Visita à Fortaleza da Marinha e honras de oficiais recordam carreira militar de Santo Antônio na abertura da Trezena

27/05/2023

Nem todo mundo sabe, mas Santo Antônio de Pádua, conhecido mais popularmente como o “Santo Casamenteiro”, também se destacou na carreira militar. Embora nunca tivesse se alistado em qualquer força de guerra, foi reconhecido como poderoso protetor contra os ataques adversários, tanto em Portugal quanto no Brasil. Recordando este vínculo entre o santo português e a vida militar, a 341ª Trezena do Convento Santo Antônio será aberta com a visita da imagem peregrina à Fortaleza da São José e a outras dependências da Marinha localizadas no Centro do Rio de Janeiro.

No dia 31 de maio, início da Trezena, a Imagem Peregrina sairá do Convento, no Largo da Carioca, às 8h30, de onde segue, escoltada por batedores motorizados da Marinha até a Fortaleza de São José e o Complexo da Ilha das Cobras, onde será recebida com honras militares. Haverá ainda um momento de bênção e oração pela cidade do Rio de Janeiro e por todos os militares. Depois, a imagem retorna ao Convento, onde será recebida pela Banda dos Fuzileiros Navais. Logo em seguida, começa a missa de abertura da Trezena que, neste ano de 2023, tem como tema: “A vocação de Santo Antônio, exemplo de entrega a Deus”.

Segundo o Capelão chefe da Marinha, Frei Odécio Lima de Souza, um dos organizadores da visita, esta tradição começou ainda em Portugal, antes da expansão colonial, quando o santo foi instituído defensor daquele país. Ele já chegou Brasil com esta incumbência: defender esta terra e sua gente. Quando sua imagem e relíquia visitam a Fortaleza de São José, ele novamente se reveste deste título”, explica o capelão. Frei Odécio recordou ainda dois episódios quando, em 1710, a tradição atribuiu à interseção do Santo a defesa do Rio de Janeiro de uma tentativa de invasão francesa.

Estes episódios deram origem a devoção a “Santo Antônio do Relento”, nome carinhoso que os cariocas deram à Imagem que fica na fachada do Convento sempre junto a uma lâmpada permanentemente acesa. Graças a estes prodígios, Santo Antônio, recebeu, do Império, patente militar, recebendo soldo de Tenente-coronel até abril de 1911. Para Frei Odécio, receber a imagem da Fortaleza da Marinha não significa apenas “recordar os milagres do passado, mas ainda hoje suplicar nesse lugar a proteção e a defesa de nosso amável Santo Antônio sobre o povo dessa cidade que clama por Paz e segurança”. A trezena de Santo Antônio será aberta no dia 31 de maio e segue até o dia 12 de junho, véspera da Festa do Santo, com ampla programação comemorativa.

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy course download free
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free

Conteúdo Relacionado