Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Subsidio sobre escolhas

23/03/2021

 

Uma questão

Discípulo: Como me tornar um sábio?

Mestre Chin: Boas escolhas.

Discípulo: Como fazer boas escolhas?

Mestre Chin: Experiência.

Discípulo: Como adquirir experiência?

Mestre Chin: Más escolhas.

1) Para fazer boas escolhas é necessário fazer também más escolhas. Pois se faço somente experiência das boas escolhas, posso ser unilateral e não ter escolha, pois só sei, só conheço um tipo de escolha. (para escolher eu devo ter já antes critério).

2) Adquirir experiência é diferente de ter ou adquirir critério para escolha. Mas sim ter a capacidade de ou poder experienciar. Experienciar é diferente de experiment Experimentar é para escolher. Experienciar é aumentar a intensidade da prontidão e limpidez de recepção.

3) No experienciar não entra a escolha. É despertar, aumentar, crescer na intuição (intus ire = ir para dentro, aprofundar) do a priori que eu sempre já fui e sou.

4) A condição da possibilidade de experienciar é a pura positividade da plenitude em ser, em tornar-se. Não há aqui a estrutura da dúvida, da segurança ou insegurança. Verdade aqui não é certeza, mas apenas desvelamento, revelação.

5) No experimento, na escola, busco certeza. Verdade é certeza. No experienciar, na abertura da busca, na questão há o desvelar-se do oculto, há a a-létheia.

6) Como é o homem no experimentar, no escolher?

7) Como é o homem no experienciar, na questão?

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
download redmi firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course