Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comemorar é preciso

08/03/2021

 

Festejamos 150 anos da fundação da Congregação das irmãs franciscanas de Bonlanden. Seu fundador é Pe Faustino Mennel. Festejamos um fato passado de ontem, hoje. Festejamos. Quem festeja? Nós, os presentes, virados para o futuro. Futuro é o tempo que há de vir, mas que ainda não chegou! Que sentido tem, nós virados para o tempo que ainda não chegou fazer festa, olhando para o passado que já se foi, nesse instante fugaz, de hoje, por um dia, mais dias, semanas, meses, por ano inteiro de 2005, nesse ano jubilar?

Por que festejamos o passado? Por que o que aconteceu no passado, a vida e a morte do fundador, o nascimento da congregação e suas obras, ainda permanecem, tem sentido ainda hoje e provavelmente possui perspectiva para o futuro em várias formas e atuações.  Em quais formas e atuações? Por quanto tempo? Com que ânimo? Quanto mais longínquos estamos do querido ponto do passado que é nosso, afundados que estamos até o pescoço nas vicissitudes da luta, fracassos, conquistas da comunidade humana a que pertencemos hoje, sentimos o peso do tempo, os desgastes, mas também euforias, que de quando em quando nos alevantam por um tempo, nas revitalizações e retomadas, e nos orientam bem ou mal, de alguma forma, para o vigor originário fundacional. É necessário, portanto, crer que comemorar o passado tem sentido e validez. Mas… é necessário, mesmo? Em que sentido? Se se tratar de necessidade premente, não temos prioridades mais urgentes? Aumento das vocações, tanto numérica como qualitativamente, maior ânimo e clarividência na formação, tanto inicial como permanente, consciência e pertença mais adulta e engajada em formar a colaboração mútua e mais responsável como uma congregação de pessoas livres, adultas, consagradas a uma grande causa, despertar para uma espiritualidade vigorosa e evangélica, que realmente dá clareza e força para crescimento no carisma e na missão de uma congregação etc. Mas, precisamente, para revitalizar-nos, para re-cordializar-nos numa retomada intensificada e concentrada da nossa vocação evangélica, do nosso carisma fundacional, da nossa missão, é que estatuímos, estabelecemos os anos jubilares dentro das ordens e das congregações. Nesse sentido, comemorar é preciso.

A expressão comemorar é preciso é plágio da conhecida expressão navegar é preciso. A expressão foi usada por vários autores, no decorrer da História. Costuma-se atribuir a Pompeu (106-48 a.C.) a sua autoria. Em latim soa: Navigare necesse, vivere non necesse, navegar é necessário, viver, não. E a historiografia nos diz que em 90 a.C., Roma, dominada por uma série de ditadores militares (Sula, Pompeu e Júlio César), começou a tornar-se um centro poderoso de expansão territorial, na vontade de ampliar o poder romano no Mediterrâneo. Essa necessidade e a ambição dos generais criaram a urgência de novas conquistas e da expansão do império ultramarino. A dinâmica da expansão de conquista teria então tomado forma na expressão: navigare necesse, vivere non necesse.

Fernando Pessoa usa a expressão numa de suas poesias intitulada Navegar é preciso. E diz:

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:    

“Navegar é preciso;  viver não é preciso”.  

Quero para mim o espírito desta frase, 
transformada a forma para a casar como eu sou:  

Viver não é necessário;  o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.  

Só quero torná-la de toda a humanidade; 
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.  

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue 
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.  

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

É necessário, é de necessidade; é preciso, é de precisão. Na expressão comemorar é preciso há duas coisas a considerar com precisão. A primeira é: em que consiste a precisão ou exatidão da compreensão de que se trata, quando se fala da necessidade de comemorar e recordar, para poder ter esse quilate de necessidade, da qual fala a poesia de Fernando Pessoa? A segunda: O que fazer, individual-pessoalmente e comunitariamente, quando a minha, nossa, tua, sua instituição, enraizada numa fundação que tem por chão o carisma e a missão de um Deus Humanado, chamado Jesus Cristo – seja quem for o  mediador desse carisma e missão –, participando da epocalidade hodierna, onde sentimos cada vez mais crescer o deserto misterioso da perda de sentido de todas as coisas, não se percebe tocada pela ausência da necessidade da precisão nem da precisão da necessidade de re-cordar, i. é, retornar à cordialidade nasciva, na qual alguém como São Francisco, Santa Clara, Pe. Mennel, repetia, a cada in-stante, a cada dia, por semanas, meses e anos, sim a cada momento por toda a sua vida:

Viver não é necessário;  o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.  

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue 
o propósito de engrandecer o Reino e contribuir
para a construção da nova humanidade.  

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Comemorar é preciso. Talvez seja essa a forma vitae da Raça cristã denominada Congregação das Irmãs franciscanas de Bonlanden, que está em júbilo e em jogo, nesse ano jubilar da memória primordial.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
udemy free download
download samsung firmware
Free Download WordPress Themes
online free course