1ª Frase – O que será que Mestre Eckhart diz com essa 1ª frase? Não se preocupe com o que sentes? Não mexa no registro do sentir. Não toque muito o sino do sentir, o sino do sentimento, mas fique em cima da tua vontade e intenção. Onde a vontade e a intenção está colocada.
Não bate no nível dos sentimentos. Vá comungar com boa intenção. Fique em cima de sua vontade (o que quer) e da disposição.
O nosso comum, quando dizemos amar, pensamos mais no sentir do que no querer e intenção.
Os audiovisuais usam o sentir e as pessoas se acostumam a isso. Mas é necessário ser capaz de escutar a coisa seca; isso é isso… Eduque a vontade a buscar a coisa ela mesma. Estude a coisa por ela mesma, isso evita de criar vícios.
As coisas que têm que refletir, temos que construir sobre a vontade, ir direto, usando a inteligência e a vontade. Cultive a atitude de escutar, ver e acolher. Dentro do olhar tem ouvido que capta.
Trabalhe a intenção, a inteligência e a vontade. A compreensão e vontade são a grande possibilidade que a gente tem.
A 1ª condição: não esteja debaixo da má consciência de ter pecado, se recebeu o perdão não tem mais pecado. Antes de comungar, confesse. Pedir perdão do pecado.
Pecado: Todos os místicos falam. Pecar é dizer não a Deus. Ter disposição de não fazer o pecado. Pecado é não se entregar inteiramente ao Senhor como o melhor de tudo na minha vida. (Fique de olho em cima da intenção e vontade). Se não tenho essa disposição de fazer a vontade de Deus, mas de fazer a minha, estou dividido, peco. Arrepender-se significa: se for contra Deus, não quero. Então todo o ser se concentra e dá harmonia.
Então Mestre Eckhart diz: se quiser receber a Deus: olhe a vontade e intenção, seja limpo, que não venha de fora acusação de pecado.
Se a intenção não for limpa vem a aflição, não é sincero o que faço. Ex.: Quando você foge de cachorro bravo, não tem 2 intenções. Peça perdão da 2ª intenção e entregue-se à vontade do Senhor.
A confissão tem essa função de renovar a sua intenção, então confissão vai fazer você crescer, unificar, purificar a intenção.
2ª Disposição: Virar, voltar a vontade (o querer) para Deus. Ter intenção sincera, o que Deus quer, pode ser que não sente. Se quer rezar, já está rezando.
O ser humano tem que construir sobre o querer, isso não é abstrato. Ex.: Se quero matar alguém, só não matei por que não passou perto de mim naquele dia, eu na verdade matei.
Na vida espiritual é muito importante querer, temos que querer. É colocação da vontade e intenção.
Os encontros estilo revigoramento do tipo cursilho, e outros semelhantes, mobilizam demais, o método usado aciona o sentir (a violência), não servem para fortificar a raiz.
3ª Disposição – Reverência, reverente. Nas três disposições aparecem a vontade e a intenção, mas nesta 3ª disposição trabalha a atitude de ser mais reverente. O cotidiano fica muito importante, ele não tem muitas vivências, coisas periféricas.
No cotidiano ser reverente, isto é, obediente aos ensinamentos do Senhor.
Ex.: No cotidiano da missa: concentre-se nas palavras da Oração Eucarística, o que significam?
A Sagrada Escritura tem força em si mesma. O princípio educativo tem que ser ela mesma. Cuidado para não fazer da liturgia sacra um concerto.
O Carisma de uma Congregação é o caminho próprio da família religiosa seguir Jesus Cristo.
N.B. Examine, fique atento à intenção, se tem segunda intenção é ruim.