Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dos dois modos de certeza da vida eterna

03/03/2021

b

 

Nesta vida, há dois modos de saber a respeito da vida eterna: um é que Deus mesmo o diga ao homem, que lhe revele por meio de um anjo ou que o demostre por uma iluminação especial. Isso raramente acontece e a muito poucos.

O outro modo de saber é incomparavelmente melhor e mais útil e acontece com freqüência a todas as pessoas que amam perfeitamente: a saber, pelo amor e familiaridade que o homem tem para com seu Deus, confia nele de tal modo e tem nele tanta segurança que não pode duvidar, adquirindo assim uma total segurança, pois em todas as criaturas ama-o sem distinção. E se todas as criaturas o denegassem perjurando contra ele e se Deus mesmo se lhe denegasse, ele não deixaria de confiar. Pois o amor não pode não confiar, confia totalmente no bem. E por isso não há necessidade que se diga coisa alguma ao amante e ao amado; pois sentindo que ele é seu amigo, com isso sabe imediatamente tudo que lhe é bom e o que pertence à sua bem-aventurança. Pois quando o amas podes estar seguro de que ele te ama desmedidamente mais e confia em ti incomparavelmente mais. Pois ele próprio é a confiança. Devemos estar totalmente seguros nele como estão seguros todos aqueles que o amam.

Essa segurança é muito maior, mais completa e mais verdadeira do que a primeira e não pode enganar. O dizer, porém, poderia enganar, poderia facilmente ser uma falsa luz. Mas isso pode ser encontrado em todas as forças da alma e não pode enganar naqueles que o amam verdadeiramente. Esses duvidam tão pouco quanto o homem que não duvida de Deus, pois o amor dissipa todo medo. “O amor não tem medo” (Jo 4,18), como disse e escreveu São Paulo: “O amor cobre a multidão de pecados” (1Pe 4,8). Pois onde há pecado não pode haver inteira confiança e nem amor, visto que esta encobre inteiramente o pecado. Ela não conhece pecados. Não que não tenhamos pecado, antes, ele afasta e dissipa inteiramente o pecado como se ele jamais houvesse existido. Pois todas as obras de Deus são plenamente perfeitas e superabundantes: quando Deus perdoa alguém, perdoa-o inteira e plenamente, e gosta mais de perdoar grandes do que pequenas faltas, e é isso que gera plena confiança. Considero isso incomparavelmente melhor, traz mais resultados e é mais verdadeiro do que o primeiro saber. Isso porque não é impedido por pecados nem por nada. Pois a quem se encontra impregnado de um igual amor, Deus julga de modo igual, tanto faz se muito falhou ou se não falhou. Mas a quem mais foi perdoado, mais deve amar, como disse Nosso Senhor, o Cristo: “a quem mais se perdoou, este deve amar mais” (Lc 7,47).

 

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course