Campo Largo (PR) – Na manhã do domingo, 10 de outubro, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Campo Largo – PR aconteceu a ereção canônica da Fraternidade Franciscana Secular Zilda Arns e a profissão dos seus primeiros membros. O ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM, delegou a frei João Mannes, OFM a incumbência de presidir a celebração eucarística e erigir a nova fraternidade.
Durante um bom tempo alguns admiradores do carisma franciscano, tiveram momentos intensos de formação. Para adentrar na espiritualidade franciscana e assumir o carisma de Francisco de Assis por toda a sua vida. Durante esta etapa de formação eles foram acompanhados por seu mestre que os orientou nesta caminhada vocacional para abraçar o Evangelho de Cristo como forma única de vida.
Foi um grupo maior que iniciou a formação na Ordem Franciscana Secular, mas no dia profissão foram doze pessoas que disseram seu sim a Deus. Os membros desta nova fraternidade são: Almir Antônio Schneider; Daiane Fatima de Souza; Daniel Antônio Andreassa; Eliane do Rocio Bertoja; João Batista Delfino, João Carlos C. Pereira; João Carlos Mocelin Ferreira; Maria Risseto Delfino; Mariane Baroni Vidal Andreassa; Marli de Fátima da Silva; Marli do Rocio Netzel; Osmar Moreira dos Santos.
Durante a homilia, Frei João Mannes, OFM, ressaltou a importância da vivência Evangélica. Relacionou o Evangelho deste domingo, em que Jesus é questionado de como se faz para entrar no reino dos céus, com os votos que os irmãos professarão e a nova forma de vida que estão assumindo. Ainda na homilia, Frei João acentuou o cuidado que se deve ter com os bens materiais, para não os idolatrarmos e deixarmos Deus de lado. Este é um cuidado que todo cristão deve ter.
Após a homilia os irmãos professaram seus votos assumindo de livre vontade a vida evangélica que se inspira no exemplo e nas palavras de São Francisco de Assis, conforme está na Regra da Ordem Franciscana Secular. Estes também, comprometeram-se em dar testemunho do Reino de Deus, na construção de um mundo fraterno e evangélico. Quem acolheu os votos dos novos membros da fraternidade foi o ministro Regional Valdir Pedroso de Oliveira.
Logo em seguida o presidente da celebração abençoou o tau e o crucifixo de São Damião, símbolos franciscanos. Antes de serem entregues aos neo-professos, Frei João exortou-os que os símbolos deveriam ser mais que símbolos, mas que o tau deve sempre remeter ao caminho de conversão evangélica. Este indica o caminho da Sabedoria no qual cada um é chamado a buscar. Já o Crucifixo de São Damião, lembra que seguir Jesus Cristo é um compromisso diário e exigente. Após esta exortação, o ministro entregou o tau aos neo-professos e em seguida Frei João entregou o crucifixo.
Ao final do rito, o presidente destacou a alegria da família Francisca em acolher de forma definitiva os novos membros à Ordem Secular. Este os saudou com a saudação franciscana de paz e bem. Já a comunidade reunida demostrou o seu carinho com uma calorosa salva de palmas.
Após a comunhão deu-se início a Ereção Canônica da Nova Fraternidade da Ordem Franciscana Secular intitulada Zilda Arns. Frei João Mannes, representando o Ministro Provincial, fez a leitura do documento de ereção. Em seguida o documento foi assinado por que é de direito e assim com os membros que professaram nesta celebração foi fundada a nova fraternidade.
Que esta nova fraternidade assuma de forma sincera o carisma franciscano levando em todos os lugares por onde passarem este espírito fraterno que o mundo tanto necessita.
Frei Bruno Almeida, OFM