Santo Antônio: nas ondas do rádio e entre as crianças

06/06/2023

A Imagem Peregrina de Santo Antônio esteve em três lugares nesta segunda-feira, 05 de junho, 6º dia da Trezena de Santo Antônio. Na parte da manhã, às 9h30, chegou às instalações da Rádio Catedral FM, no Edifício São João Paulo II, na Glória. Foi recepcionado pelos funcionários da emissora e, nos estúdios, Frei Claudio Broca e Frei Gabriel Dellandrea concederam entrevista sobre a Trezena e os preparativos para a Festa de Santo Antônio, não podendo faltar a bênção dos pãezinhos e a Bênção de Santo Antônio para todos os ouvintes da Rádio Catedral. Na sequência, os frades tiveram oportunidade de conhecer e abençoar com a relíquia de Santo Antônio todos os setores deste veículo de comunicação.

O próximo compromisso foi às 12h, na Catedral São Sebastião, vizinha ao Convento Santo Antônio, no Centro da Cidade. Às segundas-feiras a missa é celebrada na cripta onde existe uma Capela que recebe os restos mortais de fiéis de todo o Rio de Janeiro e outras localidades. A celebração foi presidia pelo Pároco, Cônego Claudio dos Santos, tendo como concelebrantes Frei Claudio Broca e Frei Gustavo Medella. Nas palavras de acolhida, o pároco manifestou gratidão à Fraternidade do Convento pela iniciativa de trazer a imagem peregrina até a Catedral São Sebastião.

Já na parte da tarde, às 14h30, foi a vez da Imagem Peregrina se encontrar com um grupo de crianças e jovens acompanhados pela Fundação São Martinho, aos pés dos Arcos da Lapa. O trabalho é mantido pela Província dos Frades Carmelitas e foram eles que coordenaram a acolhida da imagem e dos frades. No clima de alergia e espontaneidade próprio das crianças, todos puderam realizar uma breve celebração em honra a Santo Antônio, com homenagem especialmente preparada pelos anfitriões ao ilustre filho de Portugal. Nesta terça-feira, 06 de junho, 7º dia da Trezena, a Imagem Peregrina vai visitar os Quartéis Generais da Polícia Militar e dos Bombeiros.

SANTO ANTÔNIO, O BOM ADMINISTRADOR DA VINHA

Frei Gabriel Dellandrea, o pregador desta Trezena de Santo Antônio, falou sobre o tema “Santo Antônio mestre de Palavras e Obras!”, neste sexto dia, nas Missas das 12h e 18h.

Sua pregação partiu do Evangelho do dia o sobre os administradores da vinha. “Jesus estava falando com os mestres da lei e os sacerdotes do templo. Ou seja, aquelas pessoas que eram responsáveis por cuidar e animar a fé do povo no templo. E Jesus percebeu que aqueles que eram responsáveis por isso, não estavam fazendo corretamente o trabalho”, contextualizou.

“Até que Deus envia seu próprio Filho e nós já sabemos o resultado dessa história. E mesmo assim, Jesus não deixa de alertar: ‘Olha, se depois o Filho do dono da vinha ser morto por vocês, os administradores serão expulsos e a vinha será dada a outros. Jesus não deixa de alertar, mas aqueles administradores da vinha, que na verdade eram aqueles que cuidavam do templo, deixaram que o poder subisse à cabeça. Por isso que eles se tornavam aqueles que ditavam as regras e pronto: eles eram os melhores e não precisavam mais de ninguém que os dissesse nada”, explicou.

Segundo ele, esta disposição nós também podemos tê-la. “Nós todos, de certo modo, somos administradores da vinha. Talvez não a vinha de uma grande instituição, mas a vinha da nossa própria vocação, da vocação cristã. Pais e mães são administradores da vinha que Deus concedeu a vocês, que é o lar. Nós, frades, temos a vinha da nossa vida religiosa, tantos de nós temos profissões diversas, é a vinha que Deus nos deu para administrá-la. Se deixamos que o poder nos suba à cabeça, a gente começa a agir por nós mesmos, e daí não precisamos mais de Deus. Eu sou tão bom que não preciso mais ouvir a Palavra do Senhor”, ressaltou.

“Por isso, diante de tudo, devemos nos colocar numa postura humilde de quem sempre vai consultar a Palavra de Deus para saber como administrar essa vinha da nossa vida e da nossa vocação. O que devemos fazer, como devemos proceder para que, ao chegar o dono da vinha, o recebamos de braços abertos e devolvamos aquilo que é dele e não o matemos como o próprio Jesus nos alerta no Evangelho de hoje”, destacou.

Santo Antônio, segundo o frade, é o grande exemplo de alguém que conseguiu fazer bem isso e por isso o tema “Santo Antônio, mestre de palavras e obras”.

“Santo Antônio recebeu uma missão dada por São Francisco de Assis. Santo Antônio foi o primeiro professor da Ordem Franciscana. Ao fundar uma Ordem de irmãos, São Francisco percebeu que estes precisavam aprender Teologia, aprender sobre a Sagrada Escritura para não saíssem falando bobagens por aí. E, então, ele ficou sabendo que um jovem frei chamado Antônio era professor formado em Teologia. Então, São Francisco confia a ele esta missão, de ser um mestre de Teologia dos frades e recomendou ele com a seguinte frase: ‘Frei Antônio, meu bispo, eu te peço que ministre aos frades a Sagrada Teologia, mas sem perder o espírito de oração’. Ora, Santo Antônio não só foi fiel à oração como a muitas outras coisas. E esse mandato de São Francisco, ele viveu muito bem. Por isso, Santo Antônio foi um grande administrador da vinha que ele recebeu, porque foi um grande professor”, explicou.

“Digo grande professor não porque suas aulas eram enormes e muito bonitas. Eram também. Mas mais do que aulas bonitas, a vida era bonita. Mais do que palavras bonitas, Antônio vivia ações concretas. Ele poderia ter deixado o poder subir à sua cabeça e ter ficado no mundo dos livros, só pensando. Mas ao mesmo tempo que se dedicava aos estudos, se dedicava à caridade. Antes de se tornar um grande pregador, ele serviu no Convento, na portaria e na cozinha. E depois de se tornar um pregador também. Enfim, no trabalho cotidiano”, recordou.

u”Então, por isso quando Antônio ensinava algo, ele era um mestre de palavras e obras, porque suas palavras só ecoavam o modo de como ele já agia. Ele não era hipócrita, mas verdadeiro, pleno, inteiro”, disse.

“E, assim, nós também devemos ser bons administradores da vinha que recebemos, da nossa vocação, da nossa vida. Nós devemos perguntar como estamos administrando a vinha que o Senhor nos deu, a nossa vocação, o nosso tempo, as nossas ideias, as nossas opiniões? Como estamos administrando os nossos talentos e colocando a serviço dos nossos irmãos e irmãs? Vamos pedir ajuda a ele para sermos bons administradores da vinha. Que Santo Antônio nos ajude nesta empreitada”, concluiu.

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
lynda course free download

Conteúdo Relacionado