TEMAS FRANCISCANOS, é o titulo desta apostila de espiritualidade franciscana[1].
Tema é o que se torna importante e fica de pé na minha busca, de tal maneira que a minha busca se torne de alguma forma como a de São Francisco de Assis, retratado no Sacrum Commercium (Cf. Prólogo 8-9) como alguém que começa a viver ‘necessariamente de coisas celestiais, de tal sorte que não cuida de coisas terrenas’; ‘a degustar já neste exílio as doces migalhas que caem da mesa dos santos anjos (Cf. Mt 15,21-27)’; ‘de tal sorte que renuncia a todas as coisas terrestres, considera tudo como esterco (Cf. Fl 3,1-8); para merecer degustar quão doce e suave é o Senhor (Cf. 1Pd 2,3; Sl 33,9; 99,4). Dai, o ‘franciscanos’ dos temas.
Talvez tais reflexões sobre estes temas franciscanos podem não ter nada a ver com o espírito de São Francisco e de seus verdadeiros seguidores. Talvez estas reflexões não passem de pensamentos piedosos e edificantes, certamente válidos, mas apenas como uso caseiro. Por outro lado, porém, é uma tentativa e tentação de dizer de um jeito muito pouco especializado, mas presumível e pretensiosamente franciscano, o que poderia ser importante para quem gosta da espiritualidade franciscana.
A fim de dar à apostila um caráter de conjunto, os temas foram agrupados ao redor de cada um dos Capítulos das Constituições da Ordem dos Frades Menores Conventuais, a saber, evangelho, formação, oração, fraternismo, apostolado, governo.
[1]Na realidade se trata de uma coletânea de artigos de Frei Hermógenes Harada, OFM, elaborados em circunstâncias e ocasiões diferentes, formando cada qual um todo. A Introdução, A Conventualidade e a Conclusão, são compilações feitas por mim a partir de falas dele, colhidas aqui e ali em anotações.