No dia 02 o encontro se iniciou pela manhã, quando celebramos a missa pelos Fiéis Defuntos no cemitério interno do convento. Após o almoço, Frei Valdir Laurentino conduziu a reflexão da tarde com base no texto da Oração diante do Crucifixo e a Carta a toda Ordem; no dia seguinte fizeram parte das reflexões às primeiras Admoestações e, no último dia, Testamento de São Francisco foi o norte de nossa partilha de vida.
Sentindo a necessidade de voltarmos às nossas fontes, o retiro tomou por base os textos das fontes franciscanas, mais precisamente os escritos de São Francisco de Assis. Desta forma, além de criar um ambiente de mútua familiaridade, o encontro tomou um teor de partilha de vida, no qual os confrades puderam partilhar de suas experiências e reflexões que ajudaram a conduzir o retiro.
Mais do que um tempo de pausa para voltarmos às fontes e ali buscarmos um pouco mais do vigor que inspirou nosso Pai Seráfico, o retiro do regional também foi momento de encontro, de convivência e fraternidade. No próximo mês, haverá o encontro regional recreativo no litoral paranaense, onde encerraremos as atividades do ano celebrando a vida fraterna.