Santo Antônio: sempre próximo, agora mais acessível

16/02/2024

Obras de acessibilidade começam no dia 27 de fevereiro, com instalação de novos elevadores e acesso dos fiéis sem degraus até a porta da Igreja

O Convento Santo Antônio do Largo da Carioca, que recebe anualmente milhares de devotos, vai se tornar ainda mais acessível para fiéis e visitantes que desejem conhecer um dos mais importantes complexos arquitetônicos, culturais e religiosos da História do Brasil. Inicia-se, no próximo dia 27 de fevereiro, a obra de modernização do acesso ao Convento, incluindo a troca e a remodelação dos elevadores, a revitalização do túnel de acesso e outras adaptações que vão conferir mais acessibilidade ao conjunto arquitetônico. Dos elevadores atuais, instalados ao final da década de 1980, somente um está em funcionamento e oferece acesso apenas ao plano do primeiro pátio, exigindo do visitante a subida de dois lances de escadas (18 degraus) para chegar à igreja e ao claustro. Com a mudança, além de passarem a funcionar os dois elevadores, um deles deixará os visitantes no mesmo plano de igreja e da entrada. O tempo do trajeto também será menor, pois o novo maquinário, além de mais moderno, tem deslocamento mais veloz.

Para marcar o início das obras, será celebrada uma missa especial, na terça-feira, dia 27 de fevereiro, às 10h, com a bênção e o envio da equipe dos trabalhadores responsáveis pela intervenção. Para o Guardião do Convento, Frei Walter Ferreira Junior, começar os trabalhos com a celebração da missa tem um significado especial: “Queremos recordar que Deus é o grande inspirador de toda boa obra e que, aqui no Convento, damos início a esta desafiante empreitada com as bênçãos dos céus e a intercessão de Santo Antônio. Todos estão convidados a rezar conosco”, declarou.

Mesmo com a obra, Convento segue em atividade normal

O prazo de conclusão para obra pode durar até seis meses, sendo a previsão de entrega até o final de agosto ou início de setembro deste ano. O Guardião, Frei Walter, comemora o início dos trabalhos e garante que o Convento seguirá com suas atividades normais, tendo como único desafio neste período a interrupção do acesso pelos elevadores. “Nossa missão continuará normalmente, com os horários de missa, atendimento de confissão, possibilidade de acesso a turistas e devotos, a distribuição dos pães e a bênção de Santo Antônio às terças-feiras, produção e venda dos pães fabricados em nossa padaria. Celebraremos normalmente a Quaresma, a Semana Santa, assim como a Trezena e a Festa de Santo Antônio”, destaca.

A escadaria junto ao muro frontal do Convento, à esquerda do acesso ao túnel

 

Para facilitar o acesso, placas e cartazes de sinalização serão distribuídos pelo Largo da Carioca, com setas indicativas para os acessos, que serão basicamente dois: 1) A rampa junto à saída C da Estação do Metrô Carioca, que depois dá acesso às escadas; 2) A escadaria junto ao muro frontal do Convento, à esquerda do acesso ao túnel. “É muito importante que as pessoas saibam que o Convento segue aberto e funcionando e que, terminada esta obra, ficará ainda mais fácil para todos terem acesso a este ‘Oásis’ de Paz que temos aqui no Centro da cidade”, explica Frei Walter, adiantando que, com a obra, também o túnel de acesso será revitalizado, tornando-se um espaço destinado à cultura e à informação, com material ilustrativo sobre a História do Convento nas paredes do corredor e também com a proposta de ser uma galeria para a exposição de obras de artistas populares.

Rampa junto à saída C

Obra ficará em R$2 milhões e conta com o apoio de benfeitores, profissionais voluntários e devotos

Apesar de ter início nos próximos dias, a idealização e todo processo desta intervenção vem se desenvolvendo há cerca de 10 anos, por conta de todos os trâmites, licenças, estudos e pareceres de diferentes órgãos municipais, estaduais e federais que zelam pela preservação do Convento, bem público tombado pela riqueza de sua história que, em 2024, alcança a marca dos 416 anos. A financiadora principal é a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com recursos advindos de sua missão evangelizadora, da colaboração das fraternidades que a compõem e da doação de benfeitores. A empreitada será assumida por empresas contratadas e também conta com a colaboração de profissionais voluntários que têm doado seus préstimos de maneira gratuita, movidos pela devoção ao Santo e pelo reconhecimento do valor histórico e religioso do Convento.

Além de todas estas forças envolvidas, Frei Walter ressalta que a doação e a partilha dos fiéis devotos e de todo o Povo de Deus seguem fundamentais para o bom êxito do projeto. Além de manifestar carinho e gratidão pelos doadores conhecidos e anônimos, o Guardião recorda que a participação de todos é imprescindível para que a obra aconteça. “Não importa quanto a pessoa possa doar. Desde o grande empresário ao devoto mais simples, toda oferta é abençoada e bem-vinda, pois assim poderemos atualizar a generosidade de Santo Antônio, que multiplicou o pão para os pobres. Aqui, vamos multiplicar o acesso mais fácil a todos que vêm a este lugar sagrado em busca de bênção, orientação e alento para suas vidas”, explica.

Quem quiser ajudar o Convento, pode fazê-lo via PIX, com a chave 62.340.203/0003-46 (CNPJ), em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. “Temos muitos sonhos para nosso Convento Santo Antônio e temos a alegria de sonhá-los juntos com muitos parceiros, amigos, devotos e benfeitores. Um monumento desta grandeza merece todo nosso carinho e atenção”, conclui Frei Walter.


Frei Gustavo Medella

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course