Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XV – O que o homem deve fazer quando é privado de Deus e quando Deus se escondeu

02/03/2021

 

Introdução (tema preliminar)

O que é formação permanente? Usualmente dizemos que é a formação que vem após a inicial, feita através de cursos, recauchutagem, mas essa ideia, esse modo de pensar quase todas as congregações já estão abandonando.

A formação permanente é a formação essencial de todos os membros da congregação. Vem em 1º lugar. É como o leito do canteiro, e a formação inicial é o que plantamos em cima, não tem nada a ver com aggioramento, recauchutagem.

Para cada um de nós, a formação religiosa deve estar no pique a vida toda. Ela tem estrutura de total disposição de fé, do começo ao fim é “Fiat”. Não é algo de piedade, mas é o que queremos, buscamos, estudamos, aprendemos e assimilamos.

Toda a vida de São Francisco era um corpo a corpo, um jeito real, concreto, cotidiano. Por isso que São Francisco não tem método de oração. Não tem esquema. É encontro de amor. Você já viu, alguém dar método para as pessoas namorar, noivar, casar? É questão de encontro humano, de amor. Mas esse encontro traz realismo concreto, é real. A forma que surgir aqui deve brotar dessa experiência de encontro. A forma tem que ser adequada a esse estilo de corpo a corpo, de envolvimento. Então o cotidiano começa se tornar forte, corpo a corpo, isto é grande escola. E não lugar de sobrevivência, mas é minha possibilidade.

Por isso, os franciscanos não têm muito diretor espiritual, mas tudo o que vem ao encontro é diretor, vamos nos confrontando corpo a corpo com o cotidiano. Da experiência surge obra que começa tomar configuração. O cotidiano é a grande escola de crescimento, surgiram grandes santos que nasceram desse confronto corpo a corpo.

Formação permanente é base, onde cresce a formação inicial.

Você vê e entende: Levantar, rezar, laudes, missa, meditação como formação? Por que o cotidiano não é formação?

É importante compreender a formação no cotidiano. Esse cotidiano se torna escola, lugar de pesquisa, lugar de estudar e ficar iluminado. O cotidiano é o melhor texto de estudo. Frei Egídio é mestre nisto. Mestre Eckhart também. Ele é de influência franciscana. Não é sofisticado, é nítido. É um místico. Mística é encontro. Ir direto no imediato, aprender direto no cotidiano.

Texto nº 11: O que o homem deve fazer quando é privado de Deus e quando Deus se esconde.

Este texto e toda mística de mestre Eckhart, acentua bem a vontade, o querer, a liberdade humana.

Investigue o que é vontade boa? É vontade pra valer, madura (não é questão de índole boa, mas de busca).

1ª frase: Deves também saber que a boa vontade jamais pode perder a Deus…

A boa Vontade é o próprio Deus.

Se você tem vontade boa é igual a Deus. Seja como for a vontade de Deus. Se você a quer fazer e faz isso é bom.

Não temos momentos em que Deus nos abandona, que vem o tédio, nos falta o gosto? Mas você já teve experiência em que Deus esteve bem presente em sua vida? Em que você esteve bem embalado?

Aqui no texto, Mestre Eckhart está explicando algo para a pessoa que está na aridez.

Como é o seu relacionamento com sua vontade? És desleixado? Mole? Força? Tem vontade desgastada? Se você não está querendo, perde o pique da busca, fica de língua para fora, desgasta, entra no stress.

Você é pessoa que está continuamente construindo sua vida sobre gosto e não gosto?

Ter vontade pra valer, é ser imagem e semelhança de Deus, e nunca perder esse pique.

Se você tem interesse mesmo não interessa se sente ou não. Nós desanimamos porque construímos em cima do sentir e não em cima da vontade. O querer é diferente do sentir. Hoje o mundo está construindo tudo em cima do sentir.

Recorde, lembre, os pontos altos de sua vontade, onde teve uma disposição danada. Lembrar e estudar esses momentos. Porque, quando não sente Deus como quando esteve em plena disposição, no ponto alto. Estudar e recolocar-se nesta disposição. Sentir e dispor-se são duas posturas diferentes. Estar bem disposto, na boa vontade.

Não repita coisas sem pensar. Quando você não está de boa vontade, alerta-se e faça bem como quando esteve de boa vontade. Estudar, estudar e fazer. Não seja sentimental e de pavio curto.

Fique forte, clarividente e perceba bem o que é querer mesmo, isso você só consegue experimentando mesmo. Recorda aquela sua experiência de boa vontade e retome o caminho. Vontade assim nunca perde a Deus, porque é o próprio Deus, mas pode perder o sentir (este vai e vem).

Sentir, gostar, não é querer, porque quando este acaba a pessoa larga. Agora se for querer, continua sempre em todos os momentos; é: eis-me aqui!

A única coisa que eu posso dar a Deus é esse querer. Pois não, dou meu sim, quero!

2ª Parte da frase: A gente deve procurar em Deus qual é a sua amantíssima vontade.

Vontade de Deus – é no sentido de executar a vontade de Deus, do outro? Ou é outra coisa?

Deus quer algo de mim, isso eu sei. O que Ele quer de mim, eu quero. O que quer de mim é o melhor que tem. Senhor, quero ser o que Tu queres. Pegue carona neste querer. Dê um salto e toma carona na vontade de Deus. Não peça que Deus faça o que você quer.

Grude em Deus, faça a vontade dele. Não viva em conflito com a vontade de Deus, grude nele. Cole em Deus, então de dentro, do fundo de sua alma, você começa compreender.

Renunciar a nossa vontade. Isto é ter vontade aberta, abrir-se, não apegar-se a isso e aquilo.

Renunciar abrir a sua vontade, escute o elã e entre ali dentro. Em vez de renunciar, abre-se. Senhor, que querer que eu faça? S. Paulo pergunta, e abriu-se para escutar e acolher o que o Senhor manda, quer, pede.

Renunciar-abrir-se! Despojar-se, deixar que a vontade seja o que originariamente ela é. O perigo é endurecer-se, o endurecimento da própria vontade.

Vítima, o que é? É oferecer com toda a alegria o melhor que tem. Não é sacrificação.

Fazer tudo segundo a vontade de Deus é grudar nele, é tudo. É ação! Mestre Eckhart mostra um caminho total, eficiente, ele mostra a atitude, a postura total frente a Deus.

Senhor, sei que o que Tu queres é o melhor que tem, deixe-me tomar carona no teu querer e fazer o que Tu queres.

Eu desconfio que o que eu quero não é lá grande coisa, ensina-me Senhor, o que tu queres.

3º Parágrafo do nº 11 (Tradução melhorada)

“Encontram-se poucas pessoas que não gostariam, que com elas assim fosse, de tal modo que nisso sentissem uma grandeza, e elas gostariam ter o modo e o bem. Tudo isso nada mais é do que vontade própria.”

Todos gostariam de ter abertura da vontade e sentir grandeza e ter o modo e o bem.

Mestre Eckhart diz que isso é resto de egoísmo.

Ele ensina: Diga ao Senhor Deus, quero o que Tu queres e não se distraia com outra coisa. Concentração total na vontade de Deus, não deixa entrar outros interesses.

O que é querer pra valer?

Querer não a vontade da gente, mas querer o que Deus quer. Como e na medida do que Deus quer.

Esse modo é vontade boa, total disponibilidade. Sei que Deus é o melhor administrador do meu bem. Deixo Deus agir em mim. Não ensine o Pai Nosso ao Vigário, não manipule Deus.

“Sem vontade própria” – não veja como renúncia, isto é como sacrificação do pedaço que agarrei para mim, não, mas abertura. Confie, Mestre Eckhart, mostra um caminho concreto, reto, simples, grande, real, bom, a boa vontade.

Deus sofre – é a perfeição dele. Todo sofrimento causado ao ser humano, Deus sofreu primeiro. Quem sofre mais com toda a injustiça, com toda a dor é Deus. Deus é vítima.

Deus nos amou tanto, que nós somos Ele, e sofre em nós. Ex.: A mãe que ama muito seu filho sofre se fazemos o mal a seu filho ou se esse tem dor.

Deus amou tanto os homens que lhe mandou seu filho primogênito para salvar-nos.

O sofrimento no mundo é sofrimento de Deus, tem uma dimensão de mistério de Deus. Não simplifique a questão. Se sofres, participas do que Deus está sofrendo. Abre-se!

Não leve conotação de que está se sacrificando, mas abrir-se, liberar-se, desintoxicar-se, pessoa assim se dispõe que o próprio Deus seja sua vontade, que o nosso querer seja o querer dele. Ele e eu somos um!

Então o sofrimento que tenho tem valor infinito, pois Jesus Cristo sofreu antes do que eu.

Ser “Fiat”! Que tal se fazer a vontade de Deus tem esse jeito, isso é entender o Deus de Jesus Cristo, o Deus cristão. Talvez é isso que São Francisco diz seguir Jesus Cristo crucificado.

A Teologia da dor de Deus – O Frei Prudente desenvolveu uma tese sobre este tema.

Ler e meditar sobre o sofrimento, não conforme Jó, pois é Antigo Testamento, aqui ainda tem resignação. Jesus Cristo trouxe outro sentido. Tudo o que sofremos, Deus sofreu antes. Ele sabe o que significa sofrer, aqui tem um segredo infinito. Quero participar desse segredo de Jesus Cristo.

Fique contente de sofrer o que Jesus Cristo já sofreu e entender o que significa o sofrimento no mundo, participar com Jesus Cristo na redenção do mundo.

Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Jesus Cristo (Deus)!

Ex.: Se faço boas obras e fico orgulhoso. Não jogue fora as boas obras, mas jogue fora a ratazana orgulho.

Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, Santo Agostinho diz “Sim”, até o pecado. A Bíblia não nos diz: feliz culpa que nos trouxe tal Salvador?

O Mestre Eckhart tem um modo de ser limpo, que varre, ele tem bom espírito, em lendo abre o coração da gente. Ele nos ensina a ter uma só vontade, a de Deus. Dá cuca legal e brilho evangélico. Se você entender e assimilar bem isso, você conhecerá Deus, o modo de ser “FIAT”, o modo de ser do Espírito do Senhor e seu santo modo de operar.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
lynda course free download
download coolpad firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download