Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Reunião dos formadores e Conselho da Formação Inicial

30/03/2017

Que a Imaculada Conceição, padroeira de nossa Província, interceda por todos os frades envolvidos na formação e pelos seus filhos que ouviram e acolheram o convite vocacional do Cristo para segui-lo ao modo de São Francisco.

Frei Rodrigo da Silva Santos

A Fraternidade São Boaventura recebeu, nos últimos dias, frades de toda a Província que, de uma forma de outra, se vêem envolvidos com a formação dos novos frades e no acolhimento dos jovens que buscam iniciar sua caminhada de discernimento para a vida franciscana.

No dia 26, os formadores se reuniram para partilhar a situação de cada uma das Etapas da Formação, discutir suas experiências e ouvir as observações que seus irmãos ofereciam a respeito do que era partilhado. Este é sempre um momento rico onde percebemos a unidade do processo formativo, e compromisso mútuo de nos afinar, enriquecidos pela diversidade dos frades, para um processo comum de formação.

E, no dia 27, aconteceu o Conselho da Formação Inicial, que reúne os formadores, os representantes dos frades em Tempo de Profissão Temporária, os representantes dos Institutos de Filosofia e Teologia e o Secretário da Formação e Estudos, para discutir assuntos pertinentes ao todo da Formação. Ali, além da partilha das casas, algumas decisões são tomadas para que sejam apresentadas aos fóruns maiores provinciais para seus devidos encaminhamentos. Dentre os principais assuntos, destacaram-se a elaboração de um Plano de Formação Musical, com os conteúdos a serem abordados, em cada etapa da formação, no que tange à área musical, como solfejos, salmodias, cantos litúrgicos e da tradição da Igreja e da Ordem; foram elaborados critérios específicos de avaliação dos formandos para as Etapas Iniciais, que se somam aos critérios da Ratio Formationis; e um projeto que contará com ajuda de profissionais na área da psicologia para as Etapas Iniciais. Além destes assuntos, também foi discutida a importância do estudo de um segundo idioma e foi feita uma reflexão da relação da geração atual dos formandos com as Redes Sociais e a valorização da exposição do indivíduo em detrimento do comunitário.

Enfim, foram dois dias de discussões intensas que aprofundaram temáticas relevantes e atuais para a Formação e que permitiram aos frades envolvidos clarificar suas dúvidas, apresentar seus questionamentos e vislumbrarem possibilidades para lidar com os mesmos. Que a Imaculada Conceição, padroeira de nossa Província, interceda por todos os frades envolvidos na formação e pelos seus filhos que ouviram e acolheram o convite vocacional do Cristo para segui-lo ao modo de São Francisco.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download lenevo firmware
Download WordPress Themes Free
udemy free download