A Marinha do Brasil preparou uma homenagem de gala a Santo Antônio na abertura da Trezena 2023. A imagem peregrina, portando o bastão de guerra entregue a Santo Antônio ainda no tempo do Império, deixou o Convento às 8h30, levada em carro aberto, com cortejo acompanhado pelos batedores dos Fuzileiros Navais, parando o trânsito em todo o Centro do Rio de Janeiro. Foi recebido com todas as honras de oficial superior em frente à tradicional Fortaleza de São José, com toque de corneta e com os militares perfilados para a devida continência. Estavam presentes o Comandante Geral dos Fuzileiros Navais, Almirante Carlos Chagas Vianna Braga, além de outros oficiais e praças. Acompanharam o cortejo o Guardião do Convento, Frei Walter Ferreira Junior, juntamente com os outros frades da Fraternidade e com o pregador da Trezena, Frei Gabriel Dellandrea, além de um grupo de colaboradores e voluntários do Convento.
No local, a céu aberto ameaçando chuva, foi celebrada a missa da Festa da Visitação de Nossa Senhora, presidida pelo Guardião do Convento e concelebrada pelos frades e pelos Capelães Militares da Marinha. A homilia foi proferida pelo Capelão Chefe, o franciscano Frei Odécio Lima de Souza. “Hoje é Festa da Visitação de Nossa Senhora. E estamos recebendo aqui em nossa Fortaleza a visita de Santo Antônio. Ele vem nos trazer a paz, a esperança e a bênção”, ressaltou Frei Odécio. A música da liturgia ficou a cargo da Orquestra Sinfônica e do Coral dos Fuzileiros que conferiram ainda mais solenidade ao momento celebrativo.
(toque nas imagens menores para ampliá-las)
Ao final da cerimônia, portando a Relíquia de Santo Antônio, os frades pediram a bênção de Deus por intercessão do Santo para a Fortaleza, para os militares e trabalhadores civis da Marinha e seus familiares e para a cidade do Rio de Janeiro, diante da privilegiada vista da Bahia da Guanabara que a Fortaleza de São José oferece. Houve também a bênção e a distribuição dos tradicionais pãezinhos e a aspersão da água abençoada por toda a frente da Fortaleza. Na despedida, as mesmas honras oficiais e, pela frente, um longo caminho a ser percorrido pela imagem peregrina e pelos frades.
Percurso pelo Arsenal teve bênção especial para cada Navio
Dando continuidade à visita, Santo Antônio passou diante de quase todos os navios atracados no Arsenal da Ilha das Cobras. Diante de cada um deles, a tripulação a postos com a bandeira da embarcação, pronta para receber a bênção do visitante. Quando chegou ao Navio-Aeródromo Atlântico, o principal da Esquadra Brasileira, a comitiva subiu pela prancha de bordo e lá houve mais uma cerimônia solene de bênção, com recepção do Comandante, o Capitão de Mar e Guerra Mozart Junqueira Ribeiro e toda a tripulação. O cortejo seguiu ainda com uma última parada para a Bênção na Sede do 1º Distrito Naval.
A volta para o Convento e a Missa de Abertura da Trezena
Com um pouco de atraso, às 12h05, a comitiva saiu em direção ao Convento Santo Antônio, onde a banda já animava os fiéis e anunciava o clima de Festa. O andor, conduzido por fuzileiros em traje de gala, chegou por conta de 12h20 e, às 12h30, com meia hora de atraso, teve início a missa de abertura da Trezena, com a Igreja do Convento lotada. Apesar da hora adiantada, o clima era de contentamento, gratidão e prece na celebração presidida pelo pregador, que teve como tema: “Visitando a vida de Santo Antônio”. Ao final, uma bela homenagem a Nossa Senhora para fechar o mês de maio, com a coroação da Mãe de Deus ao som da tradicional Gaita de Fole tocada por um fuzileiro e o Canto da Ave-Maria, conduzido pelo grupo de Marinheiros que vieram abrilhantar a celebração. Ao final da missa, o Guardião, Frei Walter, não poupou palavras elogiosas e de gratidão às muitas pessoas que colaboraram para que a abertura da Trezena de 2023 fosse verdadeiramente um fato para ficar na História do Convento Santo Antônio. A Trezena segue para seu segundo dia nesta quinta-feira, dia 01 de junho, com o tema “Santo Antônio entrega sua nobreza àquilo que é mais nobre: Deus”, com missas às 12h e 18h. Dando prosseguimento à visita, a imagem peregrina passará pela Câmara Municipal, na Cinelândia, às 10h, e estará às 12h na Assembleia Legislativa do Estado, para a missa das 12h.
VISITANDO A VIDA DE SANTO ANTÔNIO
O pregador da Trezena deste ano, Frei Gabriel Dellandrea, ordenado presbítero no último dia 20 de maio, falou sobre o tema “Visitando a vida de Santo Antônio!” na Missa das 12 horas.
“Todos nós já visitamos alguma pessoa que não consegue deixar nós sairmos da casa dela sem levar alguma coisinha, não é verdade? Seja um pedaço de bolo, uma fruta, um presentinho, um perfume… Essa pessoa não consegue nos soltar sem antes nos dar algo que dá ainda mais alegria à visita”, disse o frade.
Segundo ele, é assim que também acontece quando se visita a Palavra de Deus. “Sempre fica para nós alguma recordação, algo que nos alimenta, que nos delicia. E nesta liturgia visitamos a cena em que Maria visita sua prima Isabel. Dessa visita, desse encontro, para nós fica a linda oração de louvor que Maria faz a Deus. Ela é uma mulher tão bem resolvida que entende a sua missão, sabe que ela será difícil, mas mesmo assim louva por poder contribuir para a obra da salvação!”, situou Frei Gabriel.
Ele lembrou que nesta Trezena se visita uma pessoa muito especial: Santo Antônio. “Através de seus ditos, suas ações e os diferentes aspectos de sua devoção, vamos bater a porta de Antônio para conhecer um pouco mais dele! E ao olharmos a vida dele, queremos nos sentir provocados também a mudar a nossa. Ao observarmos o modo como ele passa a seguir a Jesus, queremos também nós encontrar entusiasmo para nossa vocação e seguimento!”, disse.
“E dessa primeira visita a Santo Antônio já podemos refletir sobre uma de suas frases: ‘Quem quer alcançar a salvação, deve jogar longe a vontade própria’. Isso porque a nossa vida passa a ter sentido apenas quando fazemos a vontade do Senhor! O nosso existir se torna um ouvir a Palavra de Deus e se deixar transformar por ela sempre, mesmo quando a nossa vontade própria nos provoca para outra coisa”, indicou.
“Mas tem um lugar que nós não visitamos. Esse lugar nós moramos! E nós moramos no encontro com Jesus. Nós apenas visitamos os santos: isso porque a experiência deles é DELES! Ao visitarmos as histórias deles podemos sempre trazer conosco uma lembrancinha, algum aperitivo para o caminho. Mas nós não moramos na experiência deles. Nós devemos fazer o nosso encontro com Jesus. Pode ser que a visita aos santos nos ajude a ficarmos melhores, mas não é o lugar definitivo. O LUGAR DEFINITIVO É A NOSSA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA COM JESUS. O nosso encontro com ele através da palavra, da oração, da ação, da conversão de vida, dos acertos e erros”, ensinou o frade.
“É por isso que São Francisco diz que temos que cuidar muito quando vamos falar sobre um santo, pois corremos o risco de ao falar sobre ele, ficarmos tão abobados nisso e esquecermos que não ficaremos santos só por falarmos sobre os santos. Seremos santos se fizermos também a nossa parte!”. alertou.
Ele fez alguns questionamentos: “Por isso, podemos nos perguntar: quando alguém “visita” a nossa vida, essa pessoa encontra um seguidor ou seguidora de Jesus convicto de que quer transformar a sua vida? Quando alguém nos encontra percebe alguém que quer anunciar o amor de Deus e ser um ser humano melhor? As pessoas encontram realmente em nós alguém capaz de anunciar por palavras e atos o amor de Jesus ou encontram apenas um frequentador ou uma frequentadora de Igreja?”
Neste segundo dia da Trezena, o tema é “Santo Antônio: entrega sua nobreza àquilo que é mais nobre: Deus!”. Frei Gabriel será o pregador nas Missas das 12h e 18h.