Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm
Frei Gabriel Dellandrea, ofm
A grande maioria dos jovens espera a sexta-feira com muita ansiedade, pois logo virá o final de semana para se divertir e ter um tempo livre para descansar. Entretanto, para os jovens estudantes da FAE – Centro Universitário, na sexta-feira (03/06), a expectativa era bem outra. Na verdade, eles se preparavam para mais uma experiência de saída, juntamente com a Pastoral Universitária da instituição, onde iriam ir ao encontro do outro. Desta vez, na CMEI (Centro Municipal Educacional Infantil) Jardim Alegre.
Como o próprio nome do Centro Educacional já diz, o local transformou-se num Jardim Alegre, pois os estudantes da FAE organizaram excelentes atividades para as crianças, e todas as brincadeiras e jogos foram no pátio da escola. E tão logo a expectativa de encontrar as crianças foi superada por risos, danças, histórias, brincadeiras e até espadas… de bexiga de ar é claro.
Assim, cada jovem pode fazer uma experiência de verdadeiramente se cansar. As crianças não pouparam energia e brincaram à vontade. Mas o cansaço teve sua retribuição, que superou qualquer motivo de reclamação: um sorriso sincero, um abraço apertado, uma felicidade que transbordava os olhos puros das crianças.
Dessa forma, uma sexta-feira de atividades onde busca-se a felicidade do outro é uma grande marca na história de cada participante das atividades da Pastoral. O sair de si e ir ao encontro do outro é exigente, mas abre uma perspectiva totalmente humana: o outro, antes de passar por indiferente, torna-se um irmão! Deus seja louvado!
“A cortesia é uma escola de sensibilidade e altruísmo, que exige que a pessoa cultive a sua mente e os seus sentidos, aprenda a ouvir, a falar e, em certos momentos, a calar.” (Papa Francisco)