Vamos analisar a primeira frase: Estar bem com Deus.
Queremos recuperar a experiência da unidade em Deus em todas as coisas. Agarrar a Deus em todas as coisas. Buscá-lo em tudo.
Acostumar nossos sentimentos a ver Deus se revelando em tudo, é a busca unitária em Deus. É a busca unicamente em tudo e acima de tudo Deus. Sentimento acostumado. O que quer dizer acostumado? Morando. Ter a existência assentada em Deus é fruto de um longo trabalho bom.
Acostumado a, assentado, gostar de lá, é uma experiência é uma postura. Nossos sentimentos se acostumam a cuidar de gostar de Deus, de estar nesta disponibilidade amorosa.
Afinação, conservar, tornar mais claro aos outros e a si especialmente. Que realidade é essa de sentimento bem assentado, de profunda pertença a Deus? Você tem experiência de assentar-se bem em alguma coisa?
É sentimento que deve ser bem trabalhado. Permaneça firme no essencial, naquilo que vale a pena. A vida espiritual é esse ponto importante e, se tem isso, a vocação permanece. Isso é um problema que aparece ou reaparece em todas as idades. Se esse ponto está bem, dá a serenidade de quem busca a Deus bem assentado.
Indica o modo de guardar a unidade seja onde for. Pertence a um chamado de Deus. É preciso empenho e seriedade aqui, como nossa resposta. Realizar um trabalho de transcendência, de fé, que me obriga a qualificar todo o trabalho.
Ânimo é manter vivo o 1º amor, a paixão, esse sentimento que é como fonte e que temos necessidade de cultivar, é algo como capital de fundo.
Nós recebemos um 1º toque de Deus, aqui temos a fonte mais importante para toda nossa existência de fé. Essa é a nossa herança, é nosso assentamento. É o toque inicial que Francisco sempre aprofunda e amplia. É necessário fidelidade e não se distrair, ser fiel e cultivar. Ser sério no trabalho, não brincar com a vocação.
Como guardar em tudo esses sentimentos, de profunda e total pertença? Como te voltas para Deus na oração, no quarto, no trabalho? Afine esse registro. Cada vez estar numa afinação própria e humilde de pertença a Deus. Descobrir em tudo a manifestação de Deus. Acorde esse registro de leitura da fé.
Que nunca te falte esse modo de estar voltado, virado para Deus. Ex.: O negociante vê em tudo lucro. O ser rico para ele é o tesouro do coração. E para o religioso, como é?
É necessário pensar, metodicamente. Não moralize, mas veja o que está acontecendo. O que é bom na oração? A fonte de sentido vem pela afeição que vem de Deus. É anterior a mim, já está ali, olhe em você isso. É preciso mais decisão, recordar o amor inicial. Aqui é preciso sentimentos, sinta a você mesmo. Escute a você mesmo, cultive aqui vem empenho grande; então engata.
A atitude de fundo o que é? Tem a ver com o fundamento da minha vida. Se isso está bem, tudo está bem. Disto depende o sentido de tudo o que faz. Aqui vem afeição própria.
A busca de Deus em que fazemos, tem momentos que tem um frescor claro, é a afeição que a mantêm limpa. Aqui é necessário reflexão e empenho.
Lá onde está o teu tesouro, lá estará o teu coração. Se meu coração está no lugar certo, terei facilidade de passar por cima de mil e uma dificuldades. Faça tudo sentindo esse núcleo, então a coisa tem mais vida. Se perde isso, fica seco.
Tudo isso deve ser repercussão do amor de Deus, de estima ao Senhor da vida; de reverência ao mistério.
A identidade de uma pessoa só se compreende, unicamente pela pertença a Deus. Não descuide da pertença a Deus, senão você não acerta mais, dá má consciência.
Seja reverente diante do dom da vocação, tenha aqui sentimentos bem colocados.
Nessa mente não julga mais bem, vai com violência. É necessário ter unidade com o dom da fé. Assim, seremos capazes de trabalhar com os bons e com os maus.
As situações são diferentes e qual é o registro central em cada situação? A nossa vida é cheia de sentimentos. Agora existe uma necessidade assentada sobre a afeição primeira. Ser sensível, frágil, mas bem assentado em cima desse fenômeno, a 1ª afeição, então a pessoa tem cordialidade de alma, é viva, serena, disponível.
Muitas pessoas, por não aguentar a situação acabam indiferentes.
4º parágrafo.
Deus se torna nele todas as coisas. O que significa? Que todas as coisas são manifestação dessa pertença. Deus é o único, não ter outro ao lado dele. Isso leva a assumir bem tudo. Se não, caso contrário, falta a colaboração boa da dimensão principal, Deus!
5º parágrafo: Pensar Deus. Pensar ideia, postura calculista de raciocínio, sem comprometer-se. Pensar não é tudo, existe um reino mais profundo. Ter Deus no âmago, no sentimento, no íntimo, relacionamento todo próprio. Ter intimidade com Deus, voltar-se para Deus, tender para Deus. De que se trata?
Na postura da fé a pessoa põe tudo, pensamentos, sentimentos, vontade, tudo no relacionamento íntimo com o Senhor. Dirigido, voltado, virado na afeição da… música, ou Deus, ou estudo etc. O relacionamento tem características de afeição, toque que aciona tudo, inteligência, vontade, sentimentos.
Surge então com conteúdo mais essencial com pregnância de sentido e não apenas racionalista. Deus essencial é presença cheia, real, é Ele. Ex.: Na Eucaristia, Ele está ali, é real. Se você visse Deus na Eucaristia cairia de espanto. Deus é uma presença que não é o homem que cria. Ele encontra, Deus está ali. Não perca essa presença e cuide para não torná-la um pensamentozinho sem força. É postura de criatura, diante da imensidão do Criador.
O que mais nos atrapalha é de não cuidar bem da vontade, porque pela nossa soberba a leitura da fé desaparece.
A vontade pensada diz eu quero, então por que não faz? Tenho dificuldades. Isso é vontade pensada. Se quer mesmo, faz.
Nosso problema de vontade é falta de afeição grande. Caso contrário, teríamos disponibilidade pronta, seríamos disponíveis, pois teríamos elã vital, prontidão, vigor.
Vontade só pensada é conclusão lógica do pensamento abstrato, que não chega a fé de envolvimento. Fala de Deus pensado, mas não tem afeição.
Pergunto, se Deus existe só no nível do pensar, a pessoa está perdida, confusa?
Ex.: No ofício, deixar nossa pertença ser mais nítida, ligada a toda a Igreja, deve ser viva, real, concreta. Agradeça a graça de ter um saltério na mão, só sente isso quem está no sentimento e não só no pensamento.
Sou filho de Igreja, de pais cristãos, sou batizado, isso é anterior a mim, não ignore isso.
6ª frase: Quem possui Deus assim, isto é no ser, tem Deus essencial. Deus se torna transparente em todas as coisas. As coisas começam a ganhar sabor de Deus. De Deus vem a força, se torna transparente, aqui vem e suavidade de Deus que aparece em todas as coisas. S. Francisco buscava Deus com toda a seriedade.
Se você trata Deus como Ele é, então Ele está em todas as coisas que aparecem à pessoa. Isso é fazer acontecer Deus. Aconteça o que acontecer, Deus está conosco. Deus se manifesta por sua própria força. A intuição de Deus se torna visível. Cada coisa no seu interior nos remete para o encontro novo e misterioso de Deus.
Somos imagens e semelhança de Deus, isto é, somos do mesmo ser de Deus. Somos receptividade da atividade de Deus. Tudo se torna lugar da transparência de Deus, isso a mística fala.
Como acontece na pessoa: opera na pessoa uma conversão libertadora, se desapega, não fica mais apegada em nada. Tudo fica impregnado de Deus. A criatura se torna livre, transparente, ela mesma, imbuída de Deus, e tudo é manifestação de Deus.
Ex.: Sede: Intuir a essência do que é beber… necessidade de – Como é o vigor da paixão humana.
A paixão da fé, que leva a existência a ser forte, substancial.