Na noite de sábado, dia 26 de junho às 19:30h, foi realizada a segunda live vocacional promovida pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) e os anfitriões da vez foram os frades do tempo da filosofia. A live foi transmitida diretamente do Convento São Boaventura em Campo Largo, PR, região metropolitana de Curitiba e contou com a colaboração do Santuário Frei Galvão. Essas lives têm como principal objetivo mostrar o cotidiano das casas de formação da província e, com isso, estimular novas vocações para a Ordem e para a Igreja.
Tendo sido conduzida por Frei Lucas Moreira de Almeida e Frei Franklin Matheus da Costa, ambos estudantes do 3° ano da filosofia, a live também contou com algumas participações especiais como Frei Samuel Ferreira de Lima, animador vocacional local e mestre do tempo da filosofia, Frei Vinícius de Oliveira Betim, do 1° anos da filosofia, e Frei Inácio Filipe Puto, do 2° da filosofia, que contaram um pouco da rotina de estudos e das experiências que a casa proporciona, além, é claro, de muita música, inclusive com a participação dos confrades angolanos que abrilhantaram a nossa noite.
A live também proporcionou aos frades a oportunidade de mostrar algumas pastorais e trabalhos desenvolvidos nessa etapa da formação como a pastoral hospitalar, que acontece no Hospital do Rocio de Campo Largo e na Santa Casa de Curitiba, a pastoral escolar, que acompanha os alunos do Grupo Educacional Bom Jesus e da FAE – Centro Universitário e a pastoral da comunicação, um programa na rádio que acontece em parceria com a Rádio Web Construtiva e que, hoje, é transmitido para mais de dez estações de rádio espalhadas pelo Brasil.
Aproveitando essa oportunidade, e sabendo que São Francisco sempre quis que os frades trabalhassem com as próprias mãos, nessa live vocacional foram elencados alguns trabalhos manuais que são contemplados nessa casa de formação, como a padaria, a produção artesanal de velas e de licores, bem como a horta que abastece a casa.
Aqueles que participaram do começo ao fim da live tiveram ainda a chance de participar, no final, de uma dinâmica misteriosa que consistia em lembrar a sequência de três objetos incomuns que apareceram no estúdio durante toda a live, interagindo com o Frei Bruno Almeida de Mello pelo canal do YouTube.
Frei Diego Atalino de Melo, Frei Ruan Felipe Sguissardi e Frei Leandro Costa Santos, lá do Santuário Frei Galvão, reiteraram o convite aos jovens que se sentem tocados a trilhar esse caminho e lembraram com carinho da alta do confrade, frei Marcelo Tadeu, ocorrida na sexta-feira.
Gratidão a Deus por esse momento que tivemos e a felicidade de compartilharmos um pouco daquilo que Ele nos tem dado a graça de fazer.
Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, ofm (texto)
Frei Bruno Gonçalves Cezário, ofm (fotos)