Santo Antônio do Largo da Carioca recebe 40 mil fiéis para celebrar a amizade e a fraternidade

14/06/2024

Uma multidão estimada em 40 mil fiéis encarou as 100 escadas que dão acesso ao Convento Santo Antônio do Largo da Carioca nesta quinta-feira, dia 13 de junho, para celebrar um dos santos mais venerados no Brasil. Desde a primeira missa, às 6h, o fluxo foi aumentando durante todo o dia, garantindo igreja lotada em cada uma das nove missas celebradas. Trinta frades, da Fraternidade do Convento e de outras fraternidades vizinhas se revezaram no atendimento para bênçãos individuais, aspersão de água benta, distribuição dos pãezinhos e também para dar atenção aos fiéis que desejavam partilhar uma graça ou um pedido. Mais de 100 voluntários, além dos funcionários do Convento, trabalharam incansavelmente para garantir a organização, a infraestrutura e também o atendimento nas muitas barracas de comida e artigos religiosos.

A missa das 15h, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Orani João Tempesta, contou com a participação de um coral formado por músicos profissionais do Theatro Municipal que encantou os participantes. Fazendo alusão ao tema da Trezena, “Santo Antônio, nosso amigo, nosso irmão”, o Cardeal incentivou cada fiel a buscar fazer a sua parte para que o Rio de Janeiro supere seus graves e difíceis problemas para se tornar cada vez mais uma cidade de amigos e irmãos, segundo o exemplo de Santo Antônio. O Arcebispo agradeceu também a presença dos frades franciscanos na condução da missão evangelizadora do Convento que, segundo ele, é presença significativa da Igreja no Rio de Janeiro, através do trabalho fiel e perseverante dos frades no atendimento ao Povo de Deus. Parabenizou ainda pela iniciativa da peregrinação da Imagem de Santo Antônio, gesto de carinho e atenção para com os diferentes espaços e realidades que fazem parte da vida da cidade.

Além da grande e história imagem do altar-mor, outras imagens do Santo foram distribuídas em lugares estratégicos para facilitar a veneração dos fiéis. Destaque para a imagem colocada junto ao mastro bem na frente da igreja, onde, segundo a tradição, as pessoas amarram fitinhas e depositam seus pedidos por escrito aos pés do Santo. O andor com a Imagem peregrina, que passou todos os dias da trezena percorrendo diversos lugares do Rio, também recebeu uma infinidade de bilhetes que foram depositados junto às flores.

Como ocorre todos anos, a Festa contou com a cobertura dos principais veículos de imprensa, ocupando espaço no noticiário carioca durante todo o dia. A movimentação nas redes sociais também se destacou, com muitas fotos e mensagens postadas pelos visitantes. Neste período de Trezena e Festa, o número de seguidores da página do Convento no Instragram (@conventosantoantoniorj) aumentou em cerca de trinta por cento.

Como extensão da Festa e marcando uma relação de amizade e proximidade entre os santuários do Convento Santo Antônio e do Cristo Redentor, às 11h, foi celebrada uma missa no Corcovado com a imagem do Santo, a bênção e a distribuição dos pãezinhos. Na homilia, o presidente da celebração, Frei Gustavo Medella, destacou a relação de intimidade entre Santo Antônio e Jesus Cristo: “A visita de hoje é um gesto que revela o quanto a intimidade que Antônio cultivou com Cristo foi sinal de bênção para a vida dele e continua sendo para nosso vida hoje. O Cristo de braços abertos, conforme o vemos aqui neste Santuário, abraçou a Antônio e segue nos abraçando”, recordou Frei Gustavo.

 

Trezena termina com Bolo dos Namorados e duas últimas visitas da Imagem peregrina

Ainda no dia 12 de junho, último dia da Trezena, após a missas das 12h, houve o canto dos “Parabéns” pelos 342 anos da Trezena de Santo Antônio e a partilha do bolo comemorativo, também em alusão ao Dia dos Namorados. A iniciativa, realizada pelo segundo ano consecutivo, contou com a parceria da Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca (SARCA), através do presidente, Roberto Curi. Os dois últimos destinos da imagem peregrina, também no dia 12, foram a sede da Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Rio de Janeiro (CODERTE), vizinha ao Convento, e a Fundação São Martinho, junto aos Arcos da Lapa. Na CODERTE, a recepção ficou por conta do Presidente da Companhia, Alexandre Varela, que também é diácono permanente, acompanhado por um grande número de colaboradores. Na Fundação São Martinho, Santo Antônio recebeu o carinho e a acolhida das crianças e adolescentes atendidos pela instituição, juntamente com alguns pais e funcionários, coordenados pelo presidente da entidade, Frei Eduardo Ferreira, frade carmelita.

Depois de muito trabalho, empenho e dedicação, chega-se ao fim de mais uma edição da Trezena e Festa de Santo Antônio no Largo da Carioca. Agora segue o intenso calendário de atividades desta presença franciscana quadricentenária no Coração do Rio de Janeiro. É hora também de começar a pensar os detalhes e encaminhamentos para a edição de número 343. Santo Antônio do Largo da Carioca, rogai por nós!


Equipe de Comunicação Convento do Largo da Carioca

 

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
free download udemy course
download huawei firmware
Premium WordPress Themes Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado