Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Eucaristia, sinal memorável do Eterno no meio do povo

31/05/2021

Frei Josiélio Oliveira da Silva, ofm.

A Eucaristia é o sinal memorável da presença de Cristo no meio de seu povo. Aquele que tantos nos amou, quis permanecer conosco de alguma maneira palpável, dando-nos força e coragem diante das tribulações e na humilde aparência do pão, torna-se sinal de gratuidade ao seu povo. O pão é o alimento mais humilde que se pode existir; está na mesa de ricos e pobres, está acessível, alimenta e fortalece quem dele come. A Eucaristia reflete bem esse cuidado de Deus por nós: por ela, somos configurados em uma mesma união com o Sagrado e nos tornamos cheio do alimento espiritual, que não se cansa de se doar, a cada dia, para que não nos sintamos abandonados por Ele. Também é um sinal ritual que lembra a morte e a ressurreição de Jesus, o Corpo e Sangue, transubstanciado no vinho e pão consagrados pela mão do sacerdote, “in persona Christi”.

Essa celebração, instituída oficialmente em 8 de setembro de 1264, e celebrada na quinta-feira após a Oitava de Pentecostes, sessenta dias após a Páscoa. Como memorial da Última Ceia do Senhor, mas também como concretude do amor de Deus por nós, nos faz reexperimentar a graça e a busca do cristão para a vida eterna. Cristo, no Evangelho de João, afirma essa graça ao dizer: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. Assim, a caminhada cristã só tem sentido quando a Eucaristia se torna o centro de sua vida, como uma profissão e renovação de fé diária.

Eucaristia vem do termo “reconhecimento, ação de graças” e com a renovação do sacrifício de Cristo, nos configura a Ele e nos faz experimentar o Paraíso ainda aqui na terra. Nas limitações que a temporalidade oferece, Jesus nos deixa um traço de eternidade e nos diz que seremos recompensados com as alegrias do Reino se seguirmos por ele, dando testemunho em palavras e ações. São Francisco de Assis, em seus escritos, coloca-nos diante desse Mistério “…assim também nós, vendo o pão e o vinho com nossos olhos corporais, olhemos e creiamos firmemente que está presente o santíssimo Corpo e Sangue vivo e verdadeiro. E desse modo, o Senhor estará sempre com seus fiéis, conforme Ele mesmo nos diz”. Francisco nos ensina assim que, esse Sacramento, é a ponte mais segura de encontro com Deus e consequentemente, com o Céu!

Que nossos olhos estejam atentos aos sinais de Cristo em cada Santa Missa e que, diante das coisas simples e humildes, nos pequenos atos cotidianos, saibamos enxergar a grandeza desse Deus Humilde, que se doa a cada instante simplesmente por amor a nós. Que a Eucaristia seja nossa força em tempos tão desafiadores… pés firmes no chão e o coração fixo em Deus!

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
free online course
download samsung firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course