Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

III – Os preocupados, cheios de si

02/03/2021

 

Vamos analisar a primeira frase: Estar bem com Deus.

Queremos recuperar a experiência da unidade em Deus em todas as coisas. Agarrar a Deus em todas as coisas. Buscá-lo em tudo.

Acostumar nossos sentimentos a ver Deus se revelando em tudo, é a busca unitária em Deus. É a busca unicamente em tudo e acima de tudo Deus. Sentimento acostumado. O que quer dizer acostumado? Morando. Ter a existência assentada em Deus é fruto de um longo trabalho bom.

Acostumado a, assentado, gostar de lá, é uma experiência é uma postura. Nossos sentimentos se acostumam a cuidar de gostar de Deus, de estar nesta disponibilidade amorosa.

Afinação, conservar, tornar mais claro aos outros e a si especialmente. Que realidade é essa de sentimento bem assentado, de profunda pertença a Deus? Você tem experiência de assentar-se bem em alguma coisa?

É sentimento que deve ser bem trabalhado. Permaneça firme no essencial, naquilo que vale a pena. A vida espiritual é esse ponto importante e, se tem isso, a vocação permanece. Isso é um problema que aparece ou reaparece em todas as idades. Se esse ponto está bem, dá a serenidade de quem busca a Deus bem assentado.

Indica o modo de guardar a unidade seja onde for. Pertence a um chamado de Deus. É preciso empenho e seriedade aqui, como nossa resposta. Realizar um trabalho de transcendência, de fé, que me obriga a qualificar todo o trabalho.

Ânimo é manter vivo o 1º amor, a paixão, esse sentimento que é como fonte e que temos necessidade de cultivar, é algo como capital de fundo.

Nós recebemos um 1º toque de Deus, aqui temos a fonte mais importante para toda nossa existência de fé. Essa é a nossa herança, é nosso assentamento. É o toque inicial que Francisco sempre aprofunda e amplia. É necessário fidelidade e não se distrair, ser fiel e cultivar. Ser sério no trabalho, não brincar com a vocação.

Como guardar em tudo esses sentimentos, de profunda e total pertença? Como te voltas para Deus na oração, no quarto, no trabalho? Afine esse registro. Cada vez estar numa afinação própria e humilde de pertença a Deus. Descobrir em tudo a manifestação de Deus. Acorde esse registro de leitura da fé.

Que nunca te falte esse modo de estar voltado, virado para Deus. Ex.: O negociante vê em tudo lucro. O ser rico para ele é o tesouro do coração. E para o religioso, como é?

É necessário pensar, metodicamente. Não moralize, mas veja o que está acontecendo. O que é bom na oração? A fonte de sentido vem pela afeição que vem de Deus. É anterior a mim, já está ali, olhe em você isso. É preciso mais decisão, recordar o amor inicial. Aqui é preciso sentimentos, sinta a você mesmo. Escute a você mesmo, cultive aqui vem empenho grande; então engata.

A atitude de fundo o que é? Tem a ver com o fundamento da minha vida. Se isso está bem, tudo está bem. Disto depende o sentido de tudo o que faz. Aqui vem afeição própria.

A busca de Deus em que fazemos, tem momentos que tem um frescor claro, é a afeição que a mantêm limpa. Aqui é necessário reflexão e empenho.

onde está o teu tesouro, lá estará o teu coração. Se meu coração está no lugar certo, terei facilidade de passar por cima de mil e uma dificuldades. Faça tudo sentindo esse núcleo, então a coisa tem mais vida. Se perde isso, fica seco.

Tudo isso deve ser repercussão do amor de Deus, de estima ao Senhor da vida; de reverência ao mistério.

A identidade de uma pessoa só se compreende, unicamente pela pertença a Deus. Não descuide da pertença a Deus, senão você não acerta mais, dá má consciência.

Seja reverente diante do dom da vocação, tenha aqui sentimentos bem colocados.

Nessa mente não julga mais bem, vai com violência. É necessário ter unidade com o dom da fé. Assim, seremos capazes de trabalhar com os bons e com os maus.

As situações são diferentes e qual é o registro central em cada situação? A nossa vida é cheia de sentimentos. Agora existe uma necessidade assentada sobre a afeição primeira. Ser sensível, frágil, mas bem assentado em cima desse fenômeno, a 1ª afeição, então a pessoa tem cordialidade de alma, é viva, serena, disponível.

Muitas pessoas, por não aguentar a situação acabam indiferentes.

4º parágrafo.

Deus se torna nele todas as coisas. O que significa? Que todas as coisas são manifestação dessa pertença. Deus é o único, não ter outro ao lado dele. Isso leva a assumir bem tudo. Se não, caso contrário, falta a colaboração boa da dimensão principal, Deus!

5º parágrafo: Pensar Deus. Pensar ideia, postura calculista de raciocínio, sem comprometer-se. Pensar não é tudo, existe um reino mais profundo. Ter Deus no âmago, no sentimento, no íntimo, relacionamento todo próprio. Ter intimidade com Deus, voltar-se para Deus, tender para Deus. De que se trata?

Na postura da fé a pessoa põe tudo, pensamentos, sentimentos, vontade, tudo no relacionamento íntimo com o Senhor. Dirigido, voltado, virado na afeição da… música, ou Deus, ou estudo etc. O relacionamento tem características de afeição, toque que aciona tudo, inteligência, vontade, sentimentos.

Surge então com conteúdo mais essencial com pregnância de sentido e não apenas racionalista. Deus essencial é presença cheia, real, é Ele. Ex.: Na Eucaristia, Ele está ali, é real. Se você visse Deus na Eucaristia cairia de espanto. Deus é uma presença que não é o homem que cria. Ele encontra, Deus está ali. Não perca essa presença e cuide para não torná-la um pensamentozinho sem força. É postura de criatura, diante da imensidão do Criador.

O que mais nos atrapalha é de não cuidar bem da vontade, porque pela nossa soberba a leitura da fé desaparece.

A vontade pensada diz eu quero, então por que não faz? Tenho dificuldades. Isso é vontade pensada. Se quer mesmo, faz.

Nosso problema de vontade é falta de afeição grande. Caso contrário, teríamos disponibilidade pronta, seríamos disponíveis, pois teríamos elã vital, prontidão, vigor.

Vontade só pensada é conclusão lógica do pensamento abstrato, que não chega a fé de envolvimento. Fala de Deus pensado, mas não tem afeição.

Pergunto, se Deus existe só no nível do pensar, a pessoa está perdida, confusa?

Ex.: No ofício, deixar nossa pertença ser mais nítida, ligada a toda a Igreja, deve ser viva, real, concreta. Agradeça a graça de ter um saltério na mão, só sente isso quem está no sentimento e não só no pensamento.

Sou filho de Igreja, de pais cristãos, sou batizado, isso é anterior a mim, não ignore isso.

6ª frase: Quem possui Deus assim, isto é no ser, tem Deus essencial. Deus se torna transparente em todas as coisas. As coisas começam a ganhar sabor de Deus. De Deus vem a força, se torna transparente, aqui vem e suavidade de Deus que aparece em todas as coisas. S. Francisco buscava Deus com toda a seriedade.

Se você trata Deus como Ele é, então Ele está em todas as coisas que aparecem à pessoa. Isso é fazer acontecer Deus. Aconteça o que acontecer, Deus está conosco. Deus se manifesta por sua própria força. A intuição de Deus se torna visível. Cada coisa no seu interior nos remete para o encontro novo e misterioso de Deus.

Somos imagens e semelhança de Deus, isto é, somos do mesmo ser de Deus. Somos receptividade da atividade de Deus. Tudo se torna lugar da transparência de Deus, isso a mística fala.

Como acontece na pessoa: opera na pessoa uma conversão libertadora, se desapega, não fica mais apegada em nada. Tudo fica impregnado de Deus. A criatura se torna livre, transparente, ela mesma, imbuída de Deus, e tudo é manifestação de Deus.

Ex.: Sede: Intuir a essência do que é beber… necessidade de – Como é o vigor da paixão humana.

A paixão da fé, que leva a existência a ser forte, substancial.

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
udemy course download free

Conteúdo Relacionado