Do que fala?
Todos temos interesse que a Vida Religiosa Franciscana chegue a ser manifestação aos homens de nossa identidade.
Qual é o modo de ser contemplativo franciscano? Como fazer aparecer a Contemplação em nossa tarefa? O que é o cultivo da interioridade? O que devemos fazer para deixar ser Deus a fonte de nossa identidade? O que significa a nossa fala? De que identidade os textos falam? O que é preciso cultivar para assumir nossa tarefa essencial?
Trabalhando o texto: O coração voltado para o Senhor – As recomendações da comissão sobre a dimensão contemplativa (Frei Sérgio).
Como e qual é a tarefa de sermos homens espirituais?
Pág. 6. na 1ª frase mostra que todo o homem busca vida interior; procura realizar a busca de Deus em sua vida; pois é o sentido da totalidade para sua vida. Daí o cultivo de interioridade. A fé constrói a partir de todo esse interesse que todos os homens têm.
Na 2ª frase mostra que à 1ª vista vivemos o mundo pragmático e que as pessoas se estruturam neste nível.
Na 3ª frase mostra a contemplação no nível natural. Existe em nós um sentido mais profundo a ser buscado, mostra a pulsação da vida. Busque para além da superficialidade, é a experiência da totalidade. Só a desenvolvemos com uma decisão livre. Só cresce com busca livre, é convocação para maravilhar-se dessa transcendência que movimenta tudo e dinamiza o sentido mais profundo da vida.
Cultivando a interioridade (rezar 2 horas por dia) nos leva a viver melhor. É segredo de vida. Aqui existe algo fecundo que faz aparecer uma vida plena de sentido.
É necessário ver o coração das coisas; o interior, até compreender de que se trata. Comece a intuir e admirar. A contemplação supõe uma introversão. Gostar de um trabalho que exige silêncio, recolher-se. Todos têm que trabalhar o faro interior das coisas, que exigem silenciar e trabalhar.
Precisamos cultivar o homem interior. Ex.: Gostar de ler salmos que manifesta o sentido valioso que a vida espiritual tem. Armazenar tempo sobre textos que nos dão sentido para a vida. Guardar energia para a vida interior.
Olhar bem, observar, ver passo por passo, com humildade.
Holística = aproximar-se da totalidade, e não apenas de modo parcial. Saber num diálogo entrar no novo, que de repente nos aproxima da fala política. Difícil para nós é sacar o lado poético da coisa. Deixar o lado poético da vida vir à tona.
Ex.: Ler um salmo até que venha à tona a fala poesia.
Assim, o nosso olhar interior vai crescendo, devemos trabalhá-lo sempre mais. Maravilhar-se com o inesperado do outro, da doença, isso faz com que nosso relacionamento se renove.
Os drogados, no fundo eles buscam uma experiência holística, global. Buscam um sentido pleno, mas através de técnica inadequada, a droga.
Nossa época toma muita droga, porque essa experiência holística é vazia, este momento de deslumbramento, e uma intencionalidade viva, saca das coisas mais comuns esse olhar profundo.
O que levou a humanidade a falar do fundamento da existência? O fundamento o homem mesmo vai ter que buscar. Francisco para onde se direciona?
Não viva só no imediato e sem fundamento. Ter um olhar interior que perpassa toda a existência. Uma pessoa que tem bom fundamento não se deixa enganar ou derrubar.
Ter fato para a interioridade, que o espírito tenha ressonância em nós. É necessário uma solidão criativa, vigorosa, não é afastamento dos homens, mas é trabalho promissor. É serenidade de vida, ativa, disposta para o inesperado. É necessário personalidade própria, capaz de doar-se generosamente aos outros, personalidade rica espiritualmente.
É necessário peso no ser. Que peso é esse? Não correr atrás de modas, mas serenar, escolher o que nos pode alimentar bem e não ter uma espiritualidade de verniz superficial.
Saber renunciar a certas coisas para que algo substancial possa crescer em nós. Não viver como curioso, mas querendo ver o peso da coisa, ponderar mais. Tempo e lugar de silêncio. Dispensar audiovisuais inúteis, dispersivos.
* Trabalhe com paixão e acerto, aperte o cinto e vá crescendo. Existe muita coisa que não constrói e rouba energias, agora se for filme que constrói, vai de acordo com nossa busca. Discernir espiritualmente.
Texto do Mestre Eckhart nº 4
1ª fase: Indica um deixar muitas coisas para que algo de positivo possa ser, o projeto positivo. Renúncia tem algo direcionado ao projeto positivo. Deixar que o projeto nos seja concedido. Encontro com a identidade, é Deus que se manifesta.
Quanto mais soubermos renunciar, mais compreenderemos onde se manifesta nossa identidade. Lute para que no tempo oportuno, Deus venha a se manifestar, o positivo aconteça. Poucos têm consciência disso e mantém ideias erradas.
A caminhada espiritual tem um projeto positivo. Vamos caminhar 4, 5 anos, seja perseverante. Manter-se em forma, em formação continuada.
Não use a prepotência humana, quero isto, não quero aquilo, mas aprender a renunciar e a deixar-se conduzir. Uma existência pode passar a vida com fundamento, ou sem fundamento e ficar sem a marca do vigoroso. É necessário expor-se a um confronto maior. Ter a marca do rosto de Deus. Se Deus entra, muda o registro da soberba, de prepotência para o humilde servo pobre de Deus.
Aprender a crescer na experiência de ser conduzido. A vida não é só determinação, mas ser conduzido. Se somos reverentes diante de Deus, ele nos dá muito mais do que penso. Sou conduzido pela existência da fé. Acolher tudo da mão de Deus com gratidão.
Captar com amor o inesperado que vem da mão de Deus e deixar que ELE se manifeste. Deixe Deus ser na sua vida. Que sua manifestação aconteça cada vez mais no sentido pleno. Deixar-se conduzir para o encontro com Deus, por um convite inesperado e misterioso do próprio Deus. Deus entra em ti com tudo o que ele tem. Entra ou não deixa entrar, fechamento. O nó do eu não pode ficar solto, senão ofusca o caminho da experiência de Deus.
Condição para a experiência, que te despojes completamente de ti mesmo. É preciso total disponibilidade, estou para o que der e vier. Disposto para o encontro com Deus.
Todos nós que seguimos a Jesus Cristo devemos ter disposição virginal, virgem sábia, mas não faça disso dogmatismo, seja mãe, cuide da vida, cuide do que der e vier.
Não deixe o projeto de tua vida ao bel prazer do teu eu. Escute, e abra-se ao Senhor.
Ninguém é desculpado por não ter recebido formação. O nosso fazer deve nascer da essência, produto e fruto do sentido da vida.
Para ser santo, não basta fazer mil e uma obras, que podem ser vaidade. O ser não é um ser vago mas devemos crescer na substancialidade, na densidade espiritual, quem cresce aqui, as obras são decorrência, não deixe de fazer o trabalho essencial de ser. És tu justo? Então tuas obras são justas!
Ser justo, firme, reto e nisso irás tornar-te substancial, tudo o que fazes, será expressão límpida dessa identidade. Aqui a pessoa tem disposição de expor-se ao Senhor, de onde recebemos nossa identidade, é necessário abrir-se cada vez mais ao encontro com o Senhor.
Somos escultores de nossa identidade espiritual. O escultor trabalha numa inspiração e se coloca na abertura e disponibilidade de captar essa força que não sabe se dá conta; aqui surge a obra original. Lança-te no trabalho limitado, faça-o com respeito, para que brilhe em nós mais forte essa força de Deus.
* Na medida em que formos santos, santificaremos nossas obras. Isto é termos uma natureza mais elevada. Tudo é trabalho de santificação.
Senão, tudo o que faz não dá em nada, é sem grande significado.
Tenha essa ambição de querer trabalhar muito na grandeza espiritual, no projeto interior. Essa é tarefa espiritual, é o modo de como se construir. Coloque todo o empenho em ser bom; no sentido radical de ser bom. Sede bons como vosso Pai do céu é bom; não é só no nível moral. Buscai a clarividência de Deus, a compreensão grande como Deus é, buscai compreender bem como Deus compreende, isto é uma tarefa.
Ser bom, compreender tudo com grande diferenciação, límpida identidade de Deus. Disposta ao que Deus me quer inspirar.
Ser coerente ao que vem do encontro do Senhor. Chegar a uma grande transparência.
Ter um sentimento profundo de reverência e pertença ao Senhor, esse é segredo para que nossa vida seja transparente. Se aqui eu for indolente, não haverá um perfazer-se bom; a pessoa se arrebenta. Abrir-se e expor-se a Deus, senão perde a nitidez e começa se ofuscar.
O fundamento – De que se trata? O que entendo? Tenho ideia vaga? Seja mais radical na escuta de quem é Deus, e como ele se revela. Seja atento.
Tenho que rever sempre as minhas posturas.
Quando alguém entra pra valer na experiência religiosa, a pessoa pega embalo e o próprio embalo exige renúncias. Buscar bom enraizamento é da experiência cristã. A renúncia é de esvaziar-se, mas é dirigido para um projeto positivo. Deixe-o vir à manifestação límpida e suave, para que algo nos seja dado e possamos receber e ser renovados.
Renovação e experiência de um transcendente cria um vazio, não é patinar no vácuo, mas é a maneira própria como o transcendente é buscado. Buscar peso de ser. Ter um grande ser, densidade espiritual.