Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro formativo sobre Missa e Canto Litúrgico

18/03/2018

“A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca sob os nossos olhos todo o amor que Ele nos tem; é de certo modo, a síntese de todos os benefícios que Ele nos faz” – São Boaventura


Neste domingo, dia 18 de março, o Convento São Boaventura reuniu membros da equipe de liturgia, ministros, catequistas, coordenadores e demais lideranças da Comunidade de São Roque (Paróquia N.S. Aparecida – Campo Largo) para um encontro formativo que teve como tema central a Missa, explicada parte por parte de acordo com o Missal Romano, bem como as regras e orientações para cantos litúrgicos.

Durante aproximadamente quatro horas os freis Rodrigo José Silva, Thiago da Silva Soares, Marcelo Dias Soares, Felipe Carreta, João Manoel Zechinatto e Rodrigo da Silva Santos, explanaram os temas supracitados, subdivididos em: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais, sendo que cada um dos subtemas continha em si, inserções sobre o Canto Litúrgico.

No decorrer de todo o encontro, os participantes interagiram, esclarecendo dúvidas e partilhando suas dificuldades acerca da temática, em que se procurou ir além do famoso “isso pode e isso não pode”. Propôs-se uma melhor compreensão dos momentos celebrativos, momentos que vão desde a partida rumo à “casa de Deus – igreja”, até o retorno ao lar, passando pela acolhida, reflexão, contrição, orações, preces, oferendas, banquete, entre outros. Momentos de importância ímpar, que nos possibilitam a participação, o encontro da comunidade com Cristo pelo sacramento eucarístico, estreitando os laços entre irmãos, fazendo-nos sempre mais unidos na mesma fé.

Buscou-se demonstrar toda a riqueza presente no ato de “ir à missa”, riqueza esta que por vezes passa despercebida, quando se ignora seu verdadeiro sentido ou não se compreende em sua totalidade, ao fazê-lo de modo automático, por mero preceito.

Ao final do encontro, nosso desejo é o de que esta partilha frutifique em benefícios para a comunidade, no sentido de incrementar ainda mais os conhecimentos sobre o universo litúrgico, para juntos celebrarmos, sempre de novo e da melhor maneira possível, a presença de Deus entre nós.


Texto e fotos: Frei Rodrigo J. Silva, ofm.
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download