“Ser um sinal de Deus através de palavras e obras”, pede Frei Gabriel

04/06/2023

No quarto dia da Trezena de Santo Antônio, no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca (RJ), neste sábado (3/06), o pregador Frei Gabriel Dellandrea refletiu sobre o tema “Santo Antônio: um jovem que se decide por Deus!”, tendo em vista o Ano Vocacional na Igreja e na Província da Imaculada Conceição. A 341ª edição da Trezena e Festa do Convento Santo Antônio tem como tema “A Vocação de Santo Antônio: exemplo de entrega a Deus”.

A Missa da Trezena, neste sábado, foi às 10h. Refletindo sobre o tema de hoje, Frei Gabriel lembrou que Santo Antônio também já foi um jovem que teve suas crises de jovem. E na sua juventude se decidiu por Deus! Quis ser de Deus e dar a ele toda a sua vida!

“Quem gosta de ser enganado? Quem gosta de ser enrolado? Ninguém! É por isso que buscamos um pouco de conhecimento, de sabedoria, de inteligência, para que possamos responder desde as questões simples até as mais complexas da vida. É nesse sentido que está a primeira leitura. O autor, assim como cada um de nós, buscou entender onde poderia encontrar a sabedoria. Diante das grandes perguntas da vida, queria responder com certeza. E quando a encontrou, procurou colocar ela em prática”, situou.

Nessa mesma dinâmica se colocou Santo Antônio. “E diante dessa escolha, uma frase dele pode nos ajudar na nossa busca de sabedoria. Assim diz Santo Antônio: ‘Aprende a amar Jesus e aprenderás onde está a sabedoria’. Santo Antônio tinha essa certeza: é Jesus o rumo certo, a rota certeira, a melhor resposta para as crises”, refletiu o frade.

Segundo o frade, é a partir de relatos como o do Evangelho de hoje que Jesus não se deixa enganar diante das coisas: “Ele não abre mão de suas convicções, do seu modo de ser”.

“Mas apenas admirar Jesus não basta. É preciso fazer como ouvimos na primeira leitura: ao nos encontrarmos com a sabedoria, colocar ela em prática. Jesus é essa sabedoria: agir como ele agiu é a nossa meta! Amar Jesus é se deixar transformar por ele. É abrir mão das nossas mesquinharias, dos nossos egoísmos, de uma vida superficial e ir a fundo num projeto de vida que é capaz de ser um sinal de Deus através de palavras e obras. Nosso testemunho de amor a Jesus, assim como o fez Santo Antônio, será fonte de sabedoria para um mundo cheio de perguntas. Nosso agir a partir de Jesus pode ser a resposta para muitos corações!”, ensinou.

Os protegidos de São Francisco na Trezena

São Francisco já é consagrado e conhecido como o Padroeiro da Ecologia e dos Animais. No entanto, neste sábado, 03 de junho, foi Santo Antônio quem se dispôs a construir pontes que unem animaizinhos abandonados com famílias dispostas a adotá-los. No quarto dia da Trezena, Imagem Peregrina de Santo Antônio ficou no Largo da Carioca, abençoando a todos que por ali passavam e também a equipe de voluntários da ONG Bichinho Feliz, que montou sua campanha de adoção aos pés do Convento. Chamando a atenção especialmente das crianças que passavam pelo Largo e também dos fiéis que viam para a Missa da Trezena, os filhotes de cães e gatos receberam, além da bênção, uma carga extra de carinho. Dona Palmira, com quase 94 anos, veio sozinha do bairro onde mora, Acari, para ver e pegar no colo os cachorrinhos. Saiu feliz!

No Convento, após a missa da Trezena, houve a reinauguração do Salão Frei Fabiano de Cristo, que por anos consecutivos não esteve mais acessível ao público externo. A data foi celebrada com um almoço no espaço, batizado carinhosamente nesta Trezena como “Gastronomia Antoniana”. No Cardápio, Talharim à Bolonhesa. Também teve início a venda de pães fabricados no Convento pelo Guardião, Frei Walter Ferreira Júnior. Num gesto simbólico, o guardião ofereceu a Santo Antônio o primeiro pão da fornada recém preparada.

A 341ª Trezena de Santo Antônio segue neste domingo, 04 de junho, já em seu quinto dia, com o tema “Santo Antônio: um servo da Trindade”. Na “Gastronomia Antoniana”, o cardápio será Inhoque ao Sugo. A Imagem Peregrina vai visitar, às 8h, o Mosteiro da Ajuda, das Irmãs Concepcionistas, em Vila Isabel e, logo em seguida, segue para a Casa Franciscana, do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), próximo à Central do Brasil, onde estará presente no almoço servido à população em situação de rua.

Neste domingo, Solenidade da Santíssimo Trindade, o tema é “Santo Antônio: um servo da Trindade!”, na Missa das 10h.

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download

Conteúdo Relacionado