Frei Daniel Dellandrea e Frei Gustavo Medella
Ao abrir os trabalhos, o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, afirmou: “O Capítulo Provincial 2016 aprovou o Plano de Evangelização de nossa Província. Agora é tempo de sentar, planejar e organizar a prática deste Plano. Este é um encontro importante para a Província”. Em seguida, Frei Fidêncio recordou as três grandes prioridades do sexênio: 1. Aprimorar o Cultivo da qualidade de vida pessoal e fraterna; 2. Reforçar ações em direção a uma Província “em Saída” e articulada em suas cinco frentes de Evangelização; 3. Revigorar a Animação Vocacional. “Prioridade é aquilo que vem por primeiro, o que tem primazia. Algo que antecede sem desmerecer as outras coisas. Quando nós elegemos algumas prioridades de nossa Província, foram eleitas dentro de uma comparação. Em nosso Plano de Evangelização tudo é importante, mas nós elegemos três grandes prioridades que antecedem a todas as outras, que devem estar presentes em todo o nosso trabalho”, explicou.
Após a apresentação das Prioridades do Sexênio, o Secretário para a Formação e os Estudos, Frei João Francisco da Silva e o Secretário para a Evangelização, Frei Evaristo Pascoal Spengler, convidaram os frades a estudo em grupo para se aprofundarem no conteúdo do Plano de Evangelização, especificamente das partes que tratam sobre os Princípios (páginas 09-10), as Instâncias de Coordenação, Animação e Comunhão (p.11-12) e os Apelos da Realidade, da Igreja e da Ordem (p.13-27).
Com o bom êxito deste encontro queremos louvar ao bom Deus pelo Plano de Evangelização de nossa Província que chega a nossas mãos e por este primeiro encontro neste sexênio dos Secretariados da Evangelização e Formação e os Estudos . Agradecemos as orações dos irmãos de nossas fraternidades e a disposição em servir. Mãos à obra.