destino para si é amar a si, e por assim ser como Deus no amor, amar ao próximo é querer  também o mesmo destino para ele. Disso resulta que o supremo projeto da humanidade é amar a Deus como Pai, e no amor ser imagem e semelhança dele, e assim ser filhos e filhas do mesmo Pai, e amarmos mutuamente uns aos outros como ele nos amou e formar tal humanidade em que todos somos irmãos. Assim, o Grande Mandamento se radicaliza como Novo Mandamento de amarmo-nos uns aos outros como Deus, feito homem, Cristo nos amou.  Esse é o vigor interior que sustenta, fomenta e une a nós todos que pertencemos ao Bom Jesus, o amamos e nele trabalhamos, fazendo nos relacionar uns aos outros como irmãos no mesmo espírito.

São Francisco de Assis ao fundar a sua Ordem colocou a vigência desse amor fraterno, como princípio vitalizador, coordenador e gerenciador de todas as ações e estruturações institucionais da sua comunidade. E chamou a todos de irmãos e sócios ou companheiros da mesma busca: a nova humanidade na “Ternura e Vigor” da Boa Nova de um Deus cujo amor o fez humano e habitou entre nós. Se, denominamos esse princípio de cristão ou não, de franciscano ou não, o que importa é que o assimilemos, o gostemos, e o realizemos, cada qual no seu determinado posto e trabalho, juntamente com todos que sob diferentes denominações e diferentes mundividências se empenham em transformar essa fonte do ser humano em lições, a  saber, tarefas de ensino e aprendizagem da Vida.


[1] Teoria vem do grego theoria, a ação de theorein. Theorein significa ver bem o aspecto, o esplendor de uma coisa.
[2] Encurtado frater deu em português frei.
[3] Radicaliza não significa tornou-se a modo do radicalismo, mas sim chegou à sua raiz.
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free
download lenevo firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course

Conteúdo Relacionado