Bolo, visita ao Mercado Municipal e Santo Antônio Solidário movimentam Trezena no fim de semana

11/06/2024

 

 

Final de semana movimentado no Convento Santo Antônio, do Rio de Janeiro (RJ), onde foram celebrados o 9º e 10º dias da Trezena. Além da igreja cheia de fiéis e devotos, houve também a força-tarefa de 12 voluntários para dar início à produção do tradicional bolo de Santo Antônio. A previsão é de que sejam vendidas 3600 fatias e cerca de 2000 medalhinhas de Santo Antônio serão espalhadas entre a massa e o recheio. Existe, na tradição popular, a ideia de que, ao encontrar a medalhinha no bolo, o fiel alcança a graça que pediu por intermédio de Santo Antônio. Além do bolo de Santo Antônio, a equipe também vai produzir outras delícias para a festa, como o bolo de aipim e o cuscuz.

Além das celebrações do Convento, a Imagem peregrina de Santo Antônio também seguiu sua jornada. No sábado, dia 08 de junho, foi recebida no CADEG, Mercado Municipal do Rio de Janeiro localizado no Bairro de Benfica. Além de receber a benção e o pãozinho de Santo  Antônio, os frequentadores puderam acompanhar uma breve procissão da imagem por algumas ruas internas do pavilhão e também escrever pedidos de graças de bênçãos que foram depositados em uma urna aos pés da imagem de Santo Antônio que fica exposta no Mercado neste mês de junho. Após a procissão, a imagem ficou exposta junto à “Festa Portuguesa”, espaço tradicional do CADEG. Neste mesmo dia, pelas 14h, houve no Largo da Carioca e proximidades, a distribuição de 45 quentinhas oferecidas pelos colaboradores da ação “Santo Antônio Solidário”, que tem como objetivo destacar a dimensão da partilha fraterna e do compromisso com os pobres que também deve marcar os festejos de Santo Antônio.

No domingo, dia 9 de junho, às 5h da manhã, a Imagem peregrina mais uma vez esteve nos estúdios da Rádio Tupi, desta vez para a participação do Programa Domingo Show, com o comunicador Sérgio Luiz. Em nome dos frades do Convento, Frei Gustavo Wayand Medella participou do quadro Mensagem de Fé, levando uma palavra de conforto, esperança, alegria e bênção a todos ouvintes. Houve ainda um momento de entrevista no qual o frade respondeu a algumas curiosidades em relação à figura de Santo Antônio. Na hora do almoço, a imagem seguiu para o Casa Franciscana, na Rua Visconde da Gávea, próximo à Central do Brasil, que é coordenada pelo Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) e oferece diariamente cerca de 300 refeições a pessoas em situação de rua, além de espaço de convivência e formação. No momento de prece antes do almoço, Frei Gustavo ressaltou que a visita de Santo Antônio à Casa Franciscana era um gesto de solidariedade e carinho a todos os frequentadores: “É muito importante que vocês saibam que não estão sozinhos e que a luta pelos direitos de vocês é algo muito importante para nós”, revelou. A Trezena de Santo Antônio segue para seu 11º dia nesta segunda, dia 10 de junho, com o tema “Santo Antônio, Amigos dos Pobres”. O pregador deste ano é Frei Gilberto da Silva.


Equipe de comunicação Largo da Carioca

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
lynda course free download
download lenevo firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado