Santo Antônio: comunicar a Boa-nova do amor de Deus

07/06/2023

A 341ª edição da Trezena e Festa do Convento Santo Antônio do Largo da Carioca, no Rio de Janeiro. chegou ao sétimo dia, com o tema “Santo Antônio: o comunicador da Boa-nova!”. A imagem peregrina do Santo mais popular do Brasil marcou presença entre os militares. Primeiro na Base da “Operação Centro Presente” da Polícia Militar, depois seguiu para o Quartel General da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) e para o Quartel General do Corpo de Bombeiros.

Frei Gabriel Dellandrea, recém-ordenado presbítero, foi escolhido como o pregador da Trezena deste ano. Ao iniciar sua reflexão, nesta terça-feira (6/06) contextualizou lembrando um dito popular: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia!”. “É assim que se expressa o povo quando uma pessoa fica rasgando seda demais para pedir a alguém algum favor. É assim que os fariseus quiseram fazer com Jesus. Para tentá-lo, ficaram primeiro amaciando, elogiando. Mas era algo falso. Eles queriam mesmo era enrolar Jesus para incriminá-lo. Jesus, que não era bobo nem nada, logo percebeu a má intenção daqueles homens e foi esperto: ao ser questionado sobre o pagamento de impostos não titubeou, mas afirmou que era para dar a César o que era dele e a Deus o que era Dele”, recordou.

“Dar a César significa que Jesus o entende como um governante do tempo, alguém que está aí para gerir as coisas. Mas ele é um poder temporal e a ele damos o que é dele por obrigação. Pois é apenas a Deus que se oferta a vida por amor, não por obrigação, pois assim ele também o faz a nós. É apenas a Deus que o ser humano precisa dar o que tem de melhor: os seus dons, a sua caridade, o seu amor. César até pode ficar com as migalhas, mas a Deus oferecemos a vida por inteiro, pois entendemos que tudo é Dele! A Deus nós servimos nos dedicando ao cuidado de nossa família, das pessoas que amamos, agindo com caridade para com os mais necessitados, observando o mundo sob a perspectiva de quem encontra sinais de Cristo em cada coisa”, ensinou.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

Segundo ele, Santo Antônio seguiu este conselho e deu a Deus o que é de Deus, fazendo do dom de falar que ele tinha uma oportunidade de ser um grande pregador! “E assim se tornou porque se dedicou em comunicar a Boa-nova onde quer que fosse necessário, até mesmo aos peixes. E é por isso que ele não se esqueceu daquilo que deve ser dado a Deus: tudo! Se os seres humanos não o ouviam, não tinha problema. Como comunicador das maravilhas de Deus, não deixaria de se pronunciar. E assim fez pregando aos peixes”, explicou.

Frei Gabriel contou que a partir desta história, os habitantes daquela cidade se converteram, pois ficaram surpresos e até envergonhados pois os peixes ouviram aquele que eles desprezaram. “Os fariseus, diante de Jesus, também não abriam os seus corações para ouvir a voz do mestre. Dar a Deus o que é de Deus significa fazer como Antônio: no seu dom de comunicar, falou aquilo que é certo e justo! E nós também somos convidados a dar a Deus o que é dele e oferecer, por amor, a nossa vida, os nossos dons, comunicando o amor de Deus através de nossas palavras e atos”, concluiu.

Neste 8º dia da Trezena, o tema é “Santo Antônio: fiel seguidor de São Francisco!”. As Missas da Trezena são às 12h e 18h.

IMAGEM PEREGRINA ENTRE OS MILITARES

Neste 7º Dia da Trezena, a Imagem Peregrina de Santo Antônio voltou a marcar presença entre os militares. A primeira visita foi à Base da “Operação Centro Presente” da Polícia Militar, às 8h, no Largo da Carioca, próximo ao Convento. Antes de seguirem para o turno de trabalho e receberem as instruções, os policiais tiveram um breve momento de oração e bênção junto à imagem. Pouco depois, a imagem seguiu para o Quartel General da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), na Rua Evaristo da Veiga, onde foi recebida pelo Comandante da Corporação, o Secretário da Polícia Militar, Coronel Luiz Henrique Marinho Pires, o Capelão chefe do serviço religioso, Padre Marcelo de Assis Paiva, com os demais representantes da corporação, guarda de honra para carregar o andor e banda de música.  Após a recepção, prosseguiu o cortejo com a imagem, com uma parada em frente à Capela, onde houve um breve momento de oração pelos policiais falecidos, com toque fúnebre da corneta. No Salão Nobre, especialmente preparado para a ocasião, o momento de oração e bênção marcado pela gratidão por conta da primeira visita da imagem peregrina de Santo Antônio ao Quartel General da Polícia Militar.

(toque nas imagens para ampliá-las)

O próximo compromisso foi no Quartel General do Corpo de Bombeiros, à Praça da República, onde Santo Antônio foi recebido com toque de sirenes das viaturas. A celebração se realizou, no Museu do Quartel, num espaço também preparado com capricho e bom gosto. Em nome da corporação, receberam a imagem o Subcomandante Geral, Coronel Rafael Camilo de Barros Farias, os Capelães, Padre Sérgio Marcos Sá de Ferreira e Padre Wagner Toledo Moreira e diversos representantes da corporação. Mais uma vez o momento celebrativo foi ocasião de renovar as forças e pedir as bênçãos de Deus para a árdua missão que os Bombeiros têm no cuidado e na proteção da vida.

Nesta quarta-feira, 07 de junho, 8º dia da Trezena, a Imagem Peregrina vai à Sede Administrativa da Prefeitura, onde será recebida pelo prefeito Eduardo Paes.

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
udemy course download free
download coolpad firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free

Conteúdo Relacionado