Devotos de Santo Antônio tomam conta do Largo da Carioca

13/06/2023

A Festa de Santo Antônio, neste 13 de junho de 2023, recebeu solenemente o Cardeal Arcebispo Orani João Tempesta para presidir a Celebração Eucarística das 15 horas. Ele teve como concelebrantes Frei Gustavo Medella, Frei Estêvão Ottenbreit e Frei Guido Scottini, num dia em que a igreja ficou lotada de fiéis devotos do Padroeiro.

Frei Walter Ferreira Junior, o guardião e Reitor da Fraternidade e Santuário de Santo Antônio, celebrou a última Missa do dia. As pessoas que não conseguiram entrar na capela acompanhavam a Missa pelas caixas de som.

O morro de Santo Antônio, no Largo da Carioca, foi o destino dos devotos do santo franciscano. Milhares de pessoas subiram por uma escadaria e milhares desceram por outra, além do elevador que atendeu pessoas mais idosas e com dificuldades de locomoção. Com a mudança de temperatura, o sol não apareceu e deixou o clima bem agradável para circular nas barracas espalhadas na frente do convento. Depois das Missas, celebrações e bênçãos, os fiéis passavam por um corredor, onde estava uma imagem de Santo Antônio e dois frades faziam a aspersão de água benta. Para que os fiéis pudessem transitar sem grandes problemas na igreja durante as celebrações, o Convento abriu uma saída lateral passando pelo claustro.

Segundo Dom Orani, nos encontramos nesta celebração trazendo nossas intenções no coração, de agradecimento ou de pedidos, ou mesmo para poder ouvir a Palavra de Deus e celebrar com alegria esta Eucaristia, no dia desta tão insigne pessoa, importante homem de Deus que foi Santo Antônio.

“Embora tenha vivido tantos séculos atrás, vemos que sua vida, seu exemplo continua ecoando para nós hoje. Estamos aqui!”, disse.

“Hoje nós viemos aqui para recordar aquilo que Deus fez na vida de Santo Antônio e como ele deixou se conduzir pelo Senhor, como ele se deixou conduzir pela ação do Espírito Santo, que lhe deu o dom da sabedoria e deu dons para ser grande evangelizador. Ao mesmo tempo ele tornou-se um grande missionário por onde passou na obediência dentro sua vida consagrada, procurando evangelizar e amar a todos. E continua fazendo ainda hoje”.

Segundo D. Orani, nós invocamos os santos tanto para ter os seus exemplos, recordando as suas vidas, como para pedir as suas intercessões por nós, para que possamos viver esse nosso tempo com entusiasmo, com generosidade como eles viveram a vida cristã.

“Nós temos portanto um grande exemplo de quem se encontrou com Cristo e viveu a vida cristã em grau heroico como Santo Antônio e é para nós uma exortação também daquilo que somos chamados a viver. Nós todos somos chamados a seguir Jesus Cristo, a sermos missionários”, enfatizou o Cardeal.

(toque nas imagens para ampliá-las)

GUARDIÃO PRESIDE A MISSA DE ENCERRAMENTO

O guardião da Fraternidade do Convento Santo Antônio, Frei Walter Ferreira Junior, presidiu a Missa de encerramento, às 18 horas, tendo como concelebrante Frei Gabriel Dellandrea, que foi o pregador da Trezena. Com a mensagem para que façamos como Santo Antônio e cultivemos os laços de amor com Deus, Frei Gabriel fez a homilia de encerramento: “Santo Antônio fez esse laço de amor ficar ainda mais forte, porque ele mostrava através de suas obras o grande amor de Deus e provocava aqueles corações que estavam amargurados”.

 

Partindo do Evangelho que Jesus ensina os discípulos a serem sal e luz do mundo, Frei Gabriel, usando a metáfora do sal utilizado para conservar a carne, explicou que quando Jesus diz “vocês são o sal da terra”, ele quer dizer que não deixarão que a carne se torne corrupta ou se estrague. ‘Isso significa que nós temos, como cristãos, o dever de espalhar aquilo que é bom, de fazer aquilo que é certo’, exortou.

“Nós, cristãos, somos maioria e devemos fazer a revolução que brota do amor, que brota da capacidade do serviço, que brota da capacidade de ir além dos nossos horizontes e vislumbrar a outra pessoa do nosso lado. Nem sempre é fácil, mas não podemos regridir um dia que seja, porque a bactéria pode se apossar da carne”, avisou.

“Hoje, o nosso sal, está aí nos altares para temperar a nossa vida”, mostrou o pregador.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

Frei Walter não se cansou de agradecer a todos os voluntários e colaboradores que ajudaram a fazer esta tradicional Festa de Santo Antônio ainda mais forte. Segundo ele, a doação de cada um enriqueceu e tornou possível celebrar Santo Antônio e participação em massa dos fiéis devotos alegraram muito o Santo franciscano.


Moacir Beggo, pela Equipe de Comunicação da Província da Imaculada Conceição

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course

Conteúdo Relacionado