Missa de Ação de Graças marca início das obras do Convento Santo Antônio

28/02/2024

Nesta terça-feira (27), uma Missa de Ação de Graças no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca, marcou o início das obras de troca dos elevadores do local.Os trabalhos de modernização incluem também a revitalização do túnel e outras adaptações que irão permitir mais acessibilidade ao conjunto arquitetônico.

A celebração foi presidida pelo Ecônomo da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Robson Luiz Scudela e concelebrada pelo Definidor Frei Marcos Antonio Andrade e Frei Guido Scottini. O Guardião do Convento, Frei Walter Ferreira Júnior, foi o comentarista da celebração. Também estava presente o diácono permanente Alexandre Varela, presidente da Coderte (Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro), representando o governador Claúdio Castro. A Santa Missa contou ainda com a presença do deputado estadual Fred Pacheco, do Subprefeito do Centro do Rio, Alberto Szafran; representante do prefeito Eduardo Paes; Marcelo Menudo, que representou o presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlo Caiado; e o Capitão de Corveta e Fuzileiro Naval, Esley Rodrigues, além das lideranças das empresas responsáveis pelas obras do convento e outras autoridades.

Frei Robson ressaltou em sua homilia a importância de viver a Palavra de Deus, e não somente interpretá-la. “ Somos homens e mulheres construtores de relações. É  a partir de Deus que aprendemos como nos relacionar”. Segundo ele, a finalidade principal da obra no Convento Santo Antônio é facilitar relações para estreitar os laços entre as ruas e o espaço que será reformado. 

O Frei deu ênfase ao compromisso dos frades com o acolhimento dos filhos e filhas de Deus, que estarão mais presentes no convento após a finalização das obras de acessibilidade. “Devemos ter olhar atento e cuidador próprios do nosso carisma franciscano para que,  fiéis a ação do Espírito sejamos bons frades menores. É momento de tomada de consciência de que somos irmãos e irmãs uns dos outros, por isso, devemos favorecer o acesso. Que essa fraternidade seja sinal de irmandade, onde habitam homens construtores de relações”. Frei Robson, agradeceu à comunidade pelo apoio e empenho de todos os envolvidos. “Esse é um dia que nos reunimos para dar graças a Deus pelos passos dados a favor das obras do convento”, finalizou

Ao final da celebração, Frei Walter convidou autoridades presentes para proferir algumas palavras. Alberto Szafran falou da relevância do convento como símbolo para a população carioca, ressaltando que a obra é  importante para revitalização do centro carioca. O subprefeito destacou o compromisso do poder público municipal com os trabalhos no Convento Santo Antônio. A mesma afirmação foi feita pelo diácono permanente, Alexandre Varella, que reforçou  a importância histórica do local.

Já o deputado Fred Pacheco, que também é presidente da Comissão em Defesa da Pessoa com Deficiência da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro),  afirmou que as obras no convento são fundamentais para a acessibilidade. “Como diz o Papa Francisco, precisamos abrir a Igreja para o encontro com Deus. Estamos na Quaresma, tempo de conversão. O trabalho de modernização do convento é uma conversão física na casa que permite o encontro. A inclusão é para todos que precisam ir ao encontro de Deus”, afirmou.

Frei Marcos Andrade, ressaltou o momento de Ação de Graças.  Segundo ele, a palavra liturgia vem do grego, e está relacionada a ação em favor do povo. “Todos os envolvidos nessa obra vivem uma liturgia. Toda liturgia é uma ação. Que possamos fazer da nossa vida uma liturgia, uma ação nesse espaço que já completa 416 anos de história”. 

De acordo com o frade, o custo da obra é de 2 milhões de reais, sendo a  Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil a financiadora principal, com recursos advindos de sua missão evangelizadora, da colaboração das fraternidades que a compõem e da doação de benfeitores. Os trabalhos serão assumidos pelas empresas contratadas e profissionais voluntários que assumiram essa missão movidos pela devoção ao Santo e pelo reconhecimento do valor histórico e religioso do Convento.

Em atividade no estado de Minas Gerais,  o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, salientou a missão evangelizadora. “A acolhida sempre foi marca importante da história do Convento Santo Antônio. Esta  obra de acessibilidade é um passo importante na direção de reafirmar o compromisso de nossa Fraternidade em manter a tradição de que o Convento se apresente cada vez mais próximo do povo”.

A Missa de Ação de Graças foi encerrada com a bênção dos pães de Santo Antônio  e das ferramentas e projetos que serão utilizados durante as obras no Convento. Em nome do Ministro Provincial da Imaculada Conceição  do Brasil, Frei Paulo Roberto, o presidente da celebração, Frei Robson, agradeceu a  fraternidade pelo empenho nas ações de melhoria do Convento Santo Antônio. “Fraternidade é um sinal de esperança, que revela a importância da presença franciscana nesses espaços sagrados”, concluiu.

O prazo para conclusão da obra é de aproximadamente seis meses, sendo a previsão de entrega até o final de agosto ou início de setembro deste ano. Durante os trabalhos de revitalização as atividades do Convento serão mantidas, tendo como único desafio neste período a interrupção do acesso pelos elevadores.

As  doações para o Convento podem ser feitas via PIX, com a chave 62.340.203/0003-46 (CNPJ), em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. 


Adriana Rodrigues

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course
download intex firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free