Avaliação N², Módulo I
A nossa avaliação N², do Módulo I, na Disciplina Metafísica, vai ser efetuada no 26-06-008, às 7:45hs – 11:15hs. Essa avaliação vamos realizá-la da seguinte maneira:
- No dia 12-06-008 foi entregue a tarefa de elaborar por escrito um pequeno trabalho a ser entregue no dia 26-06-008, entre 7:45hs a 11:15hs, juntamente com a prova que vai ser feita nesse dia no horário mencionado.0
- Esse trabalho feito em casa, mas entregue com a prova executada no dia 26-06-008 faz parte da avaliação N² e vale 4 pontos.
- A prova feita no dia 26-06 consta de três perguntas, valendo 2 pontos cada pergunta.
- O trabalho a ser feito em casa consiste em dizer mais ou menos em 1 ou 2 páginas, O que se deve compreender por substância, entendida como a categoria fundamental ou palavra-chave da metafísica substancialista, portanto da metafísica ou filosofia antiga, seja ela grega ou medieval. Se não for incômodo, favor digitar no computador. Mas se aceita também escrita à mão. Não se aceita o trabalho enviado por e-mail.
- A entrega do trabalho feito em casa deve ser feita juntamente com as respostas das três perguntas que constituem a prova efetuada no dia e no horário de 26-06-008, 7:45 a 11:15hs.
- Favor, pois, não esquecer esse término do dia e horário da entrega, pois, não guardar esse término de entrega equivale a não ter feito o trabalho.
- Para o trabalho feito em casa, pode ser consultado, seja o que for. Mas ao elaborar o trabalho, favor levar em conta o que através das apostilas, através das explicações das aulas, através do que você anotou nas aulas e tentou entender. E então dizer o que se deve e se pode entender por substância como categoria fundamental ou palavra-chave da metafísica substancialista. A avaliação da minha parte vai levar em conta se você tenta pensar o que estudou e dizê-lo de modo coerente. Se acaso você copiou do que leu ou encontrou nos programas de informação no computador, seja qual for a fonte, e ajuntou como um trabalho, favor citar a fonte, e argumentar e mostrar o que entendeu do que leu como o fio condutor do seu trabalho.
As três perguntas para a prova do dia 26-06-008, 7:45-11:15hs
Pergunta 1:
Discípulo: Como me tornar um sábio?
Mestre Chin: Boas escolhas.
Discípulo: Como fazer boas escolhas?
Mestre Chin: Experiência.
Discípulo: Como adquirir experiência?
Mestre Chin: Más escolhas.
Na filosofia distinguimos problema e questão.
Problema é dificuldade que surge dentro e a partir de uma colocação pressuposta, de uma posição determinada, definida. Aqui dentro do âmbito predeterminado da colocação que eu fiz ou outros fizeram, tentamos eliminar a dificuldade, resolvendo o problema. Questão é ação de busca, de procura, não a partir e dentro de uma posição pré-estabelecida, de pressuposição, de pré-conceito, mas na tentativa e tentação de ver cada vez mais claramente de que se trata. Quem está acostumado a usar a si somente para resolver um problema, só vê o que é útil para resolver e eliminar problemas. Para ele, despertar para a ação de busca e procura, na qual o que importa é ir para dentro da questão (intuição), se torna muito difícil.
Diante dessa diferença de observação na filosofia, entre problema e questão, como você interpreta a anedota do diálogo entre o discípulo e o mestre Chin?
Pergunta 2:
Dar a definição e subdivisão da filosofia que Christian Wolff dá e dizer quais são os objetos da metafísica geral e das metafísicas especiais. E dizer que diferença há entre res ou substância (metafísica antiga) e objeto (metafísica moderna).
Pergunta 3:
Comentar brevemente a definição de Novalis da metafísica, a saber:
A filosofia é propriamente uma saudade da pátria, um impulso para se estar em casa por toda parte.
Curitiba, aos 26 de Junho de 2008.
Hermógenes Harada