Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Curso de Franciscanismo aborda o tema: “O Cuidado da Criação na Visão Franciscana”

13/10/2017

Louvado sejas meu Bom Senhor por todas as tuas Criaturas

Entre os dias 09 e 13 de outubro, aconteceu como de costume na Fraternidade Franciscana São Boaventura, o Curso de Franciscanismo. Seguindo o movimento ecológico e cristão da Igreja e da Encíclica Laudato Si do Papa Francisco, o tema do curso deste ano foi: O Cuidado da Criação na visão Franciscana. A semana de encontros contou com a presença de religiosos e religiosas e leigos da Conferência da Família Franciscana do Brasil, e simpatizantes do carisma.

As palestras foram proferidas da seguinte maneira: no primeiro dia quem explanou foi Frei Fábio César Gomes, professor do Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis com o seguinte tema: A espiritualidade Ecológica de São Francisco de Assis a partir de seus escritos. Dando ênfase especial ao Cântico das Criaturas. “Também os Escritos do próprio Francisco não nascem primariamente de uma preocupação cultural, literária, social ou ecológica, mas, de uma exigência interior e são, antes de tudo, um transbordamento da sua experiência espiritual e, portanto, tem um caráter eminentemente teológico”, assim nos disse Frei Fábio. Também ao decorrer de sua explanação, falou sobre todas as orações de São Francisco e de um modo muito especial o Cântico das Criaturas.

O segundo dia de curso ficou sobre a responsabilidade de Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, o tema dele foi: O cuidado de Francisco de Assis pelas criaturas, testemunhado pelos seus biógrafos. Diz-nos Frei Fidêncio, que “são Francisco instaura uma relação nova com a criação, não queria possuí-las ou dominá-las mas chamava-as pelo nome, convidando-as a dar graças e louvores a Deus” (EP113, 1 Cel 80, EP 118-119). “Francisco de Assis tratava-as [criaturas], como seres dotados de razão”. O palestrante, fez duras críticas as grandes empresas que se apossam dos bens de Deus, das criaturas em questão, fazendo alusão ao preço da água, em comparação a outras coisas. “Francisco de Assis não deseja a criatura como objeto de prazer ou poder mas admira-as como obras de Deus,. Quem deve mudar portanto não deve ser a criatura, mas como nos diz o Papa: deve sair do próprio homem, uma conversão pura e de coração”, explanou o Frei.

O terceiro dia de curso foi dado por frei João Mannes, professor no Instituto de Filosofia São Boaventura e Presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, teve como centro de sua explanação a ‘Origem e finalidade da criação na visão de São Boaventura e João Duns Scotus’. “A criação é a manifestação “ad extra” da Potência, Sabedoria, Bondade, Amor e Beleza do Criador” diz-nos João Mannes. Completa ainda: “Para Boaventura, Deus cria o universo porque pode criar, porque conhece as coisas variáveis e porque livremente quer criar”.

Neste mesmo dia, na parte da tarde, as explanações ficaram a encargo de Frei Jairo Ferrandin, professor de Filosofia e coordenador do Instituto de Filosofia São Boaventura, teve como tema: Psicologia profunda e Ecologia integral. Usando como base os pensamentos do psicólogo Jung, e seu conceito de SELF. Diz ele: “o humano não basta nascer mas deve conferir um sentido para a vida, adquirir um sentido indvidual, aí sim poderá integrar a criação”.

Durante todos os dias de curso, o espírito que motivou a todos, foi o da freternidade e humildade franciscana, onde todos formaram uma grande família, ficando muito presente durante todos os dias, o espírito de partilha. Todos participaram, expondo suas ideias, conhecimentos e pensamentos, o que fez do encontro uma troca de saberes entre palestrantes e os presentes, mostrando que na mística franciscana ninguém é mais do que ninguém, mas como criaturas e filhos de um mesmo Pai, somos todos irmãos.

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download coolpad firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course