Trezena de Santo Antônio tem final de semana movimentado com celebrações e visitas da Imagem Peregrina

03/06/2024

Final de semana intenso na Programação da 342ª Trezena de Santo Antônio no Convento do Rio de Janeiro. No sábado, às 10h, teve início a missa do 2º dia da Trezena, com o tema “Santo Antônio, irmão de todo irmão”, com a presidência do pregador deste ano, Frei Gilberto da Silva. Concluída a celebração, foi servido, no Refeitório do Convento, o tradicional “Almoço com Santo Antônio”, tendo no cardápio Talharim à Bolonhesa. Ocasião de encontro e partilha para os fiéis e devotos que desejaram viver esta experiência gastronômica no Convento. 

Na parte da tarde, às 14h30, a Imagem Peregrina visitou a Sede do Cordão da Bola Preta, Bloco Carnavalesco tradicional do Rio, com 106 anos de Fundação. Os frades e a imagem foram recebidos pelo Presidente da Agremiação, Pedro Ernesto Marinho, que aproveitou para agradecer à Fraternidade do Convento pela generosidade em promover a visita ao Cordão da Bola Preta. Em homenagem ao Santo e em alusão ao tema da Trezena deste ano, o grupo Exaltação ao Samba Enredo, que animava os participantes da tradicional feijoada oferecida pelo bloco, entoou o samba “A Amizade”, sucesso do grupo Fundo de Quintal, cuja letra diz “Valeu por você existir amigo”. Todos os presentes manifestaram alegria pela visita e puderam receber a bênção e o pãozinho de Santo Antônio. 

À noite, foi a vez da Comunidade Santo Antônio, da Paróquia São João Batista, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, receber a visita da Imagem peregrina. O Pároco, Frei Douglas Paulo Machado, juntamente com os frades do tempo da Teologia que fazem estágio pastoral na localidade estiveram com a comunidade para receber o Santo. A missa foi presidida por Frei Luiz Colossi, da Fraternidade do Convento Santo Antônio, e, ao final, Frei Claudio Broca, também do Convento, pediu a bênção por interseção de Santo Antônio sobre todos os presentes. Logo após, todos partilharam um saboroso lanche oferecido pela Comunidade.

No dia 02 de junho, visita às Irmãs Concepcionistas, Clarissas e à Paróquia da Rocinha

O Mosteiro Nossa Senhora da Ajuda, das Irmãs Concepcionistas, em Vila Isabel, foi a primeira parada da Imagem peregrina do Domingo, dia 02 de junho, onde foi conduzida pelo Grupo de Escoteiros e Lobinhos. A missa, que teve início às 8h, foi presidida pelo Capelão, Padre Eduardo Henrique Braga, e concelebrada pelos frades. Logo no início da celebração, o presidente destacou a devoção popular em torno de Santo Antônio e os muitos milagres operados por Santo Antônio ainda em vida e depois de sua morte. Este foi o segundo ano consecutivo em que a imagem visitou o Mosteiro da Ajuda durante a Trezena de Santo Antônio, situação semelhante à do Mosteiro Santa Maria dos Anjos, das Irmãs Clarissas, na Gávea, segundo destino da imagem peregrina neste domingo. A missa, às 11h, teve presidência de Frei José Pereira, também da Fraternidade do Convento. Ao final da celebração, depois da bênção e distribuição dos pãezinhos abençoados, os frades deixaram a imagem e a relíquia no Mosteiro, sob os cuidados das irmãs Clarissas, retornando ao fim da tarde para buscá-las e seguir em direção à Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rocinha, último destino do dia.

A missa na Rocinha foi celebrada às 18h. A imagem foi recebida pelo Coordenador da , Fraternidade, Frei Sebastião Kremer, pelo Pároco, Frei Antônio Michels e pelos paroquianos. A presidência da celebração ficou por conta de Frei Claudio Broca que, ao final, destacou que o gesto da visita à Rocinha também era um sinal de gratidão do Convento à Comunidade. “Estes pãezinhos que trouxemos para distribuir foram feitos em nossa padaria, e lá tivemos a alegria de contar com várias voluntárias aqui da Rocinha e por isso somos muito gratos”, agradeceu Frei Claudio. Após a celebração, a imagem retornou ao Convento para retomar as visitas na manhã da segunda-feira, 03 de junho.

No Convento, o Domingo foi marcado pela celebração do terceiro dia da Trezena, às 10h, com o tema “Santo Antônio, o amigo da Misericórdia”. Logo após, mais uma edição do “Almoço com Santo Antônio”, tendo desta vez no cardápio Penne ao Molho Siciliano. Além das refeições servidas no refeitório, diversos fiéis aderiram à modalidade do “Almoço Solidário”, que será distribuído em quentinha às pessoas em situação de rua no próximo sábado, dia 08 de junho, como uma das ações marcadas pelo ‘Selo Santo Antônio Solidário”, proposta da Província para as celebrações antonianas de 2024.

Segunda-feira com visitas ao Hemorio e à Catedral de São Sebastião

Nesta segunda-feira, 03 de junho, a Imagem peregrina visitou dois destinos geograficamente próximos ao Convento. Às 9h30, esteve no Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante (Hemorio), onde emocionou funcionários, pacientes e doadores num momento de bênção e oração. Ao expressar a gratidão em um cartão entregue aos Frades, a diretoria da unidade reforçou que “Gestos como este enchem de esperança nossos funcionários, pacientes e acompanhantes, trazendo conforto e paz aos dias da difícil caminhada em busca do tratamento da doença”. 

Ás 12h, foi a vez de a Catedral de São Sebastião receber a visita de Santo Antônio. A acolhida foi realizada pelo Pároco da Catedral, Cônego Cláudio dos Santos. Ao agradecer a acolhida, Frei Gustavo Medella, do Convento, brincou “Todo início de ano, São Sebastião percorre os quatro cantos do Rio de Janeiro na Trezena preparatória de sua festa. Santo Antônio viu este gesto e decidiu fazer igual. Hoje vem aqui visitar São Sebastião e os dois, no céu, com certeza estão intercedendo por todo o Povo de Deus”. A celebração, realizada na cripta da Catedral, foi presidida pelo Cônego José Augusto, da Paróquia Sagrada Família, da Gamboa. No Convento, a missa do 4º dia da trezena foi celebrada às 12h, com o tema “Santo Antônio, o irmão do amor”. Nesta terça-feira, dia 04 de junho, a Imagem peregrina visitará o Quartel General da Polícia Militar, às 9h, o Quartel General dos Bombeiros, às 10h30 e, às 18h, a Central do Brasil, onde será celebrada a missa às 18h na Capela da Estação.


Equipe de Comunicação do Convento Sto Antônio do Largo da Carioca

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download micromax firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado