Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Retiro anual: é preciso cada dia nascer de novo!

15/11/2016


Frei Leandro Ferreira Silva, ofm

Entre os dias 12 a 15 de novembro de 2016, realizou-se na Fraternidade Franciscana São Boaventura o retino anual. Este ‘tempo de recesso’ propiciou aos frades de Profissão Temporária um revigoramento na fé e também uma avaliação feita da caminhada até o presente momento, pois, como é de costume nesta fraternidade, ao final de cada ano, os religiosos de livre e espontânea vontade, renovam os votos de pobreza, castidade e obediência, por mais um ano de suas vidas.

O pregador do retiro foi Frei Sebastião Agostinho Kremer, que é natural de Ibicaré, Santa Catarina, nasceu no dia 9 de junho de 1948 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de janeiro de 1970. Fez a profissão solene no dia 2 de agosto de 1974 e foi ordenado sacerdote no dia 3 de janeiro de 1976. Atualmente Frei Sebastião reside em Balneário Camboriú (SC), onde trabalha na Paróquia Santa Inês.

Logo no início das formações Frei Sebastião surpreendeu a todos dizendo que o tema do retiro era o de não ter tema. Mas não pensem que o fato de não possuir um esquema embasado em um tema a ser refletido fizesse com que não se tivesse o que falar, pelo contrário. Cada dia do retiro foi preparado por uma equipe nomeada como “Marta” fazendo menção ao Evangelho de Lucas (10, 38-42 ) onde Marta trabalhava duro e Maria escutava a Jesus. E assim foram os quatro dias de reflexões e aprofundamentos.

Em suas explanações, o frade menor afirmou que carecemos nos retirar, não para fora, mas sim para dentro de nós mesmos, neste sentido, pode-se perceber que o seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo, requer que nasçamos de novo para a vida, como discípulos de Jesus. O evangelho de Lucas (9,57-62) nos mostra muito claramente isso: “Enquanto prosseguiam viagem, alguém lhe disse na estrada: “Eu te seguirei para onde quer que vás”. Ao que Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Permite-me ir primeiro enterrar meu pai”. Ele replicou: “Deixa que os mortos enterrem seus mortos; quando a ti, vai anunciar o Reino de Deu”. Outro disse-lhe ainda: “Eu te seguirei, senhor, mas permite-me primeiro despedir-me dos que estão em minha casa”. Jesus, porém, lhe responde: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus”.

Segundo Frei Sebastião, as exigências da vocação apostólica nascem do “querer uma vida nova”, uma fé viva… Porém, esse querer não é apenas para hoje e sim para sempre, é a cada dia que devemos começar de novo. Faz-se necessário nós entregarmos inteiramente ao Sumo Bem e permanecermos Nele, no livre arbítrio do mais importante querer, pois já dizia São Francisco: “O homem vale aquilo que ele é perante Deus e nada mais”.

Em suas reflexões, por muitas vezes, Frei Sebastião destacou que é preciso estar na dinâmica de olhar a vida, a partir do cerne, do âmago, ou seja, necessita-se ver com o coração! E faz-se importante destacar aqui que à medida que se aprende a olhar como Francisco de Assis, se percebe que todas as criaturas, sem distinção, são filhos de Deus.

Para isso se faz “indispensável a virtude da cordialidade entre irmãos (eu-tu), pois o que vale é a relação de caridade com o próximo, com os que estão ao nosso redor e comungam de nossa vida” enfatizou o frade.

Deus é o tesouro, Ele é a Pedra Preciosa, no momento em que os discípulos ‘tiram a trave do olho’ eles conseguem enxergar a grandiosidade do seguimento, por isso abandonam tudo e O seguem. “Quando é que vamos abrir os olhos como o cego de Jericó, servir como a sogra de Pedro, e descer da árvore como Zaqueu?” questionou frei Sebastião.

Agradecemos a Deus por nos proporcionar mais este rico momento de partilhas de vida, de reflexões profundas e orações revigorantes. Pedimos que Jesus Cristo, por intermédio de São Francisco nos ajude a sempre seguir a Cristo com olhos fixos, nascendo a cada dia de novo.

Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course