Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

De como ler os “Fioretti”?

29/04/2021

 

Frei Hermógenes Harada

Se você não se fixa no ponto de interrogação do título acima, você pode estar esperando uma coisa que essa conversa mole não consegue dar. É que de como ler insinua algo como  método apropriado para ler esse estranho livro, chamado Fioretti de São Francisco de Assis. E método, para nós hoje, é uma coisa séria, pois método hoje, para valer, deve ser de alguma forma científico, i. é, deve ser um meio instrumental que me leve a abordar e tratar o livro de maneira certa, segura e verdadeira; que não me deixe apenas numa interpretação subjetiva, privativa; que me permita atingir o sentido subjetivo do autor, aquele sentido real que o próprio autor quis dar ao texto na época em que escreveu o livro etc.

Mas não é nada disso que você pode esperar dessa conversa. É que alguém perguntou se a gente não podia escrever sobre o método de como ler os Fioretti. E a única coisa real que a gente pode responder foi a de se perguntar um tanto atrapalhado: “De como ler os Fioretti? Não sei, não senhor!”… Mas pensando bem, a gente sabe algo de como ler um livro. Esse saber não é, porém, científico. É algo bem banal e elementar. Tão banal que não sei se dá assunto para uma conversa séria. Por outro lado, o elementar, quando é sério, é complexo e pluridimensional. Por isso, talvez, hoje, nessa conversa, poderíamos nos limitar a falar apenas um pouco acerca de um único ponto.

Para ler os Fioretti de São Francisco de Assis, é necessário antes de tudo pegar no livro. Para pegar no livro, pegamos o livro… Mas pegar o livro não é apenas estabelecer um qualquer contato entre uma coisa chamada mão e outra coisa chamada livro. Pegar o livro é um contato todo especial. É esse contato especial que denominamos pegar o livro.

Eu posso pegar, agarrar o livro com as duas mãos e dar-lhe uma dentada. Com isso não peguei no livro. Pegar no livro para fazer leitura significa certamente segurá-lo, agarrá-lo, tocá-lo com as mãos. Mas esse sentido físico de pegar está assumido por um sentido concreto humano específico de pegar. E, ao pegar o livro para a leitura, o que importa é esse sentido concreto humano específico de pegar.

Quando dizemos: é necessário pegar o/no livro, a palavra pegar evoca aquele sentido  que nela está contido, quando exclamamos: “Meu amigo, agora sim, te peguei!” A exclamação pode expressar diversas situações. Talvez ando, há muito tempo, atrás de um amigo para cobrar dele uma dívida; talvez o surpreendi numa fossa, a ele que me intriga por estar sempre alegre e jamais triste; pode ser que eu o convenci de uma idéia, depois de muito argumentar etc. Mas, seja qual for a situação em que se dê essa exclamação, ela nos indica o pegar como um contato bem concreto da afeição do interesse. “Te peguei” não tem a indiferença abstrata de uma ação física do contato de uma coisa com a outra. É muito mais. É diferente. É um contato da afeição de interesse. É nesse sentido concreto humano que o camponês pega na enxada; o piloto da fórmula I no volante; o sacerdote no cálice; a mãe na fralda; o esfaimado no pão; o moribundo no crucifixo etc.

Pegar no livro é portanto um fazer movido por todo um mundo de afeição do interesse. Se pegar no livro é tudo isso, então o que significa a afirmação: para ler é necessário pegar no livro? A minha dificuldade na leitura é pegar no livro. Pegar no livro é ser pego pela afeição de todo um modo de interesse, afeição essa que me faz pegar o livro com as mãos trêmulas do sedento que pega o copo de água salvadora.

A condição de possibilidade da leitura, portanto, não é a capacidade de manejar o alfabeto. Antes, é a afeição do interesse do analfabeto, a cede e a fome de pegar, com ambas as mãos do não-saber reverente, o livro. Sem essa afeição do interesse não podemos ler. Sem essa afeição do interesse não pegamos no livro, apenas o tocamos com a indiferença do consumidor, cheio de letras mortas.

Estar cheios de letras mortas é nossa situação hoje. Vivemos saturados de livros. A saturação, no entanto, aparece mais lá onde o nosso saber engole tudo, lê tudo, sempre mais e mais em quantidade, sem poder demorar-se na acolhida de um questionamento simples e bem experimentado. É que perdemos o sentido para o elementar. Para poder ler, pois, é necessário recuperar o sentido para o elementar (o próprio).

Mas somente recuperaremos o sentido para o elementar se formos mais lentos, menos afoitos e precipitados, menos pretensiosos e gananciosos, se formos calmos num empenho tranquilo e trabalhoso a modo do trabalho de uma vaca: se formos ruminadores… É por  isso que um grande mestre de leitura dos tempos modernos, cujo nome é Friedrich Nietzsche, diz em seu livro A genealogia da moral “…. evidentemente, para  exercitar o ler como uma tal arte, uma coisa se faz necessária, coisa esta que hodiernamente, aliás, foi completamente desaprendida…, uma coisa, pois se faz necessária e para a qual é preciso ser antes como vaca e de modo nenhum como: ‘homem moderno’. Mas, enfim: faz-se necessário o ruminar”.

De como ler? Friedrich Nietzsche – diz: para exercitar o ler, uma coisa se faz necessário – faz-se necessário o ruminar.

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download karbonn firmware
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado