A Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), núcleo de Curitiba, reuniu-se no convento São Boaventura, em Rondinha, nos dias 20 e 21 de março. Este evento teve como foco a eleição de novos membros para o governo do núcleo da conferência, mas não deixou de ter momentos formativos, que tiveram como assessor Frei Ildo Perondi, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), que falou sobre o tema: “Eu era forasteiro e me recebeste em casa” e, como lema, o “Amor se estende além das fronteiras”. Tópicos extraídos da encíclica do Papa Francisco. Na manhã do primeiro dia, a Fraternidade São Boaventura participou da formação dada por Frei Ildo, que gerou múltiplas reflexões que concernem ao nosso modo de ser, quer como cristãos ou como frades.
A reflexão conduziu-nos ao modo de viver do cristão e religioso. O tema em si chama cada ser humano a buscar a consciência de uma sociedade plasmada na justiça, paz, doação e na perfeita fraternidade. Porque acolher é uma atitude que a humanidade tem que ter sempre presente no seu dia a dia, pois é isso que deve constituir a identidade do ser humano. Diz Frei Ildo que “a verdadeira acolhida é aquela que vê no diferente uma outra criatura de Deus, que possui a mesma dignidade de ser amado e de amar”. Este é o verdadeiro modo de dar abrigo nos dias de hoje. Este é o modo de vida que nos ensina o bom samaritano que viu e se compadeceu.
A atitude do samaritano, diz Frei Ildo, “revela a fraternidade como o modo originário do cristão e de todo ser humano”, pois ninguém pode se salvar sozinho, parafraseando o Papa Francisco. Fraternidade significa ir ao encontro do irmão, sair de si mesmo e buscar a riqueza que se esconde no irmão por intermédio do diálogo. O diálogo é o único mecanismo que pode fazer do homem um humano; o diálogo constrói pontes, a abertura ao irmão nos salva do individualismo que consome e torna o homem indiferente ao seu próximo.
A partir desta reflexão, Frei Ildo convidou a todos a buscar o modo autêntico de ser cristão, de viver o carisma com fervor e de se apaixonar constantemente pela missão que Deus confia a cada um dos seus filhos. É por esta causa que cada um de nós é chamado a ser um samaritano para anunciar a boa nova e denunciar as obras que escravizam, destroem, aniquilam a ordem do mundo que Deus criou com muito amor. Porque esta é a essência do cristão e de todo ser humano.
A eleição de novos membros foi feita na manhã do domingo, dia 21.