Temos, usualmente falando, três faculdades da alma, três setores, capacidades, registros.
A vontade boa e reta, não é voluntarismo, nem é naturalismo.
Em que consiste a vida cristã? O que faz Jesus Cristo? O meu alimento é fazer a vontade do Pai. O que é para nós seguimento? O que faz Nossa Senhora?
O mestre Eckhart concentra toda a caminhada cristã, espiritual em fazer a vontade do pai.
Aqui tem tesouro escondido, para quem entende mesmo. É preciso entender bem o que, Mestre Eckhart diz. Nós temos dificuldades de entender, por causa da concepção que temos da vontade.
Se você entender bem, você tem a vida cristã resumida numa palavra “Fiat” “Vontade do Pai”, então você terá uma vigorosa experiência do seguimento de Jesus Cristo.
Nossa compreensão da vontade é vazia, popularizada, e a entendemos como faculdade da alma, faculdade assim: habilidade, registro para engatar. Essa caricatura de vontade é que domina nossas discussões. Então, quando fala da vontade, temos medo. Então neste modo de ver psicológico, o amor é sentimento. Agora, cuidado, se você lê com esse esquema, isso é voluntarismo. E você nunca lê esse esquema, isso é voluntarismo? E você nunca vai entender o profundo da espiritualidade e da mística cristã.
Largue esse modo de pensar das 3 faculdades: vontade, inteligência e sentimento. Por que nós estamos sempre com os 3 juntos. Onde tem vontade, lá está inteligência e sentimento.
Agora, você quer? Está decidido a isso? Então é boa vontade, não é desejo natural.
Boa vontade é vontade pra valer, é querer mesmo, perfeita (isto estou dizendo sem defeito), mas vontade elaborada, bem assumida, que chega até o fim. É vontade mesmo, sem mistura de outras coisas.
Vontade também não é cabeçudice do eu, do egoísmo voluntarista. Vontade é querer reto.
O naturalismo entende vontade como energia, impulso que existe dentro de nós.
O que Mestre Eckhart fala em “Vontade” aqui é essencial, é espírito, é próprio do ser humano. Só o ser humano tem vontade. É a liberdade de querer ou não querer.
Tenho boa vontade, vontade mesmo, vontade reta? O que é vontade reta?
Reta, de pé. Homem reto, homem de fé. É vontade mesmo. É ela mesmo. Se digo quero, mas gostaria que… a vontade não é reta.
Vontade tem determinação, não é amanhã, é hoje. No querer não tem tempo, é sempre presente, hoje. Ex.: Você faz votos, quer quero agora! Para sempre! Agora, quero assumir a vida inteira. Cada dia: quero hoje para sempre.
Vontade é diferente de poder. Poder é do eu, a vontade é da essência.
Vontade tem que ser reta, verdadeira, sincera, sana, não pode ser falsa. Todos têm experiência desse modo de ser. Examine algo que você quis mesmo. Se quer, faz! Fazer significa = não tem diferença entre o que pensa, sente e faz.
Se a pessoa pensa, pensa, quer e não faz, é que nunca quis, era só sensorial (= sentir). Agora tem muita coisa que a gente faz, e faz drogado, quer ver. Ex.: Assistir o filme de São Francisco: Irmão Sol e Irmã Lua, foram os sentimentos acionando, entrou na Ordem Franciscana. Esteve drogado no sensorial, sentir. Quando cai em si, passa a droga. Sai da Ordem. Na pastoral vocacional, não drogar os jovens com muita vivência.
A religião que explora os sentimentos da pessoa está drogado. Esse é o perigo dos Carismáticos, e que não é falado abertamente. É preciso uma condução mais sóbria, nítida. Isso é tarefa da nossa formação permanente.
Nós temos experiência disso, só que não damos muito valor.
Outro exemplo: digo eu quis …como é isso? Esse querer é real, então diante de Deus vale. Eu quero ser “SIM” a Deus, aconteça o que acontecer, isso diante de Deus vale.
Olhe, acredite: Deus fez você do melhor modo possível que Ele pode. Deus pôs em ti toda a arte que Ele sabe e pode, Ele pôs em ti todo o amor que pode. Sou único. Em resposta, eu quero ser como amor o que Ele quer de mim. Então eu sou e me torno. Se sou assim, entra em mim uma grande força.
Quem está em Jesus Cristo é nova criatura, em Cristo, Deus Pai lavou todos os pecados.
Cristo Jesus em morrendo fez a vontade do Pai, em nosso lugar também. Se nos unimos a Ele em fazer a vontade de Deus, então teremos uma força que transforma o mundo.
Jesus Cristo quis o que o Pai quis de cada um de nós. Ele faz todo o trabalho por nós, Ele nos reconciliou.
Se você quer como Jesus Cristo, o mundo é transformado e Deus entra nele.
Vontade boa é vontade inspirada. É preciso ter sensorial do espírito para pegar isso. Nós temos dentro de nós, por menor que seja, vontade reta.
Se a gente é bem claro vê se quer ou não quer. Não camufle tanto, e no fim não sabe o que quer, não embole, enrole, seja reta.
Para querer, tem que acionar a inteligência, sentimentos e vontade. Não deixe o instinto ter preferência, enquanto você luta contra a tentação, você mostra que Deus tem preferência. Na luta contra a tentação você está preferindo Deus, está amando 100%.
Nós temos uma força dentro de nós, a vontade, se esta for reta, pura e boa, como a vontade de Deus, realizamos grandes obras. O que sai do coração (vontade) é que vale, somos responsáveis pela realidade.
O que sou é social. Vontade é força fundamental de tudo. É só trabalhar na vontade reta, que me torno mais seguidor, bom etc.
Com Cristo tudo é nova criatura. Como entendo isso? É o físico-biológico, como Nicodemos entendia? O espiritual é real, como você vive, você morre, isso é decisivo.
O que é a realidade cristã mesmo?
Mestre Eckhart traz um raciocínio que não é espiritualista, mas é a interpretação da realidade que o cristianismo trouxe.
Como cristão, o que quero?
Se você quer retamente, já fez, já aconteceu, acredita nisto? Foi assim que Sta. Terezinha se tornou missionária. Agora também que você quer matar mesmo alguém e não matou, porque não chegou naquela hora, na realidade você matou! (Desejo quer matar).
Se você não tem concepção clara do cristianismo, e você examina pode perceber que você age com princípios materialistas e não cristãos.
O cristianismo é preciso estudar, é novo fundamento do Reino. São princípios fundamentais de nova realidade.
Quem entende o cristianismo não tem medo de morrer.
Vontade reta e total – isso é fundamento. O problema é querer e não fazer. Como você entende vida e morte? Cristianismo é outra coisa do que doutrina materialista.
Canal condutor do corpo místico de Cristo, entre por ele. Agora se nós construímos sobre ideologias, elas tiram nossa força da fé. Deus é nossa força, esteja grudado nele. Penso como Ele, procure agir e ser com Ele. Daqui tire todas as forças do teu ser. Ele é minha força.
Quem não ama a Deus não aguenta o irmão, eu quero amar o irmão como Deus ama, isso me dá força.
Francisco de Assis penetrou no mistério de Jesus Cristo crucificado, que após essa experiência, toda a mixórdia do mundo, brilhou com sentido e significado novo.
Vontade total e reta
É vontade quando não tem mais ligação com o eu, egoísmo! É vontade formada para dentro da vontade de Deus. É preciso conformar a vontade da gente com a vontade de Deus. Ter o mesmo jeito da vontade de Deus, ter o mesmo modo do querer dele. Conformar, ter a mesma forma – pensar, sentir, querer como Ele quer. Tudo passa a ser programa de transformação. A medida não é a usual que tenho, mas é a da nova criatura, não a uso para resolver problemas meus; mas querer o que Deus quer.
Pensar e estudar o que Ele quer. Como sei isso? Escute, onde esta a revelação? Estude isso!
O que é seguimento para mim? Como me envolvo? Em tudo estudar e ver como é ter vontade de Deus ali, e concretamente.
Sinto ou não o amor de Deus?
- A) Propriedade do amor A essência
- Operação
- B) O sentir é vivência, pode sentir, mas aqui não é nem está a essência, não perca tempo aqui, senão você fica no estético, no sensorial. E isso é muito forte em nosso tempo.
A essência é a vontade de amar. Sentir não é essência, não construa sobre essa 2ª propriedade (o sentir). Esse ponto na espiritualidade é preciso ter bem claro, senão confunde.
Muitas coisas no espiritual você tem que fazer pelo puro querer. Isso você tem que fazer pelo puro querer. Isso vale no amor a Deus e ao próximo, no rezar, isso existe em todas as áreas.
O essencial é querer entrar em intimidade com Deus. Amar não é só sentimento, amar é querer. Quero e amo a Deus. Amar não é só sentimento, amar é querer. Quero e amo a Deus.
Rezo por fidelidade e não por gosto (tempo de aridez) aqui é preciso vontade decidida, firme. É preciso saber que amor tem dois aspectos, duas propriedades.
- a) A vontade – (essencial)
- b) O sentir
Não faça as coisas só porque gosta (sentir). Vontade = amar. Nos períodos da vida que chamamos secura, é preciso querer mesmo, temos dificuldade de amar, rezar, mas digo eu quero, isso é amar.
O segredo de amar o Senhor é ficar com Ele por motivo de fidelidade a Ele. Não tem mais eu. Isso é amor. Fico por fidelidade, por amor a Ele.
Quanto mais uma pessoa cresce no amor que está na vontade, não terá tanto sentimento.
Ter secura não é ser infiel, mas amar é querer, vontade.
A grande tentação do movimento carismático é o sentimento, as emoções, as vivências, droga, dopa.
Se não constrói sobre a vontade, e não souber distinguir o amar porque quer amar, e quer muita vivência e pouco trabalho, então a pessoa fica girando sobre o eu.
A vida espiritual sempre teve essa tentação, construir seu viver sobre vivência, sentimentos e emoções.
O amor deve ser construído sobre o núcleo essencial humano, a liberdade, o querer, a vontade. Se constrói sobre o natural, o animal que não é a essência do humano, não dura. Esse sentimental, emocional podemos provocar com drogas, LSD etc. Enquanto que a essência, atinge a liberdade, a essência humana, enquanto que a vivência pode ser provocada, por musiquinhas etc.
O que você faz com a vontade diante do amor Cristão? Diante da revelação?
Se uma coisa você não deve dar importância na religião é para os êxtases, visões, aparições.
Êxtase é sopinha gostosa, que Deus pode dar de presente, se quer. O que devemos querer é ser fiel ao seguimento, de amar como Jesus ama.
Tem que entender assim, eu quero coisa melhor, quero construir minha vida sobre o essencial. Temos que ter essa postura. Deus está me pedindo o melhor e quer o melhor.
N.B. Existe algo nível de egoísmo espiritual, de não distinguir esses dois níveis, esses dois momentos. Para distinguir é preciso muita vontade de buscar, de querer a vontade, de não se contentar com coisas meio falsas.
Mestre Eckhart é prático, dá conselho, que em tudo devemos distinguir: o querer do amor e a manifestação do sentir do amor. Isso aparece em várias situações. Faça tudo por fidelidade de amor ao Senhor, isso é testemunho de amor. Fidelidade; assuma criativamente e com amor.
O que vale para Deus é se eu amo, se quero amar, e não o que eu sinto. Agora daqui pode brotar uma enorme emoção, mas é diferente dos sentimentos vivenciais.
São Paulo esteve no 7º céu (êxtase), mas ele sabe bem e mostra a diferença do querer amar, e do consolo (sentimento).
Seguinte Texto nº 11 – Mestre Eckhart pega concretamente um exemplo, onde o docinho foi embora: agarre essa chance.
Construa sobre a tocha firme da vontade por amor, e não sobre a areia movediça do consolo, do gosto.
Você quer bem e ama a Nosso Senhor Jesus Cristo ou ao consolo? Cuidado, não seja ladrão do prazer, consolo, gosto, esquecendo de N. Senhor Jesus Cristo (S. Francisco).