Entre os dias 2 a 4 de novembro, os frades estudantes da etapa da Filosofia, residentes no Convento São Boaventura em Rondinha, realizaram seu retiro anual, tendo como pregador Frei Miguel da Cruz, vigário paroquial e animador vocacional da paróquia de São Francisco Solano de Curitibanos-SC.
O retiro, intercalou momentos de deserto, partilhas e reflexões sobre escritos franciscanos, entre outros sugeridos pelo pregador, como o texto base do Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores, ocorrido este ano em Nairobi, Quênia.
Ao introduzir a temática e ao longo de todo o retiro, frei Miguel fez um convite para que cada frade examinasse sua caminhada pessoal, desde o despertar vocacional, passando pela integração da própria história, das experiências e dos projetos de vida individuais, convergindo para o modo de ser frade menor em fraternidade. Neste sentido, pôde-se avaliar quais passos estão sendo dados e quais podem ser dados na direção de uma melhor vivência da Minoridade Franciscana, enquanto lugar de encontro e comunhão, como sugere o tema do Capítulo Provincial.
O exercício constante da misericórdia e do perdão, diante de nossas misérias e fragilidades. O exercício da diaconia, presente na dedicação gratuita e generosa aos confrades e à comunidade, a opção pelos mais pobres, o testemunho, o profetismo, a radicalidade evangélica, o cuidado com a casa comum, o desapego, a gratidão, e tantos outros modos de ser menor “em relação”.
Durante estes dias, Frei Miguel também presidiu as celebrações de Finados na sexta-feira (2/11) e de Todos os Santos no Domingo (04/11), dia em que também comemoramos seu aniversário natalício, num animado recreio, juntamente com os frades estudantes e a fraternidade permanente.
Os frades estudantes agradecem a disponibilidade de Frei Miguel, bem como sua dedicação na condução deste importante momento de nossa caminhada. Também, pela oportunidade de comemorarmos o dom de sua vida. Pedimos a Deus que sempre mais o ilumine e lhe conceda alegria, fé, esperança, coragem para continuar anunciando a boa nova do Evangelho de Cristo por palavras e obras e a perseverança para seguir adiante, sendo sempre este instrumento de Paz e Bem!
Frei Rodrigo J. Silva