Aos pés do Cristo Redentor, só gratidão

13/06/2023

As festividades a Santo Antônio não se limitaram ao Largo da Carioca, onde está o Convento Santo Antônio. O Vigário Provincial, Frei Gustavo Wayand Medella, voltou ao Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor para celebrar a Eucaristia e agradecer pelo bom êxito da Caminhada Missionária da Imagem Peregrina do Padroeiro na cidade do Rio de Janeiro.

A mudança do tempo cobriu o Cristo Redentor de nuvens e uma garoa recebeu o frade no início da celebração, às 11 horas. Frei Medella teve como concelebrante Padre João Damasceno, do Santuário Cristo Redentor.

Na sua homilia, Frei Medella se deteve no tema do “sabor” para “tentar descrever o sabor desta visita hoje que estamos celebrando no dia de Santo Antônio aqui no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor”.

Frei Medella explicou que o primeiro sabor é de gratidão. Ele, então, descreveu todo o percurso missionário da imagem de Santo Antônio, a partir de 31 de maio, visitando lugares mais variados da capital, começando pela Fortaleza da Marinha. “Santo Antônio foi recebido lá com honras de general porque, na história do Brasil, ele recebeu o título de tenente coronel do Exército. Foi atribuída a ele a intercessão na defesa do Rio de Janeiro contra uma invasão estrangeira. A tropa recorreu a ele e saiu vencedora.  Ele recebeu esse reconhecimento”, contou o frade, explicando que depois a imagem passou na Fortaleza São José.

“No dia 1º de junho passamos na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa; no dia 2, estivemos na Federação do Comércio; no sábado, houve uma campanha de adoção de animais no largo da Carioca; no domingo, ela foi ao Mosteiro das Concepcionistas, depois à Casa Franciscana, próxima da Central do Brasil, quando esteve no almoço servido à população em situação de rua; na segunda-feira, a imagem foi a Rádio Catedral; na terça-feira visitou o quartel da Polícia Militar e dos Bombeiros; quarta-feira foi recebido pelo Prefeito Eduardo Paes no seu gabinete; quinta-feira foi na Igreja São Francisco da Penitência; na sexta-feira, Santo Antônio foi no Hospital Souza Aguiar; no sábado, fez carreata pelas ruas do centro do comércio, o Saara; domingo veio ao Cristo Redentor, foi ao Mosteiro das Irmãs Clarissas e à Comunidade da Rocinha, onde está a Fraternidade Nossa Senhora da Boa Viagem; e, na segunda, esteve no Palácio Guanabara com o governador Cláudio Castro e encerrou a peregrinação no Instituo Nacional do Câncer (INCA)”, descreveu Frei Medella.

“Tivemos belos dias de céu azul. Foi um momento de graça pela pontualidade e pelo carinho com que fomos recebidos nos lugares em que estivemos. Por isso, tem sabor de gratidão. E não tem lugar melhor para agradecer do que aqui aos pés do Cristo Redentor”, explicou.

 

Segundo ele, o segundo sabor é o de retribuição pela boa acolhida no Santuário do Cristo Redentor. “Fomos bem recebidos pelo Pe. Omar, pelo Pe. Damasceno e por toda a equipe, pelo nosso amigo Leonardo, pela Tininha. Nos recebem tão bem que sentimos impelidos a vir aqui hoje. No dia de Santo Antônio, com tanto movimento e demanda no nosso Convento, nós fizemos questão de estar aqui também para agradecer aos nossos irmãos do Santuário por esse carinho, por esta abertura e dizer também que as portas da Fraternidade do nosso Convento estão sempre abertas para cada um de vocês”, convidou.

Já o terceiro sabor é o da proximidade. “Aqui ao fundo da nossa capela temos a réplica do coração que também está instalado bem no centro da imagem do Redentor. Coração próximo de coração. O coração de Santo Antônio próximo do coração de Jesus. Ele carrega a imagem de Jesus Menino no colo. Olhem como o coração de Santo Antônio e o do Menino Deus estão próximos”, indicou, lembrando que esta imagem é fruto de uma visão mística.

“Para encerrar, a partir do que vemos, ele carregando o Menino no colo, na verdade, ali, há uma inversão: ele é carregado por Jesus. É Jesus que o conduz na sua missão. Isso eu posso falar de uma grande lição que eu e nossos confrades tivemos nessa peregrinação. Eu brinquei que weu era o Uber de Santo Antônio – leva pra lá, leva pra cá, põe em cima do carro, tira do carro, sobe andor, desce andor. No princípio, achei que estava levando Santo Antônio, mas agora eu tenho certeza que não. Ele que me levou e nos conduziu neste caminho de peregrinação. Que ele continue nos conduzindo pelo caminho do discipulado de Nosso Senhor Jesus Cristo e, com ele, podemos seguir sem medo que, certamente, ele vai nos conduzir pelos melhores caminhos para o encontro feliz, do aqui-agora, da nossa vida com a graça santificante de Nosso Senhor Jesus Cristo”, pediu.

 

No final da celebração, Frei Medella abençoou os pãezinhos, que foram distribuídos entre os turistas. Depois, Frei Medella e Pe. João deram a bênção à cidade, mesmo com toda neblina cobrindo a cidade.


Moacir Beggo, pela Equipe de Comunicação da Província da Imaculada Conceição

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
free download udemy course
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Conteúdo Relacionado