Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro Provincial dos Secretariados para a Evangelização e a Formação e Estudos

14/04/2016

Frei Daniel Dellandrea e Frei Gustavo Medella

Durante os dias 12 e 13 de abril de 2016 estiveram reunidos na Fraternidade São Boaventura, em Rondinha, os frades que compõem os Secretariados para a Evangelização e para a Formação e os Estudos. O objetivo deste encontro foi o de pensar em conjunto formas de como se colocar em prática o Plano de Evangelização para este sexênio (2016-2021), aprovado no último Capítulo Provincial.

Ao abrir os trabalhos, o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, afirmou: “O Capítulo Provincial 2016 aprovou o Plano de Evangelização de nossa Província. Agora é tempo de sentar, planejar e organizar a prática deste Plano. Este é um encontro importante para a Província”. Em seguida, Frei Fidêncio recordou as três grandes prioridades do sexênio: 1. Aprimorar o Cultivo da qualidade de vida pessoal e fraterna; 2. Reforçar ações em direção a uma Província “em Saída” e articulada em suas cinco frentes de Evangelização; 3. Revigorar a Animação Vocacional. “Prioridade é aquilo que vem por primeiro, o que tem primazia. Algo que antecede sem desmerecer as outras coisas. Quando nós elegemos algumas prioridades de nossa Província, foram eleitas dentro de uma comparação. Em nosso Plano de Evangelização tudo é importante, mas nós elegemos três grandes prioridades que antecedem a todas as outras, que devem estar presentes em todo o nosso trabalho”, explicou.

Após a apresentação das Prioridades do Sexênio, o Secretário para a Formação e os Estudos, Frei João Francisco da Silva e o Secretário para a Evangelização, Frei Evaristo Pascoal Spengler, convidaram os frades a estudo em grupo para se aprofundarem no conteúdo do Plano de Evangelização, especificamente das partes que tratam sobre os Princípios (páginas 09-10), as Instâncias de Coordenação, Animação e Comunhão (p.11-12) e os Apelos da Realidade, da Igreja e da Ordem (p.13-27).

A partir de duas questões que nortearam a reflexão, os grupos fizeram observações relativas à importância da revisão do Projeto Fraterno de Vida e Missão das fraternidades, à necessidade de adotar uma postura de diálogo diante do pluralismo próprio dos tempos atuais, à superação do individualismo e do mau uso dos bens, ao cultivo do testemunho da comunhão através da integração entre as Frentes de Evangelização, à coragem exigida para que a Província dê o testemunho de uma Igreja em saída etc.
A dinâmica do segundo dia foi de reunir cada uma das cinco Frentes de Evangelização, a Formação e o Serviço de Animação Vocacional para que se reunissem separadamente, estudando as seções específicas do Plano de Evangelização, com a incumbência de definir um esboço de plano trienal, agendar as principais reuniões, elencar o que não poderia faltar no Encontro da Frente e organizar uma equipe para dinamização dos trabalhos.
No período da tarde foram apresentas o retorno dos grupos das Frentes em um primeiro momento no Plenário dos Secretariados (Evangelização e Formação) e em seguida em um Plenário Geral. Foram então aprovadas as datas para a realização dos Encontros das Frentes.
O Ministro Provincial Frei Fidêncio conduziu o final do encontro agradecendo os frades presentes neste encontro e também a Fraternidade Franciscana São Boaventura na presença do guardião Frei Jean Carlos Ajluni Oliveira pelo acolhimento e os serviços prestados. Para finalizar este primeiro encontro ampliado dos secretariados, solicitou aos frades uma partilha conclusiva sobre o encontro, onde foram destacados: A importância de pensar a Província como um todo, em contato direto com o Plano de Evangelização; A oportunidade de ter feito a leitura do Plano em conjunto com as cinco Frentes e a Formação; Se cada Frente tivesse feito o estudo separado não sentiríamos este espírito de comunhão; Gerou entusiasmo para dar passos concretos na leitura e conhecimento do Plano de Evangelização em nossas Fraternidades e a graça do encontro e da convivência entre os frades participantes.

Com o bom êxito deste encontro queremos louvar ao bom Deus pelo Plano de Evangelização de nossa Província que chega a nossas mãos e por este primeiro encontro neste sexênio dos Secretariados da Evangelização e Formação e os Estudos . Agradecemos as orações dos irmãos de nossas fraternidades e a disposição em servir. Mãos à obra.

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download samsung firmware
Download WordPress Themes
udemy paid course free download