Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm
Frei Gabriel Dellandrea, ofm
Na tarde do sábado (19/11), alunos, colaboradores e frades da Pastoral Universitária da FAE-Centro Universitário, realizaram a última atividade do ano fazendo uma visita ao Pequeno Cotolengo em Curitiba (PR).
Existe um provérbio grego que diz: “A prática é tudo”, foi com essa motivação que arregaçamos as mangas e colocamos a mãos na massa. Os trabalhos desenvolvidos vão desde levar os moradores do local para passear, até simplesmente sentar do lado deles e conversar, fortalecendo assim os laços de convivência e partilhas de vida. Também pode-se ajudar na confecção de panos de prato que serão doados para os mais de 700 voluntários que ajudam a instituição paranaense.
Quem visitou e visita o Pequeno Cotolengo tem claramente a certeza de que sim, Deus se encontra na simplicidade e no jeito próprio de cada um que lá reside. Um sorriso, um abraço ou até mesmo um simples olhar dizem muito.
Agradecemos a Deus por todas as graças e bênçãos que esta Pastoral Universitária nos proporcionou durante todo esse ano. Paz e Bem!
‘Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo’
Ainda na manhã do sábado (19/11) realizou-se um encontro de formação com as catequistas do Grupo Educacional Bom Jesus, na Fraternidade Franciscana São Boaventura em Campo Largo (PR). Aproximadamente 25 catequistas marcaram presença. Este momento de formação teve inicio com a oração da manhã na capela do convento.
“Hoje é um dia diferente para todos nós. É um dia diferente não pela data, pois não é um dia especial no calendário. Não há nenhuma festa marcada, memória, feriado nacional. Mas é um dia importante, pois estamos vivendo ele hoje. É um dia importante como todos os dias importantes são. E precisamos viver bem cada dia, pois cada dia é importante! Por isso, para preenchermos bem este dia, vamos iniciar a nossa manhã refletindo sobre a nossa missão enquanto cristãos e enquanto catequistas. E é Jesus quem vem encher cada vez mais esse nosso dia de bons pensamentos, palavras e ações. Jesus é o mestre que está conosco constantemente. Muitas vezes nós somos Jesus a sofrer e o irmão nos estende a mão para nos ajudar. Muitas vezes o nosso irmão é Jesus, e deixamos de ajuda-lo. Mas se ajudarmos ele, estaremos ajudando Jesus. Como podemos reconhecer Jesus nos nossos dias?” motivou Frei Gabriel no inicio da oração.
Em seguida, as palavras do Papa Francisco, que atualiza o Evangelho pela Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nortearam as reflexões durante todo o tempo de formação. Destaca-se aqui o primeiro parágrafo da mesma: