Introdução (tema preliminar)
O que é formação permanente? Usualmente dizemos que é a formação que vem após a inicial, feita através de cursos, recauchutagem, mas essa ideia, esse modo de pensar quase todas as congregações já estão abandonando.
A formação permanente é a formação essencial de todos os membros da congregação. Vem em 1º lugar. É como o leito do canteiro, e a formação inicial é o que plantamos em cima, não tem nada a ver com aggioramento, recauchutagem.
Para cada um de nós, a formação religiosa deve estar no pique a vida toda. Ela tem estrutura de total disposição de fé, do começo ao fim é “Fiat”. Não é algo de piedade, mas é o que queremos, buscamos, estudamos, aprendemos e assimilamos.
Toda a vida de São Francisco era um corpo a corpo, um jeito real, concreto, cotidiano. Por isso que São Francisco não tem método de oração. Não tem esquema. É encontro de amor. Você já viu, alguém dar método para as pessoas namorar, noivar, casar? É questão de encontro humano, de amor. Mas esse encontro traz realismo concreto, é real. A forma que surgir aqui deve brotar dessa experiência de encontro. A forma tem que ser adequada a esse estilo de corpo a corpo, de envolvimento. Então o cotidiano começa se tornar forte, corpo a corpo, isto é grande escola. E não lugar de sobrevivência, mas é minha possibilidade.
Por isso, os franciscanos não têm muito diretor espiritual, mas tudo o que vem ao encontro é diretor, vamos nos confrontando corpo a corpo com o cotidiano. Da experiência surge obra que começa tomar configuração. O cotidiano é a grande escola de crescimento, surgiram grandes santos que nasceram desse confronto corpo a corpo.
Formação permanente é base, onde cresce a formação inicial.
Você vê e entende: Levantar, rezar, laudes, missa, meditação como formação? Por que o cotidiano não é formação?
É importante compreender a formação no cotidiano. Esse cotidiano se torna escola, lugar de pesquisa, lugar de estudar e ficar iluminado. O cotidiano é o melhor texto de estudo. Frei Egídio é mestre nisto. Mestre Eckhart também. Ele é de influência franciscana. Não é sofisticado, é nítido. É um místico. Mística é encontro. Ir direto no imediato, aprender direto no cotidiano.
Texto nº 11: O que o homem deve fazer quando é privado de Deus e quando Deus se esconde.
Este texto e toda mística de mestre Eckhart, acentua bem a vontade, o querer, a liberdade humana.
Investigue o que é vontade boa? É vontade pra valer, madura (não é questão de índole boa, mas de busca).
1ª frase: Deves também saber que a boa vontade jamais pode perder a Deus…
A boa Vontade é o próprio Deus.
Se você tem vontade boa é igual a Deus. Seja como for a vontade de Deus. Se você a quer fazer e faz isso é bom.
Não temos momentos em que Deus nos abandona, que vem o tédio, nos falta o gosto? Mas você já teve experiência em que Deus esteve bem presente em sua vida? Em que você esteve bem embalado?
Aqui no texto, Mestre Eckhart está explicando algo para a pessoa que está na aridez.
Como é o seu relacionamento com sua vontade? És desleixado? Mole? Força? Tem vontade desgastada? Se você não está querendo, perde o pique da busca, fica de língua para fora, desgasta, entra no stress.
Você é pessoa que está continuamente construindo sua vida sobre gosto e não gosto?
Ter vontade pra valer, é ser imagem e semelhança de Deus, e nunca perder esse pique.
Se você tem interesse mesmo não interessa se sente ou não. Nós desanimamos porque construímos em cima do sentir e não em cima da vontade. O querer é diferente do sentir. Hoje o mundo está construindo tudo em cima do sentir.
Recorde, lembre, os pontos altos de sua vontade, onde teve uma disposição danada. Lembrar e estudar esses momentos. Porque, quando não sente Deus como quando esteve em plena disposição, no ponto alto. Estudar e recolocar-se nesta disposição. Sentir e dispor-se são duas posturas diferentes. Estar bem disposto, na boa vontade.
Não repita coisas sem pensar. Quando você não está de boa vontade, alerta-se e faça bem como quando esteve de boa vontade. Estudar, estudar e fazer. Não seja sentimental e de pavio curto.
Fique forte, clarividente e perceba bem o que é querer mesmo, isso você só consegue experimentando mesmo. Recorda aquela sua experiência de boa vontade e retome o caminho. Vontade assim nunca perde a Deus, porque é o próprio Deus, mas pode perder o sentir (este vai e vem).
Sentir, gostar, não é querer, porque quando este acaba a pessoa larga. Agora se for querer, continua sempre em todos os momentos; é: eis-me aqui!
A única coisa que eu posso dar a Deus é esse querer. Pois não, dou meu sim, quero!
2ª Parte da frase: A gente deve procurar em Deus qual é a sua amantíssima vontade.
Vontade de Deus – é no sentido de executar a vontade de Deus, do outro? Ou é outra coisa?
Deus quer algo de mim, isso eu sei. O que Ele quer de mim, eu quero. O que quer de mim é o melhor que tem. Senhor, quero ser o que Tu queres. Pegue carona neste querer. Dê um salto e toma carona na vontade de Deus. Não peça que Deus faça o que você quer.
Grude em Deus, faça a vontade dele. Não viva em conflito com a vontade de Deus, grude nele. Cole em Deus, então de dentro, do fundo de sua alma, você começa compreender.
Renunciar a nossa vontade. Isto é ter vontade aberta, abrir-se, não apegar-se a isso e aquilo.
Renunciar abrir a sua vontade, escute o elã e entre ali dentro. Em vez de renunciar, abre-se. Senhor, que querer que eu faça? S. Paulo pergunta, e abriu-se para escutar e acolher o que o Senhor manda, quer, pede.
Renunciar-abrir-se! Despojar-se, deixar que a vontade seja o que originariamente ela é. O perigo é endurecer-se, o endurecimento da própria vontade.
Vítima, o que é? É oferecer com toda a alegria o melhor que tem. Não é sacrificação.
Fazer tudo segundo a vontade de Deus é grudar nele, é tudo. É ação! Mestre Eckhart mostra um caminho total, eficiente, ele mostra a atitude, a postura total frente a Deus.
Senhor, sei que o que Tu queres é o melhor que tem, deixe-me tomar carona no teu querer e fazer o que Tu queres.
Eu desconfio que o que eu quero não é lá grande coisa, ensina-me Senhor, o que tu queres.
3º Parágrafo do nº 11 (Tradução melhorada)
“Encontram-se poucas pessoas que não gostariam, que com elas assim fosse, de tal modo que nisso sentissem uma grandeza, e elas gostariam ter o modo e o bem. Tudo isso nada mais é do que vontade própria.”
Todos gostariam de ter abertura da vontade e sentir grandeza e ter o modo e o bem.
Mestre Eckhart diz que isso é resto de egoísmo.
Ele ensina: Diga ao Senhor Deus, quero o que Tu queres e não se distraia com outra coisa. Concentração total na vontade de Deus, não deixa entrar outros interesses.
O que é querer pra valer?
Querer não a vontade da gente, mas querer o que Deus quer. Como e na medida do que Deus quer.
Esse modo é vontade boa, total disponibilidade. Sei que Deus é o melhor administrador do meu bem. Deixo Deus agir em mim. Não ensine o Pai Nosso ao Vigário, não manipule Deus.
“Sem vontade própria” – não veja como renúncia, isto é como sacrificação do pedaço que agarrei para mim, não, mas abertura. Confie, Mestre Eckhart, mostra um caminho concreto, reto, simples, grande, real, bom, a boa vontade.
Deus sofre – é a perfeição dele. Todo sofrimento causado ao ser humano, Deus sofreu primeiro. Quem sofre mais com toda a injustiça, com toda a dor é Deus. Deus é vítima.
Deus nos amou tanto, que nós somos Ele, e sofre em nós. Ex.: A mãe que ama muito seu filho sofre se fazemos o mal a seu filho ou se esse tem dor.
Deus amou tanto os homens que lhe mandou seu filho primogênito para salvar-nos.
O sofrimento no mundo é sofrimento de Deus, tem uma dimensão de mistério de Deus. Não simplifique a questão. Se sofres, participas do que Deus está sofrendo. Abre-se!
Não leve conotação de que está se sacrificando, mas abrir-se, liberar-se, desintoxicar-se, pessoa assim se dispõe que o próprio Deus seja sua vontade, que o nosso querer seja o querer dele. Ele e eu somos um!
Então o sofrimento que tenho tem valor infinito, pois Jesus Cristo sofreu antes do que eu.
Ser “Fiat”! Que tal se fazer a vontade de Deus tem esse jeito, isso é entender o Deus de Jesus Cristo, o Deus cristão. Talvez é isso que São Francisco diz seguir Jesus Cristo crucificado.
A Teologia da dor de Deus – O Frei Prudente desenvolveu uma tese sobre este tema.
Ler e meditar sobre o sofrimento, não conforme Jó, pois é Antigo Testamento, aqui ainda tem resignação. Jesus Cristo trouxe outro sentido. Tudo o que sofremos, Deus sofreu antes. Ele sabe o que significa sofrer, aqui tem um segredo infinito. Quero participar desse segredo de Jesus Cristo.
Fique contente de sofrer o que Jesus Cristo já sofreu e entender o que significa o sofrimento no mundo, participar com Jesus Cristo na redenção do mundo.
Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Jesus Cristo (Deus)!
Ex.: Se faço boas obras e fico orgulhoso. Não jogue fora as boas obras, mas jogue fora a ratazana orgulho.
Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, Santo Agostinho diz “Sim”, até o pecado. A Bíblia não nos diz: feliz culpa que nos trouxe tal Salvador?
O Mestre Eckhart tem um modo de ser limpo, que varre, ele tem bom espírito, em lendo abre o coração da gente. Ele nos ensina a ter uma só vontade, a de Deus. Dá cuca legal e brilho evangélico. Se você entender e assimilar bem isso, você conhecerá Deus, o modo de ser “FIAT”, o modo de ser do Espírito do Senhor e seu santo modo de operar.